📰 Eleições reguladas

bissexto, peneira tech e fim de carro

29 de fevereiro, Quinta 

E chegamos no dia que acontece apenas duas vezes por década. Algum briefer aí nasceu em ano bissexto?

The BRIEFONES 003 no ar!

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Peneira nas campanhas 

Um dos temas mais debatidos do ano é o perigo da inteligência artificial e deepfake nas eleições que vão rolar nos EUA, União Europeia e Brasil. Por aqui, porém, rolou na noite de terça (27) uma mudança importante: a aprovação pelo Tribunal Superior Eleitoral de 12 resoluções que vão reger os processos, que inclui o uso dessas techs. 

🧑‍⚖️ A decisão teve como base sugestões de cidadãos, partidos políticos, universidades e entidades da sociedade civil em audiências públicas, que rolaram em janeiro. A regulação das ferramentas nesse contexto entrou na alteração da Resolução TSE nº 23.610/2019, voltada para normas da propaganda eleitoral. 

Segundo o TSE, o destaque fica com “a vedação absoluta ao uso de deepfakes, a restrição ao uso de chatbots e avatares para intermediar a comunicação da campanha e a exigência de rótulos de identificação de conteúdo sintético multimídia”. 

Big techs: toma, que o B.O. é seu

Portanto, o uso de IA deverá ser sinalizado, enquanto deepfakes estão 100% proibidas por motivos óbvios. Mas e se algum candidato insistir em manipular a voz ou criar uma versão de seu rival? Vai rolar cassação de registro e mandato. 

As plataformas de mensagens e redes sociais também entraram na roda: deverão “impedir ou diminuir a circulação de fatos inverídicos ou descontextualizados”.

Ainda serão responsabilizadas caso não retirem do ar postagens antidemocráticas e com discurso de ódio. 

Techs unidas jamais serão vencidas?

Diversas firmas de tecnologia estão também se antecipando nessa treta, com a criação de uma aliança, que inclui Amazon, Google, Microsoft, Meta, TikTok, OpenAI, Adobe e outras. O plano é trabalharem de forma colaborativa para barrar o uso ilegal de IA e deepfake em eleições. 

A Meta, em específico, está formando uma equipe interna para lidar com o assunto – por enquanto na União Europeia. O trampo envolve revisores de conteúdo, ferramentas de transparência, políticas específicas e afins. 

Só que o aparato legal e a criação de certas medidas pelas empresas não são o suficiente.

Grupinhos do mal  

O motivo? Risco de repasse de informações de forma verbal ou arquivamento (como capturas de tela) dessas postagens para novos compartilhamentos, por exemplo.  

Existe também uma camada mais complexa de interações digitais, como fóruns e grupos fechados em plataformas do WhatsApp, Telegram e Facebook, em que o controle e fluxo de informações (geralmente criptografadas) são mais desafiadores

No caso de usuários comuns, a coisa fica ainda mais complicada, porque também é possível fazer campanha não oficial com uso de IA e deepfakes – e a legislação do TSE não engloba esses casos.

Recorte de gênero de consumo de deepfakes no mundo. Fonte: Home Securtiy Heroes/reprodução.

Deepfake está em alta (infelizmente) 

O relatório “State of Deepfakes Report 2023”, produzido pela firma de cibersegurança Home Security Heroes, aponta que entre 2019 e 2023 o número de vídeos online com deepfake saltou 550%. Aqui estão outros dados necessários: 

  • a maioria deles é relacionado à pornografia 

  • 99% são focados em mulheres (zero novidade) 

  • uma em cada três ferramentas permite manipulações envolvendo conteúdo adulto 

  • a maior parte dos consumidores (53%) é da Coreia do Sul, seguida dos EUA (20%). 

Logo, existe o perigo de essas ferramentas colocarem candidatos, sobretudo mulheres, em situações altamente sexuais.

“No centro da revolução deepfake está o surgimento e o refinamento das Generative Adversarial Networks (GANs)”, aponta a Home Security Heroes.

“Introduzidas em 2014, essas arquiteturas de redes neurais se tornaram a força motriz por trás da geração realista de dados, incluindo imagens, áudio e texto usados na tecnologia deepfake”.

Home Security Heroes

A empresa ainda informa que essa é uma tech reconhecida por sua versatilidade, o que só aumenta o problema. 

Problema sem fim?

Apesar de hoje o foco estar no contexto político, não podemos descartar que o perigo está à solta — sobretudo para crianças, adolescentes e mulheres. Ou seja, a regulação de ferramentas nas eleições é importantíssima, mas é só a ponta do iceberg. 

⚖️ Aliás, a aprovação do Projeto de Lei 2.338/2023, que visa regular a IA no Brasil, deve ser votada até abril. A informação foi dada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que é autor da proposta. 

Especialistas e alguns políticos, porém, acreditam que o texto precisa abordar outras complexidades nesse âmbito. Então, ao longo do ano, muita coisa vai rolar.  

 

Mobilidade

Não deu para o Apple Car 🍏🚗

Após quase uma década de esforços (quase sempre secretos), a Apple decidiu encerrar seu desenvolvimento de carro elétrico com capacidades autônomas. Conhecido internamente como “Projeto Titan”, o plano envolveu bilhões em investimentos e recursos da empresa.  

Pouco tempo atrás, seus testes foram intensificados na Califórnia, com aumento expressivo na quilometragem percorrida. No entanto, em comparação a líderes da indústria, como a Waymo, a Apple estava atrasada.

Com isso, a Maçã decidiu redirecionar os cerca de 2 mil funcionários do projeto em esforços de inteligência artificial generativa – um de seus focos no momento.

IA

Filme por prompt 🎬

A Lightricks, startup israelense conhecida pelo Facetune e Photoleap, está trazendo mais uma novidade para a indústria de criação de conteúdo: o LTX Studio, ferramenta de IA que cria personagens, cenas e até filmes inteiros a partir de descrições textuais.  

A promessa é democratizar esse tipo de produção, embora gere preocupações sobre o impacto em profissões relacionadas ao mercado. Ao contrário de outras ferramentas da Lightricks, o LTX Studio é baseado em navegador, compatível com PCs, tablets e smartphones.  

Os usuários escrevem descrições que geram personagens e enredos, escolhendo ângulos de câmera e estilos variados, incluindo música e áudio. A ferramenta inicialmente será gratuita – a promessa é não limitar o processo criativo.

A Lightricks espera que essa o LTX Studio impulsione a produção de projetos cinematográficos, mesmo com equipes pequenas. Seria essa a principal rival do Sora? 

IA 2

IA das fanfics 🤖📜

A Auttomatic, dona do Tumblr e do WordPress, fez um acordo com a OpenAI e a Midjourney para treinar inteligências artificiais com posts do Tumblr. Os usuários poderão optar por não permitir o uso de seu conteúdo, mas a decisão inclui conteúdo marcado como “NSFW” (não seguro para o trabalho, em muitos casos conteúdo erótico ou violento) nos dados compilados.

E não é só o Tumblr que está nessa. O Reddit também tem um acordo milionário com o Google, enquanto o Facebook e Instagram usam seus dados para ferramentas internas de IA.

O resto vocês já sabem: preocupações com privacidade e uso de conteúdos pessoais em treinamento dessas techs.   

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

O roteirista da versão original de Matador de Aluguel de 1989 está processando a Amazon por violação de direitos autorais na refilmagem, acusando o uso de IA para clonar vozes de atores. 

O Bitcoin atingiu sua nova máxima anual, de USD 63,7 mil, impulsionado por influxos em ETFs spot nos EUA e expectativa do próximo “halving”, que reduzirá a emissão da criptomoeda pela metade. 

A Netflix, após recentes aumentos de preços em alguns países, prepara-se para anunciar novos reajustes em 2024. Vai pagar? 

Em 2023, o YouTube foi a plataforma de vídeo online mais assistida no Brasil, superando Netflix, GloboPlay e Amazon Prime Video. 

Achamos curioso este artigo do TechCruch sobre fundos de venture capital que estão investindo em startups que ajudam outras startups a fecharem as portas. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Proteção, controle e desempenho completos para toda a família (site, no seu tempo, em português) 
Dos games às compras on-line: suas senhas mais privadas, com operações livres de vírus, ransomware e apps espiões — tudo rodando sem travamentos. São 3 planos da Kaspersky a partir de R$ 69   
 
Demissões virais: o outro lado da moeda (carrossel, no seu tempo, em português) 
e riscos por trás de demissões postadas no TikTok 

A transformação digital está falhando (leitura, 5min, em inglês) 
um dos motivos? Má gestão de mudanças 
 
Resale luxury: tendências e impactos na inflação (leitura, 7min, em português) 
a famosa revenda de itens de luxo, que está em alta

Tente aprender alguma coisa sobre tudo, e tudo sobre uma coisa específica.  

Thomas Huxley 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.