📰 Energia que dá gosto?

olhos, nuclear e RS

7 de maio, Terça 

Hoje é Dia do Oftalmologista e aproveitamos para lembrar a turma dos óculos e da lente de contato que o check-up dos olhos é anual (autocrítica). 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Hype nuclear 

Apesar de ter o histórico de acidentes seríssimos, a energia nuclear promete tanto independência energética aos países quanto preservação da camada de ozônio. 

Buscar alternativas, nesse caso, é uma necessidade óbvia, ainda mais depois do início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Isso, aliás, motivou muitos países da União Europeia a anunciarem investimentos na fonte. 

💡Contexto: além de a conta de luz por lá ter subido muito, era preciso manter as pessoas a salvo bem como garantir que o desenvolvimento das nações não fosse afetado por apagões. 

O mundo virou esse grande quintal em que todos os países estão para jogo, e o hype da energia nuclear – que por muitos anos permaneceu incerto – parece ter encontrado seu lugar ao sol. 

Terreno do Norte 

Os EUA são um dos países com mais reservas de urânio — metal essencial para a produção da energia nuclear — que estão reativando fábricas especializadas no processo.

São cinco produtores em estados como Wyoming, Texas, Arizona e Utah. Nas terras do hambúrguer, existe também a expectativa de criar mais fábricas para dar conta da demanda futura. 

Demanda essa que deve crescer após governos de diversos países terem assinado na COP 28 um compromisso para triplicar o uso da energia nuclear até 2050, por meio de políticas públicas e incentivos financeiros 

SMRs: pequena modernidade 

O aumento de interesse no setor também abre portas para o incentivo em processos mais modernos para a produção desse tipo de energia.  

A criação de pequenos reatores modulares (SMRs, na sigla em inglês), sistema que facilitaria a construção de usinas nucleares, deve ficar bem mais conhecida nos próximos anos. O motivo? Acelerar o tempo de lançamento e reduzir custos de fábrica.  

Estimativas da Associação Brasileira para Desenvolvimento Atividades Nucleares (Abdan) dizem que os SMRs poderiam produzir de 50 MW a 300 MW pelo custo de USD 500 milhões. Já uma usina tradicional – como a brasileira Angra 3 – tem potência de até 1,2 mil MW, mas por ~somente~ USD 5 bilhões.  

U là là: BR se junta à França

Segundo dados do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), temos capacidade para ter uma das três maiores reservas de urânio do mundo. Explicando melhor: poderíamos suprir todos os pedidos relacionados à produção nuclear, desde à mineração do urânio ao processamento do combustível.  

Em março, a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, às terras canarinhas, também gerou acordos entre os dois países para colaborarem na geração de energia nuclear. Algo que deve nos colocar no mapa de outras nações interessadas em colocar uma grana no setor. 

Importante dizer que a Comissão Europeia (CE) classificou a energia nuclear como “verde” em 2022; a ONU a considerou essencial para combater o aquecimento global. Mas nem todo mundo concorda com isso, como é o caso do Greenpeace.

Passado pesado   

A organização aponta que reatores nucleares precisam de combustível para gerar eletricidade. Portanto, não seriam 100% livres de emissão de gases de efeito estufa. 

🚨Há quem também questione a segurança do formato, em especial na Europa, devido ao acidente de Chernobyl, a pior catástrofe nuclear da história. No Brasil também o rolou vazamento em Angra/RJ em 1986 — obviamente de impacto inferior ao caso soviético. 

Ainda assim, é baixa a probabilidade de a energia nuclear não avançar: tem muito país relevante e cheio de disposição (como citamos) para garantir sua independência energética.  

O urânio é, inclusive, uma das commodities cujo preço mais subiu desde 2020. Daí dá para sacar a importância ($) do rolê…

Plantão Brifão - Rio Grande do Sul 

Seria impossível não mencionarmos as enchentes que estão acontecendo no Rio Grande do Sul devido a fortes chuvas que se iniciaram na semana passada — mais uma triste resposta do aquecimento global.  

Um boletim emitido pela Defesa Civil estadual de segunda (06) apontou: 

  • 19,3 mil pessoas em abrigo 

  • 121,9 mil pessoas desalojadas 

Até o momento, são 85 mortes e mais de 1,17 milhão de afetados.  

⛈️Houve uma elevação do nível do Guaíba, que passou dos 5 metros. Só para comparação, a maior enchente até então registrada em Porto Alegre alcançou os 4,76 metros, em 1941.  

Não só a capital como também municípios vizinhos, como Canoas, Eldorado do Sul e Nova Santa Rita, estão com ruas submersas.

Outros dados importantes

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado pelo menos até 30 de maio. 

As enchentes podem persistir por mais 10 dias em Porto Alegre e regiões metropolitanas, segundo pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O governo federal reconheceu calamidade pública em 336 municípios e decidiu antecipar R$ 580 milhões em emendas parlamentares individuais para cidades do RS. Desse total, R$ 538 milhões direcionados para saúde pública.  

🫂Doações são essenciais (neste e nas próximas semanas) e estão sendo transportadas a partir dos estados de São Paulo e Paraná pelos Correios de maneira gratuita.  

Redes sociais

De volta pra casa 🐦

Jack Dorsey, ex-CEO e cofundador do Twitter, disse no X que não está mais no conselho da Bluesky, sua rede concorrente ao app comprado por Elon Musk. Curiosamente, Dorsey tem tuitado com frequência nos últimos tempos e, questionado por um usuário se mantinha a posição de conselheiro da nova rede, o executivo apenas disse que “não”. 

A Bluesky confirmou a mudança, mas tanto a companhia quanto Dorsey não deram mais detalhes a esse respeito. A rede descentralizada, porém, divulgou que está com vaga aberta para um novo conselheiro que tenha a mesma ideologia de colocar o usuário no controle de sua experiência.  

Mídia e publicidade

Meta > 📺

O relatório Global Advertising Trends, divulgado pela firma de marketing Warc, mostrou que a mídia digital já é o maior canal global em termos de investimento em anúncios. Neste ano, são estimados USD 247,3 bilhões gastos em publicidade, +14,3% em relação ao ano passado. 

O movimento segue a tendência de aumento do uso das redes sociais. Entre 2014 e 2024, a empresa de pesquisa GWI calcula que o tempo médio diário por usuário subiu de 95 para 152 minutos – mais de 50% em uma década. 

Ponto alto: segundo o documento, a Meta deve movimentar sozinha mais de USD 155,6 bilhões em anúncios em todo o mundo, com expectativa de superar a publicidade anual global em TVs a partir de 2025. Ferramentas de IA devem potencializar os resultados por meio da personalização e automação de ads. 

Outras redes também devem ter incrementos na verba de anúncios neste ano: Pinterest (17,3%), Snapchat (13,7%) e TikTok (18,3%). Na contramão está o X, que deve recuar 6,4% em receitas globais em 2024; ainda assim, mais estável que a queda superior a 46% registrada no ano passado. 

Erramos, fomos moleques:  em nossa matéria principal de ontem (06) citamos um estudo da Kernel e uma estimativa de que IA contribuiria com USD 1 bilhão para PIB do Sudeste Asiático. Mas o correto é USD 1 trilhão. A informação está inclusive corrigida na versão web da news. Foi mal, jovens! 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🤖Bots e grandes players são responsáveis por mais de 90% das transações feitas com stablecoins, mostrando que o grande público ainda está longe de aderir ao formato. 

👗O Metropolitan Museum of Art usou um chatbot customizado da OpenAI em sua exposição anual de primavera do Costume Institute, cuja abertura rolou ontem no Met Gala.  

♨️A intensa corrida pelo desenvolvimento de soluções em IA tem levado engenheiros e técnicos ao burnout lá nos States, segundo uma matéria da CNBC. 

🍏O iPhone 15 Pro Max foi o smartphone mais vendido do mundo no primeiro trimestre de 2024, de acordo com levantamento da Counterpoint Research. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

o que aconteceu quando o smartphone invadiu sua vida profissional? (leitura, 7min, em português) 
sobre os limites do pessoal e profissional e a necessidade de produtividade 

por que o japão deixou de ser a terceira maior economia do mundo – mesmo ainda sendo uma potência? (vídeo, 8min27, em português) 
spoiler: é um conjunto de fatores 
 
linha do tempo: entenda de uma vez a treta entre kendrick lamar e drake (leitura, 4min, em inglês) 
não é tech, porém é um assunto estourado nas redes (e que envolve acusações pesadíssimas) 
 
métodos contraceptivos masculinos: a próxima revolução no controle da natalidade? (post carrossel, no seu tempo, em português) 
as opções chegaram 62 anos após à versão feminina (!) 

Cada lugar é ao mesmo tempo objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente.  

Milton Santos 

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.