- The BRIEF
- Posts
- 📰Com o poder da mente
📰Com o poder da mente
shows, BCI e atlas aposentado
17 de abril, Quarta
Deixamos aqui a série de apresentações musicais do “Tiny Desk Concerts” da NPR, que tanto amamos.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Ok, computer
A gente tem falado bastante sobre as idas e vindas de empresas de Elon Musk, como a Tesla e o X, mas outro negócio dele recebeu algumas atualizações importantes nos últimos tempos: a Neuralink.
🧠Lançada em 2016, essa é uma das primeiras firmas no mundo focadas na criação de uma interface cérebro-computador (ou brain-computer interface - BCI, em inglês). Trata-se de soluções dignas de ficção científica, que utilizam aparelhos para se conectar à atividade cerebral.
No momento, a empresa está trabalhando com pacientes com pouca ou nenhuma autonomia de locomoção. Ou seja, acessar computadores e usar a mente para realizar ações sem as mãos.
Em maio do ano passado, a “Neura” obteve aprovação da Food and Drug Administration (FDA), uma espécie de Anvisa dos EUA, para implantar seu BCI em humanos.
Liberação🤝 preocupação
O assunto dividiu opiniões devido a casos de erros sérios cometidos durante a fase de testes em animais, que precisaram ser sacrificados.
Já em janeiro deste ano, divulgou detalhes sobre seu primeiro experimento em humanos. Noland Arbaugh, um estadunidense de 29 anos que ficou tetraplégico, foi o receptor do chip. Ele apareceu em um vídeo jogando xadrez e movimentando o cursor de um computador com os olhos.
Em março, a Neuralink abriu inscrições para testes em novos pacientes residentes no Canadá. Nas exigências é preciso ter uma destas condições: quadriplegia, paraplegia, perda de visão, perda de audição, afasia (perda da capacidade de falar), amputação.
Há poucos dias, a firma também publicou novos detalhes sobre o experimento com Noland, considerada positiva tanto pela empresa quanto por médicos envolvidos na operação.
Evidenciou ainda o interesse em ampliar o projeto em outras regiões e encerrou o conteúdo com a observação: “Não garantimos qualquer benefício na participação do estudo”.
Mas há outras empresas no pedaço empenhadas em fazer o BCI acontecer. A diferença entre elas está, em alguns casos, no design dos aparelhos e metodologia para sua implantação.
Nós não somos iguais
Neuralink, Paradromics e Blackrocks o colocam dentro do cérebro. O modelo da firma de Musk, em específico, conta com 1.024 eletrodos e, diante de sua localização, consegue captar mais dados de qualidade. Ou seja, esse pode ser um “plus” quando a competição no setor se tornar mais acirrada.
Por sua vez, a Precision trabalha em um microeletrodo flexível, instalado com baixa interversão cirúrgica.
“Usando uma técnica de microfenda craniana, o procedimento de inserção foi projetado para ser rápido e minimamente invasivo. A matriz está em conformidade com a superfície do cérebro, projetada para ser reversível, não causando danos”, explica a empresa em seu site oficial.
A Synchron também garante algo nessa linha: instala um conector em forma de rede acima do cérebro por meio de uma veia. Procedimento muito similar aos stents colocados no coração.
Liberdade pra dentro da cabeça
Tudo interessante e tal, mas além dos desafios cirúrgicos e talvez sequelas, continua a preocupação: como garantir a privacidade de dados quando um dispositivo consegue, literalmente, ler o seu cérebro?
E não vamos nem falar em questões como implantação de memórias ou mesmo controle de ações, pois aí já dá uma pequena taquicardia em nossos corações ansiosos após assistir O Vingador do Futuro e Corra!
Enquanto ainda não há regulações suficientes para casos mais “simples”, como redes sociais e IA, vemos surgir outra questão séria para as autoridades.
Robótica
Bye, bye Atlas 🙋♂️
A Boston Dynamics, reconhecida por ̶a̶g̶r̶e̶d̶i̶r̶ ̶r̶o̶b̶ô̶s̶ suas inovações em robótica, anunciou a aposentadoria do seu robô humanoide Atlas, marcando um possível prelúdio para novos projetos após 10 anos de avanços.
Adquirida pela Hyundai em 2021, a empresa sugere mudanças com o fim do modelo — cujas habilidades em locomoção ainda impressionam, apesar de alguns de seus sistemas, como a hidráulica, serem considerados ultrapassados.
O interessante nessa história é que o encerramento ocorre em um contexto de alto interesse em robôs humanoides comerciais. Obs.: somos do time que sentia pena dos robôs chutados.
Economia e vida financeira
Devo, não nego 💸
Uma pesquisa divulgada pelo Google em parceria com o instituto Quantas revelou que os principais motivos para a inadimplência financeira no Brasil incluem:
redução de renda (57%)
inflação (54%)
e aumento de contas fixas (48%).
Realizada em novembro de 2023 com 2,5 mil brasileiros, o estudo aponta também que despesas não planejadas com saúde e parcelamentos no cartão de crédito são causas significativas do endividamento.
A maioria dos entrevistados (53%) tem mais da metade da renda comprometida com despesas fixas e créditos, e muitos (47%) consideram seu salário insuficiente para evitar dívidas.
Apesar disso, 66% se mostram otimistas quanto à sua situação financeira futura, e 88% dos inadimplentes esperam regularizar suas dívidas em breve.
Produto tech 🔉
Backup da sua memória
A startup Limitless lançou o Limitless Pendant, dispositivo que grava tudo que você ouve e utiliza inteligência artificial para te ajudar a lembrar e entender conversas. Com design similar ao de algumas caixinhas de som, ele pode ser acoplado à camiseta ou ser usado como pendente de um cordão.
A ideia é que se integre ao sistema Limitless, que visa fazer anotações e sumários de reuniões em tempo real. Depois, essas informações ficam armazenadas na nuvem, podendo ser acessada de diferentes dispositivos. E quanto custa o brinquedo? USD 99 e ainda não há previsão para sua venda no Brasil.
Redes sociais e leis
We're just innocent men… 🧑⚖️
A Justiça dos EUA isentou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, da responsabilidade pessoal em 25 processos que o acusavam de contribuir para a dependência de mídias sociais através do Instagram e do Facebook. Embora o tio Zuck tenha sido liberado das acusações pessoais, os processos contra a Meta continuam.
As ações judiciais argumentam que Zuckerberg, devido ao seu controle sobre as decisões de design que visam aumentar o engajamento dos usuários, negligenciou avisos de que suas plataformas eram prejudiciais para as crianças.
No entanto, o juiz afirmou que a posição pública de Zuckerberg não justifica sua responsabilidade pessoal, seguindo o princípio legal que geralmente protege executivos de responsabilidade individual.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
📺Estão dizendo por aí que a Disney planeja adicionar canais ao vivo ao Disney+, semelhantes a canais de TV tradicionais, embora com anúncios, exclusivamente para assinantes.
🤖A Microsoft está investindo em tudo que tem IA: a bola da vez foi a G42, de Abu Dhabi, que recebeu USD 1,5 bilhão para integrar seus serviços e chips com o Azure, removendo tecnologias chinesas de suas operações.
💴O iene japonês alcançou a quarta posição entre as moedas mais negociadas no Brasil em março — sua melhor classificação desde janeiro de 2018, com um aumento de 203% em comparação ao volume médio de 2022.
📦O Mercado Livre planeja expandir seu quadro de funcionários no Brasil em 28% em 2024, adicionando aproximadamente 6,5 mil novos empregos.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Oferecido por
Modo Sem Fronteiras: acesse conteúdo restrito em alguns países sem ser rastreado (leitura, 3min, em português)
ideal para os nômades digitais, que podem trabalhar de qualquer lugar e ainda garantir a segurança da sua conexão com a VPN da Surfshark.
O Brasil pode se tornar uma potência na fabricação de carros elétricos? (leitura, 6min, em português)
temos altos atrativos nesse sentido, briefers!
Chefes estão com medo da IA (leitura, 3min, em inglês)
o medo de perder o trampo para os robôs chegou ao andar de cima
Pensar virou uma realidade impossível no trabalho (leitura, 3min, em português)
a gente não tinha parado para pensar nisso
A renúncia é a libertação. Não querer é poder.
O que você achou da news de hojeNos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |