- The BRIEF
- Posts
- 📰Juniorização
📰Juniorização
turing, etarismo e roxinho no topo
28 de maio, Terça
Para que a inteligência artificial pudesse voar, alguns cientistas e estudiosos precisaram arregaçar as mangas e pensar em como apresentar esse conceito ao mundo. E hoje, mas em 1936, ocorreu uma data importante para essa tecnologia: foi quando Alan Turing publicou seu mais famoso paper, que abordava a possibilidade de, no futuro, as máquinas poderem pensar como humanos. Não chegamos a esse ponto... AInda.
Ou ouça a versão em áudio desta edição
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: giphy
Old but gold
O plano de carreira de qualquer pessoa deve considerar uma trajetória profissional durável, mas, como falamos em uma news passada, vivemos tempos de incerteza. No meio disso, o etarismo tem ganhado bastante atenção dentro e fora do ambiente corporativo.
Não é lá muito difícil entrar no LinkedIn e até no Twitter ou X e se deparar com uma galera mais experiente dizendo que tem sido deixada de lado em processos seletivos por conta de sua idade.
Isso também tem sido dor de cabeça para jovens, preocupados com a carreira daqui a algumas décadas.
De acordo com um novo relatório da Human8 com a Provokers, feito em 17 países (incluindo o Brasil), 8 em cada 10 pessoas se preocupam com o futuro. O material também destaca que é preciso entender o impacto dos negócios para toda uma cadeia de indivíduos.
Erro confesso
E por que estamos falando disso? O censo de 2022 mostrou o aumento do envelhecimento da população do BR em relação aos censos anteriores:
a idade média da população saiu de 29 anos em 2010 para 35 anos em 2022;
ou seja, metade dela tem 35 anos, enquanto a outra metade está acima dessa faixa;
trata-se do maior salto de envelhecimento em comparação a dois censos desde 1940.
Já uma pesquisa da Ernst & Young e da agência Maturi, feita em 2022 com mais de 200 empresas brasileiras, aponta que 78% delas se considera etarista e tem barreiras para contratação de pessoas na casa dos 50 anos (!). Essa faixa etária representa de 6% a 10% de seu quadro de funcionários.
Menos Sr., mais Jr.
O pensamento das empresas é de que uma pessoa mais madura é desatualizada ou que é preciso pagar um salário maior (considerando a experiência).
Fora que a moçada pode aceitar uma remuneração menor pelo fato de estar no início da carreira e ainda morar com a família. O resultado? Tendência de “juniorização” nas empresas.
Por outro lado, profissionais das antigas têm a vantagem de acumular conhecimento técnico profundo. Isso é o que defendeu Edenize Maron, diretora-geral Latam da empresa de serviços de suporte Rimini Street, ao meu brother TecMundo.
A executiva mencionou, porém, que no setor de Tecnologia profissionais mais velhos costumam migrar para outras áreas, como cargos administrativos — diante da falta de oportunidades ou progressão de carreira.
E a aposentadoria, ó 🤏
A Lei 9.029 proíbe discriminação de idade, mas o preconceito pode acontecer de maneira velada, como pressupor que a pessoa não domina uma ferramenta tecnológica, mesmo que haja experiência em seu currículo. Então, é mais complicado levar algo assim à justiça.
Off: para tentar abarcar o problema, estão rolando alguns projetos de lei tanto em âmbito estadual quanto nacional.
Fonte: censo 2022-IBGE
Trabalhar dá trabalho
A consequência disso tudo é que 1,4 milhão de pessoas acima dos 50 anos está desempregada no país.
O salto é considerável em relação a um levantamento de 2012, em que havia 508,9 mil profissionais nessa situação, segundo a IDados, consultoria especializada em medir o impacto e produtividade das empresas.
Considerando as regras para aposentadoria, de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, fica uma janela de tempo beeem grande para ser preenchida até lá.
A maioria das pessoas precisa de um trampo por motivos óbvios; enquanto ficam sem trabalhar, também deixam de contribuir com a previdência.
É sustentável?
O envelhecimento é uma tendência global, mas quando se toca no assunto é comum rolar discussões sobre a queda na taxa de fecundidade populacional. Mas na outra ponta, é preciso garantir pleno emprego para as pessoas até que elas se aposentem.
A saída seria mudar a mentalidade atrasada ampliar iniciativas de diversidade geracional nas firmas, até porque quatro gerações (boomers, X, millennials e Z) já coexistem no mercado de trabalho.
Um estudo global da consultoria PwC também diz que para 39% dos CEOs e 30% dos colaboradores, as empresas que não se transformarem em função de diferentes gerações não sobreviverá daqui 10 anos.
Serei substituído?
Pessoalmente, já ouvimos relatos de jovens do tipo: “na empresa que trabalho não entra gente +40. Será esse meu futuro?”.
Para conter algum dano ($) nos próximos anos, há quem pense em diversificar a renda com algum investimento. Junto a isso, a expectativa das pessoas é de que o custo de vida suba nos próximos anos.
Deu para sacar, que o etarismo se refere a uma questão coletiva, que deve afetar a população e economia em geral. Deixamos aqui nossa singela contribuição para reflexão...
Você se preocupa com seu futuro profissional por motivos de etarismo?Conte pra gente sua opinião. Traremos o resultado no final da semana |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
🚨Boletim - Rio Grande do Sul
A cidade de Porto Alegre está tão tomada por água, que algumas garças foram flagradas descansando sobre uma avenida. Lixo, entulho e chuva têm contribuído com as cheias.
Ontem começou a se formar um ciclone em pontos Sul e Leste do estado, porém, o fenômeno não deve ter o mesmo efeito das outras vezes, segundo o MetSul. Da mesma forma, o repique não será significativo.
Outra boa notícia: na segunda metade da semana rolará sol e tempo firme, após dias de chuva e frio. As águas do Guaíba também devem diminuir nos próximos dias.
A Fraport, firma que administra o Aeroporto Salgado Filho, pediu a renegociação dos seus contratos junto à Anac, devido aos estragos. Dependendo do nível de alteração, isso pode impedir que a concessionária entre em prejuízo e, eventualmente, deixe de cumprir suas obrigações por motivos financeiros.
👉Diante das intensas chuvas e onda de frio dos últimos dias ainda são necessárias doações. Deixamos aqui um link com orientações dos Correios.
Economia e finanças
Outro maioral bancário 💅
O Nubank voltou a ser o banco mais valioso da América Latina depois de quase 2 anos. O roxinho fechou a última semana avaliado em R$ 290,52 bilhões, superando, por uma margem bem pequena, os R$ 289,26 bilhões do Itaú – uma diferença de apenas 0,4%.
A fintech chegou a essa posição após uma valorização de 42%, desde o começo do ano, em Wall Street. Os bancos brasileiros listados na B3, por exemplo, não alcançaram o mesmo resultado.
O Itaú sofreu uma desvalorização de 2% no mesmo período; Santander e Bradesco caíram ainda mais: 13% e 23%, respectivamente.
Apesar de listado na Bolsa de Nova York, o Nubank também possui BDRs na B3, que valorizaram 47% desde janeiro, seguindo o ritmo norte-americano. O bom semestre do banco digital é impulsionado por fatores como a melhora no ciclo de crédito, a possível inclusão no MSCI e as projeções de crescimento no México.
Economia e finanças2
À espera do novo boom
O Bitcoin se tornou um investimento de longo prazo para a maioria dos brasileiros adeptos às criptos. A corretora Bitget fez uma pesquisa com 500 de seus clientes, que revelou que 61,2% deles não quiseram vender seus BTCs após o halving do mês passado. Apenas 22,4% cogitam vender sua carteira, enquanto 16,3% não sabem o que fazer.
O halving serve para controlar a inflação da moeda, limitando a disponibilidade de BTCs – isso foi bem visto por 47% das pessoas.
O otimismo em longo prazo é uma tendência mundial do Bitcoin e “um indicativo positivo para o mercado cripto como um todo”, segundo Maximiliano Hinz, diretor de expansão da Bitget na América Latina.
Mercado e negócios
Cuidando da casa
A China segue implementando seu plano para alcançar a autossuficiência em semicondutores. Para isso, foi criado um terceiro fundo de investimento com apoio do Estado para impulsionar a indústria com capital equivalente a USD 47,5 bilhões.
Como falamos na semana passada, essa deve ser uma resposta aos EUA, que ampliaram tarifas para impedir a exportação de semicondutores de última geração ao seu rival asiático.
A terceira fase do chamado Big Fund teve participação majoritária do Ministério das Finanças da China (17%), com o China Development Bank Capital sendo o segundo maior acionista (10,5%).
A primeira e segunda fase, de 2014 e 2019, ajudaram a erguer as duas maiores fábricas de chips do país: a Semiconductor Manufacturing International Corporation e a Hua Hong Semiconductor.
Mercado e negócios2
Terreno delicado
Boatos do mundo tech sugerem que a Meta e a Google estariam dispostas a pagar dezenas de milhões de dólares a estúdios de Hollywood para usarem seus conteúdos para treinar seus modelos de IA generativa de vídeo. Disney e Netflix recusaram, mas estão abertas a outras negociações. Já a Warner parece estar mais propensa a liberar alguns de seus produtos.
As duas big techs não comentaram a informação, mas seguem buscando maneiras de aprimorar suas ferramentas de vídeo com IA. Elas não são as únicas: a OpenAI e outras grandes companhias do ramo buscam acordos de licenciamento para dar o passo além na tecnologia.
Hollywood, porém, parece estar mais receosa em fazer parte desse cenário. O medo é sobre como as empresas de IA utilizarão os conteúdos e quais os impactos disso na indústria.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤖Partes da “mente” de uma IA foram mapeadas por pesquisadores da Anthropic. Isso pode trazer uma clareza maior de como essa tecnologia realmente funciona.
🦾A startup xAI levantou USD 6 bilhões em uma nova rodada de financiamento. A empresa de Elon Musk para IA está também desenvolvendo um supercomputador para alimentar uma iteração mais inteligente do chatbot Grok.
🚨Demissões globais nas áreas de marketing e operações estão rolando no TikTok, incluindo no BR. A parte de operações deve ser desmantelada, com quem sobrar sendo remanejado para outros departamentos.
🏎️O primeiro comercial para TV aberta da AWS em todo o mundo vai estrear no Brasil e terá a Fórmula 1 como destaque – o serviço de nuvem da Amazon patrocina a competição desde 2018.
🎤Agora é possível descobrir uma canção no YouTube Music apenas assobiando ou cantarolando trechos. A novidade está disponível apenas para Android, por enquanto.
🫱🏼🫲🏼A Vivo está interessada em comprar a Desktop, um provedor de internet com mais de 1 milhão de usuários no estado de São Paulo.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Oferecido por
Dá para desenvolver uma mentalidade inovadora? A resposta é sim (leitura, 9min, em português)
e aqui está o link para você desenvolver essa skill
projetando a integração de usuários: lições do figma, duolingo e outros (leitura, 8min, em português)
analisando erros de integração a partir de produtos reais
programa de cursos integrados: engenharia de prompt (curso, no seu tempo, em português)
um curso na faixa para se introduzir nessa área
estratégias para parar de pensar no trabalho na hora do descanso (leitura, 4min, em português)
a sua saúde com o tempo vai exigir que você se desligue. é melhor prevenir do que remediar
O maior perigo para o nosso futuro é a apatia.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |