- The BRIEF
- Posts
- 📰CTRL C e CTRL V
📰CTRL C e CTRL V
lisa, Sora e processo
19 de fevereiro, Segunda
Hoje, mas em 1983, a firma de Steve Jobs lançou o Apple Lisa, um dos primeiros computadores parecidos com as versões comercialmente vendidas tempos depois.
Recebeu a news de um amigo? | Inscrever agora! |
Imagem: Giphy
Quando a tech imita a arte
Seria impossível chegar a esta semana sem falarmos mais sobre o Sora, gerador text-to-video da OpenAI lançado na quinta-feira (15). O motivo? A startup deu um passo inédito em solucionar um baita problema desse tipo de ferramenta: o realismo artístico humano. Se olharmos para trás, os primeiros resultados da tech se dividiam entre pobreza de detalhes e resultados grotescos.
🎬Agora, as produções do Sora parecem trazer uma riqueza absurda de detalhes. Tim Brooks, cientista e pesquisador do projeto, disse à Wired que a IA resolve problemas de etapas complexas no processo de animação, como geometrias e consistência 3D.
Nas melhorias ainda estão mãos, criação diversos personagens, textura de superfícies, além de uma variedade cinematográfica, como perspectivas e “movimentos” de câmera.
Só se fala nisso
“Estamos ensinando a IA a compreender e simular o mundo físico em movimento, com o objetivo de treinar modelos que ajudem as pessoas a resolver problemas que exigem interação no mundo real”, disse a empresa em uma publicação oficial.
O Sora gera vídeos de até um minuto de duração e, por enquanto, só pode ser testado por um red teaming, grupo que envolve especialistas em segurança e outros setores.
Mesmo assim, a OpenAI e seu CEO, Sam Altman, mostraram a capacidade do modelo em uma série de tuítes, acompanhados de seus respectivos prompts de comando (alguns enviados por usuários do X).
O assunto atingiu o pico no Google Trends mundial na sexta-feira e permaneceu em discussão no X e LinkedIn até o momento da produção desta edição. Os comentários se dividem entre pessoas maravilhadas com os resultados e assustadas com o nível alcançado em tão pouco tempo.
Evolução robótica
Falamos desde 2022 que outras empresas testam ferramentas de text-to-video antes mesmo da OpenAI (pelo menos de maneira pública), como a Google, Meta e Stable Diffusion. Vale até uma rápida linha do tempo sobre a evolução da tecnologia:
setembro de 2022 – Meta lança resultados do Make-A-Video.
outubro de 2022 – Google lança as ferramentas Imagen Video e Phenaki, que até então traziam resultados mais realistas.
novembro de 2023 – a Stability AI já testava e desenvolvia o modelo Gen-1 no Stable Video Diffusion; um usuário do YouTube também postou em janeiro de 2024 um vídeo com o prompt do Will Smith comendo macarrão, que vem servindo de comparativo na evolução dessas IAs.
dezembro de 2023 – Google anunciou resultados do VideoPoet, IA que permite tanto o uso de prompts de textos quanto imagens estáticas.
janeiro de 2024 – Google lança o Lumiere, modelo de text-to-video baseado na arquitetura Space-Time e com resultados melhores em relação ao Imagen Video e Phenaki.
fevereiro de 2024 – OpenAI lança o Sora, que supera os modelos das rivais em qualidade e complexidade visual.
Copia só não faz igual
Em meio a esse avanço todo, vemos preocupações quanto ao futuro de artistas gráficos e afins, cujas produções devem ter servido de base para o treinamento do Sora.
Lá em 2022, por exemplo, tanto a Meta quanto a Google estavam sendo questionadas sobre o uso de vídeos extraídos do Shutterstock e YouTube sem a devida autorização.
Ambas as empresas afirmavam não ter planos de lançar os modelos de maneira pública diante de preocupações éticas, vieses preconceituosos e potenciais montagens fakes. A firma de Mark, no entanto, pretendia resolver parte do problema com uma marca d’água sobre a presença de IA.
Segundo a OpenAI, sua inspiração vem de “grandes modelos de linguagem que adquirem capacidades generalistas por meio do treinamento em dados em escala da Internet.”
Medo do futuro
Mas qual seria o nível dessa ~inspiração~? E outra: nem tudo que está na internet é de uso público (Brifão sobre direitos autoriais aqui). Porém, a OpenAI e Microsoft estão sendo processadas pelo The New York Times por um suposto uso de suas publicações no treinamento do ChatGPT.
👀Enquanto isso, a startup trabalha pesado na contenção de danos. Além do red teaming, a empresa anunciou uma parceria com a Microsoft para impedir o uso de IA em “ciberatividades maliciosas”.
Ainda destacamos que o Sora não é perfeito: dependendo do prompt algumas produções bizarras surgem, como apontado pelo G1.
A tecnologia também não é capaz de gerar vídeo a partir de uma imagem estática ou sequência de frames, algo em que a Google vem se especializando. Porém, assim como tudo evoluiu em tão pouco tempo, o que vai rolar daqui um ano? Façam suas apostas.
Negócios
Cadê o meu chip? 💰
A Nvidia é o assunto do momento depois de ter se tornado a terceira empresa mais valiosa dos EUA. E tem gente grande de olho nesse sucesso todo: o Softbank quer investir USD 100 bilhões para criar uma empresa do zero voltada para o desenvolvimento de chips.
As soluções seriam complementares e baseadas na tecnologia da Arm. Essa bolada toda, porém, não viria da gigante japonesa, que é sua maior controladora, pois envolveria também investidores do Oriente Médio.
Caso o negócio vá para frente, será o maior valor injetado em uma empresa com impacto no mercado de IA, superando os USD 10 bilhões da Microsoft na OpenAI.
A gente também contou dias atrás que a Arm vem se dando bem no setor: seus papéis tiveram valorização de 60% diante de suas perspectivas positivas dessa tech.
Sustentabilidade
Let the sunshine in ☀️
O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 12 gigawatts de potência operacional nas grandes usinas solares, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
E por que isso é importante? Segundo Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da entidade, o crescimento acelerado da energia solar é tendência mundial e colabora para o processo de descarbonização das economias.
“O Brasil possui um dos melhores recursos solares do planeta, o que abre uma enorme possibilidade para a produção do hidrogênio verde (H2V) mais barato do mundo e o desenvolvimento de novas tecnologias sinérgicas, como o armazenamento de energia e os veículos elétricos”, explicou.
A ABSOLAR também revelou que, desde 2012, o segmento gerou mais de R$ 54,3 bilhões em novos investimentos e mais de 365,2 mil empregos verdes acumulados, além de proporcionar cerca de R$ 19 bilhões em arrecadação aos cofres públicos. O Nordeste lidera o setor nacional com quase 60% de usinas solares em operação, seguida do Sudeste, com 38,8%.
Redes sociais
Tentando recuperar o tempo perdido 🧑⚖️
A prefeitura de Nova York está processando o TikTok, Instagram, Facebook, Snapchat e YouTube. O motivo? Por alegação de prejudicarem a saúde mental de crianças e jovens da cidade.
Mas não só isso: o governo local ainda teve ajuda do distrito escolar e organizações de saúde para entrar com a ação, movida no Tribunal Superior do Condado de Los Angeles.
Dentre as acusações, está a violação de diversas leis municipais relacionadas a incômodo público e negligência grave por meio da comercialização de seus produtos, considerados viciantes pelos demandantes.
Como falamos aqui no Brifão, congressistas e outras autoridades dos States estão pressionando essas e outras plataformas a tomarem medidas mais severas em relação à criançada e adolescente. Só que esse parece ser um processo tardio e looongo a ser desbravado.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤝O Reddit assinou um contrato de USD 60 milhões/ano com uma empresa de IA não identificada para treinamento da tecnologia. Seria mais uma cartada de Sam Altman?
📱A Apple estaria desenvolvendo uma IA para ajudar desenvolvedores a criarem apps para iPhone, de acordo com a Bloomberg.
💵A Coinbase, plataforma de venda e compra de criptoativos, teve seu primeiro lucro em dois anos.
🧹O Japão lançou o primeiro satélite do mundo feito de madeira, que promete combater o lixo espacial.
🍄Ele não vem mais: o Nintendo Switch 2 deve ser lançado só em 2025 – a previsão era de isso rolar em 2024.
Pensamentos de Segunda
Não ter uma tomada ao lado da cama faz com que você realmente goste de ter uma tomada ao lado da cama
Você sabe que está velho quando fatos que você vivenciou começam a aparecer em livros de História
Uma vez que você sente um inseto andando em você, tudo depois parece ser mais um inseto andando em você.
O tempo que seus pais pagaram suas contas foi o período de avaliação gratuita da sua vida.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Gestão da inovação (curso online, 12h32min, em português)
é de graça e tem certificado
Como gerenciar profissionais introvertidos (leitura, 6min, em inglês)
spoiler: não tente forçar a pessoa a ser diferente
Críticas e recuo: o que deu de errado no vídeo do Burger King com Kid Bengala (leitura, 6min, em português)
não vamos nem elaborar
Por que casais estão cada vez mais dormindo separado (leitura, 7min, em português)
a turma millennial está espalhando essa prática
A essência da estratégia é escolher o que não fazer.
O que você achou da news de hojeNos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |