- The BRIEF
- Posts
- 📰 Ascensão robótica
📰 Ascensão robótica
namorados, humanoides e planeta
12 de junho, Quarta
Hoje comemoramos uma data criada em 1940 para estimular as vendas em junho. Desejamos paixão para quem é do amor e bons negócios para a turma dos businesses.
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: giphy
A casa do dragão vermelho
América do Norte, UE e China estão na briga pela soberania nacional e global não só da IA, hype do momento, como também por outras techs, como dos carros elétricos. No entanto, o país asiático tem investido pesado ainda em outro nicho: a robótica.
🦾🦾A terra do Jet Li ocupa o quinto lugar na adoção global de automação robótica — na relação entre máquinas por trabalhador. Em breve, essa posição deve subir: metade dos robôs industriais produzidos no mundo serão instalados no país.
O setor deu um salto em novembro de 2023, quando o governo chinês divulgou um documento que determinava o desenvolvimento de robôs mais avançados já em 2025. A ideia era criar também um ecossistema de incentivo no setor para os próximos anos.
Buscando autonomia
As máquinas devem ser usadas, em especial, em atividades fabris — como na montagem de mercadorias, logística ou atendimento — e, de quebra, atender as necessidades do país, enquanto principal exportador de diversos produtos para o mundo.
O impulso veio do interesse em alcançar autonomia produtiva frente ao combo “competição global + pandemia”.
No rolê, está ainda o interesse em expandir seu mercado de robôs, avaliado em USD 2,8 bilhões, na agricultura, arquitetura, energia, logística, saúde e educação.
E qual o modelo mais usado no momento? A modalidade de braços mecânicos é a mais comum por lá, sobretudo em trampos de linha de produção, como solda, furos e montagem.
Quase Rose dos Jetsons
Mas a China também está ampliando sua ofensiva na categoria de “robôs de serviço”, que ajudam desde a arrumação de quartos à produção de refeições e distribuição de alimentos. Até o momento, são mais de 6 milhões de unidades disponíveis no país.
Como planos cada vez mais ambiciosos no longo prazo, Pequim adotará ainda medidas de incentivo para a criação de empresas de pequeno e médio porte especializadas neles, os robôs humanoides.
O plano é ter até 2027 um sistema de distribuição e fabricação de peças, além de tecnologias capazes de atender a demanda interna e externa, vendendo robôs avançados para diferentes países.
工人
Um recente relatório da consultoria Market Research Future projeta que o mercado global de humanoides chegue a USD 13,8 bilhões em 2032. Não parece muita coisa, mas se trata de um salto de 50,2% (CAGR) a partir de 2024.
“Países como o Japão e a China estão se concentrando extensivamente no desenvolvimento de humanoides que serão favoráveis ao mercado [como um todo”, diz a empresa.
O documento destaca o modelo Alpha Mini, da chinesa UBTECH, um modelo compacto voltado para apoio educacional de crianças.
Enquanto isso na América do Norte: há quase um ano falamos sobre o empenho de empresas e startups dos EUA e Canadá no setor. Destacam-se:
a canadense Figure AI com seu modelo Figure 01, que atua em atividades logísticas, e tem parceria com a OpenAI em sua IA conversacional;
a estadunidense Agility Robotics, que tem o modelo GXO atuando também em logística;
a Tesla e seu protótipo Optimus, que por enquanto dobra roupas e segura peças, mas deve ser usado em tarefas fabris.
Há pouco tempo Boston Dynamics, firma dos EUA, também aposentou o Atlas, mas anunciou sua nova geração, cuja cabeça nos lembrou o Hal 9000.
Crescendo com as próprias peças
De volta à China, e longe das fábricas, dias atrás a empresa Ex-Robots apresentou em um evento de robótica um humanoide estranhíssimo, com rosto similar ao de uma mulher e corpo articulado. O plano é que a máquina amplie expressões faciais e emoções das máquinas com ajuda da IA.
🫠🫠Daí você deve se pergunta: “pra quê?”. A “Ex” diz que o modelo será usado apenas para exibição em museu, por enquanto. Mas que no futuro pretende comercializá-la para “aconselhamento psicológico”. A empresa inclusive diz estar conduzindo pesquisas nesse sentido. A gente achou tudo bizarro, enfim…
Outro modelo que chamou a atenção foi robô humanoide GR-1, da empresa Fourier Intelligence (de design similar ao Figure 01). Seu plano é que as máquinas entrem na ativa para tarefas repetitivas em fábricas em dois ou três anos.
O humanoide GR-1. Fonte: Fourier Intelligence/reprodução
Em dezembro do ano passado, o presidente Xi Jinping se reuniu com líderes da firma durante uma visita em uma fábrica em Xangai. Ou seja, só reforça o quanto o setor tem interessado ao governo.
Chama o Ridley Scott
Ao mesmo tempo, há um forte interesse de Pequim e da indústria chinesa em fazer com que as máquinas sejam muito similares aos humanos.
Os robôs humanoides devem dar uma tração competitiva e produtiva em nível global para a China, cujo poder já é gigante.
Mas, assim como a IA, a robótica têm seus perigos éticos. A gente está tentando inclusive entender o forte interesse em fazer máquinas tão similares a nós, humanos. O caso OpenAI + Scarlett Johansson deixou a lição…
Carreira e cultura corp.
Era cilada
Uma pesquisa da plataforma Resume Builder mostrou que 36% dos recrutadores admitiram mentir para candidatos durante o processo de contratação. Entre ~desculpas~ mais comuns estão responsabilidades do cargo, oportunidades de crescimento e salários exagerados.
A pesquisa entrevistou 1.060 gerentes e líderes empresariais, revelando que:
75% dos que mentem fazem isso durante as entrevistas;
52% são imprecisos sobre a vaga;
24% no documento da proposta.
Especialistas entrevistados pelo jornal Extra alertaram que vagas falsas são usadas para engajamento em redes sociais ou levantamento de dados sobre concorrentes — e sugerem que candidatos pesquisem bem sobre a empresa antes de aceitar uma oferta.
Mas há punição: é possível denunciar essa prática ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Além disso, candidatos enganados podem buscar rescisão indireta e indenização por danos morais.
ESG
Cada um do seu jeito
Pegando carona no rolê de pesquisas, a consultoria Questtonó revelou como jovens brasileiros de 18 a 34 anos estão lidando com a crise climática. Foram identificados vários perfis de comportamento, sendo o mais comum o dos conscientes (23,7%), que mudaram seus hábitos de consumo para serem mais responsáveis.
Outros perfis encontrados:
religiosos (19,3%), que acreditam em orientação divina para o futuro;
adaptativos (15,1%), que se foca em soluções práticas para se adaptar às mudanças climáticas;
alienados conscientes (14,7%) evitam notícias negativas para reduzir a ansiedade;
hedonistas (7,7%) priorizam viver o momento presente.
A pesquisa ainda identificou perfis como pragmático, investidor individualista, engajado e cético. Algo que reflete a diversidade de reações e adaptações dos jovens diante do tema.
IA
Bra-sil-sil-sil
Durante o evento Google for Brasil, realizado ontem (11), a Google anunciou duas novas ferramentas de inteligência artificial para o mercado brasileiro.
A primeira é o NotebookLM, um bloco de notas inteligente que utiliza o modelo de linguagem Gemini Pro 1.5 para auxiliar na geração de ideias, resumir fatos e explicar conceitos.
Disponível de graça em português, a ferramenta é ideal para trabalho e pesquisas acadêmicas.
A big tech também introduziu o recurso “Ajude-me a Escrever” para Gmail e Docs, disponível só para assinantes do Workspace e Google One AI Premium. Esse recurso usa IA para escrever e-mails, resumir textos e melhorar mensagens, além de oferecer opções de formalização e criatividade.
Com a chegada do Gemini 1.5 Pro, os usuários podem integrar essas funcionalidades com outros aplicativos do Workspace.
Segurança pública
On ou off?
Nesta semana, a Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) realizou um pregão eletrônico para 12 mil novas câmeras operacionais portáteis. A Motorola foi a vencedora da licitação.
A PM ainda anunciou novas diretrizes para o uso dos equipamentos: que deverão estar ligadas em todas as ações policiais, sobretudo em grandes operações ou que envolvam “preservação da ordem pública”.
O novo edital permite que os agentes iniciem e finalizem gravações localmente. Mas essa mudança é criticada por experts que temem a redução na eficácia do programa.
Por exemplo, um relatório da FGV apontou que só no estado de São Paulo a letalidade por intervenção policial caiu 57% entre 2021 e 2022, devido ao uso das câmeras.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que os novos dispositivos terão qualidade superior de som e imagem, integração com ferramentas de inteligência policial e novas funcionalidades, como reconhecimento facial e leitura de placas.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🤖O LinkedIn está testando um assistente de IA para membros Premium. A ideia é usá-la para gerar insights personalizados sobre empresas e tópicos.
🍏Não convenceu: as ações da Apple caíram 1,9% após o anúncio de suas novas funcionalidades de IA generativa. Investidores devem ter ficado desapontados com a falta de inovações impactantes.
💳O app GPay foi descontinuado nos EUA: usuários estão sendo direcionados ao Google Wallet para pagamentos, enquanto transferências peer-to-peer foram encerradas.
💰A Raspberry Pi, conhecida por seus computadores pequenos e baratos, lançou IPO na Bolsa de Londres a 542 milhões de libras, enquanto as ações subiram 32%.
🫠Atenção, briefers: o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de onda de calor, com temperaturas 5 °C acima da média. A mudança afetará principalmente os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
✍️Uma colaboração entre o The Readability Consortium e a Monotype quer aprimorar a legibilidade dos textos online. Isso envolverá a criação de fontes que facilitem a compreensão de textos, o que deve ajudar, em especial, pessoas com dislexia.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
4 dicas para construir uma hierarquia saudável no time (leitura, 4min, em inglês)
conteúdo gringo, mas que tem algum valor no BR
a dopamina explicada (leitura, min, 9em inglês)
e sua relação com uso de redes sociais
método 30-30-30: como a tendência do tiktok pode ajudar a ter uma rotina mais saudável (leitura, 4min, em português)
para quem visa criar hábito com prática de exercícios — mas vale consultar um médico e nutri
2025: the collor odissey (e-book, no seu tempo, em inglês)
belíssimo guia de tendências de cores dentro do design de interiores
Tudo o que é incompreensível nem por isso deixa de existir.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |