- The BRIEF
- Posts
- Parem de complicar o trabalho!
Parem de complicar o trabalho!
A gente entrou na era de complicação desnecessária para tudo.

6 de outubro, segunda-feira
O dia 6 de outubro marca o aniversário de uma das maiores lendas da arquitetura, Le Corbusier. O cara que dizia que "uma casa é uma máquina de morar" e que, se visse a nossa bagunça na sala, provavelmente teria um ataque. Sua visão inspirou Brasília e nos deixou com a sensação de que, para ser moderno, a gente precisa de mais concreto e menos bugigangas. Ah, e ele quase destruiu a arquitetura de Paris em 1927, mas isso é outra história que você pode conferir aqui.
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
Parem de complicar o trabalho! - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
iFood volta com drones no Brasil
Sora 2 e os direitos autorais
IA contra a pirataria
A IA não é a vilã
Pensamentos de segunda - insights questionáveis, porém mind blowing!
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
CARREIRA & MERCADO
PAREM DE COMPLICAR O TRABALHO!

Imagem: Giphy
Por Felipe Vidal
Você já percebeu quantos nomes para cargos que não fazem o menor sentido? Gerente de crescimento, assistente-chefe de talentos, chefe de esquemas, liderança em agilidade, diretor de pessoas, assistente do gerente regional… Afinal de contas, o que diabos um chefe de esquemas faz? Ele facilita quais esquemas? Talvez estejamos complicando demais os trabalhos.
Parte dessa indagação vem de uma série de textos do Alex McCain em seu Substack e que realmente vale a leitura. O mais interessante no pensamento dele é que o mundo corporativo estaria prejudicando fortemente os trabalhadores.
Será que você consegue descrever realmente o seu emprego em uma curta frase? Ou precisa passar vários minutos explicando e dando voltas e mais voltas. Sabe qual é a pior parte disso? Às vezes nós nos iludimos tanto com um trabalho e criamos essa bolha de que algo maior do que realmente é.
👀 A gente finge que trabalha?
Uma vez eu vi uma esquete do grupo Barbixas em que um funcionário fingia que trabalhava e um patrão fingia que pagava esse empregado. No fim, os dois fingiam o tempo todo, afinal de contas ambos não faziam nem ideia sobre o que era aquele trabalho ou o que estavam fazendo.
A moral da história é sobre fingir. Será que a gente trabalha mesmo com essas coisas que a gente pensa ou só finge que trabalha. O que esse diretor de pessoas faz? Ele dirige pessoas ou é só um nome bonitinho para chefe do RH? Talvez um dos grandes problemas do trabalho moderno seja sobre o que fazemos e como fazemos.
Um dos grandes problemas que já citamos no The BRIEF era como funcionários confusos sobre suas tarefas na empresa performam menos. Isso é algo até bem lógico, afinal de contas, se eu não sei bem o meu cargo ou o que eu devo fazer, como é que posso ser um bom profissional?
Claro, naquele artigo nós culpamos muito mais os chefes e CEOs, mas a verdade é que tem muita gente mais perdida que criança no Carrefour e nem faz questão de se encontrar. O bom senso impera nesses casos, mas é urgente que nós comecemos olhar melhor para como direcionar bem os funcionários, com explicações diretas, e não em metáforas de “vestir a camisa” sem um direcionamento claro.
🤔 A nova era das dúvidas
Enquanto eu escrevia este texto e analisava o conteúdo de Alex, um outro ponto me chamou a atenção. Pode ser que esse seja um dos momentos mais delicados para o mundo corporativo nas últimas duas décadas por conta de duas palavras: automação e IA.
Já estamos cansados de ler sobre isso tudo, mas eventualmente esse cansaço também pode se tornar um medo. Eu sei que você já pensou se um robô vai te substituir daqui a 15, 20 ou 30 anos, e acredite, muita gente deve ter pensado nisso. Agora, imagine quantas pessoas de uma mesma empresa já não pensaram nisso e a produtividade delas baixou?
Sim, somos criativos e sim, somos sensíveis. Isso faz parte da natureza humana e é isso que nos torna seres tão incríveis, mas vivemos em uma era de constantes incertezas. A política é complicada, o café está caro, é difícil viajar, tem metanol na caipirinha, e uma inteligência artificial pode me substituir no futuro. Como fica a cabeça do funcionário?
Em momentos como esse, o que mais precisamos é de empatia no ambiente profissional. Sim, resultados importam e, sim, metas existem para serem batidas. Mas não esqueça que atrás da mesa, seja a do faxineiro, do gerente ou do CEO, existe uma pessoinha de carne e osso.
É sério, cuidado com o metanol. Na dúvida, beba Corote.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
Xiaomi – 15T e Xiaomi 15T Pro são lançados no Brasil a partir de R$ 7,5 mil
LockBit 5.0 – Grupo de ransomware volta ainda mais letal para Windows e Linux
5G mais rápido do mundo – Operadoras brasileiras ganham prêmio
Ofensiva da gigante – PF investiga acessos burlados em contas do governo
CCJ aprovou a inclusão – Violência digital contra mulheres vai integrar Lei Marinha da Penha
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
🚁 iFood volta com drones no Brasil
O iFood retomou as entregas com drones no Brasil, em uma operação em Sergipe que busca agilizar o serviço. Os drones, que podem transportar até 5 kg, cobrem um trecho que levaria cerca de uma hora por via terrestre em apenas 30 minutos.
A operação, que será permanente, tem capacidade para realizar até 280 entregas por dia e é a primeira autorizada pela ANAC a sobrevoar áreas com pessoas no país.
🎥 Sora 2 e os direitos autorais
O Sora 2, a nova inteligência artificial para vídeos da OpenAI, tem gerado preocupações em relação a direitos autorais e à criação de deepfakes. A principal questão é a falta de filtros robustos que impeçam a criação de conteúdo com personagens e propriedades intelectuais de grandes franquias, como Pokémon e Rick & Morty, sem autorização.
A ferramenta também levanta alertas sobre a possibilidade de criar vídeos com a aparência de figuras públicas. A OpenAI respondeu às críticas afirmando que irá adicionar "mais controles" futuros e moderar as criações para detectar violações.
🏴☠️ IA contra a pirataria
O Mercado Livre reforçou o combate a produtos falsificados e não autorizados, alcançando um recorde interno no primeiro semestre de 2025. Segundo o relatório de transparência da empresa, 99% das infrações foram detectadas proativamente por meio de sistemas de inteligência artificial e machine learning, sem a necessidade de denúncias de usuários.
Com isso, mais de 3,7 milhões de itens piratas foram encontrados e removidos da plataforma. A iniciativa é uma resposta aos desafios da pirataria e a um esforço coordenado com autoridades e marcas, como parte da Aliança Anti-Pirataria do Mercado Livre (MACA) e do Brand Protection Program (BPP).
😯 A IA não é a vilã!
A inteligência artificial não está eliminando empregos na velocidade que se imaginava, pois ela tende a automatizar tarefas, e não profissões inteiras. Especialistas argumentam que o uso da IA ainda não é financeiramente viável para a maioria das empresas. Em vez de substituir os trabalhadores, a tecnologia tem o potencial de complementar as habilidades humanas e tornar os profissionais mais produtivos, além de criar novas oportunidades e cargos especializados.
A chave para os trabalhadores é a requalificação e o desenvolvimento de habilidades, como pensamento crítico e criatividade, que são difíceis de serem replicadas por máquinas.
🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)
🌎 O planeta está bem. As pessoas que estão ferradas
📖 Se um livro sobre fracassos não vende, ele é um sucesso?
⚰️ Vá sempre ao funeral dos outros, senão eles não irão ao seu
🧠 Se você tem a cabeça muito aberta, seu cérebro pode cair
🗣️ Nunca perca uma boa oportunidade de ficar quieto
😁 Nunca confie em pessoas que sorriem o tempo todo. Ou estão vendendo algo, ou não são muito espertas

Imagem: Giphy
O sucesso parece estar ligado à ação. Pessoas bem-sucedidas seguem em frente. Elas cometem erros, mas não desistem.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.