- The BRIEF
- Posts
- Social ou exclusivo?
Social ou exclusivo?
noplace, guerra cibernética e rede social
8 de julho, Segunda
Hoje é o Dia Nacional da Ciência! E a gente só queria dizer que admira muito o trabalho dos cientistas brasileiros! Esperamos que vocês sejam valorizados no presente e no futuro!
Ou ouça a versão em áudio da news👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Saudades do MySpace
Na semana passada a gente comentou aqui o fim do Koo - mas uma nova rede social já desponta no ranking de downloads do iPhone, superando até os gigantes das redes sociais. A noplace, criada por Tiffany Zhong, é exclusiva para iOS e tornou-se o novo refúgio para quem sente saudade da internet antes dos algoritmos e anúncios..
Após mais de um ano disponível apenas para convidados, a noplace agora está aberta ao público na App Store, prometendo um ambiente sem pressão para fazer amigos e compartilhar ideias. A CEO afirma que a rede é para quem quer ser "você mesmo, sem julgamento"
A plataforma lembra o antigo Twitter, mas sem imagens ou vídeos, apenas texto. Os amigos podem ser classificados em um top 10 manualmente, e os feeds são separados em publicações de amigos e um feed global filtrado por IA. Versão para Android? Nem sinal.
Guerra nas Estrelas
As Forças Armadas estadunidenses anunciaram um novo projeto para proteger satélites contra ataques cibernéticos: a Reserva Espacial de Aumento Comercial (CASR), que visa formar parceria com empresas de segurança e desenvolvimento espacial.
Esse esforço não é à toa. Em 2022, um ataque hacker desativou a internet de satélites da KA-Sa, e segundo a Cal Poly, ataques a satélites ocorrem desde os anos 1980. Em julho de 2023, um hacker russo alegou invadir o sistema do nosso INPE, expondo ainda mais suas fragilidades.
Os satélites são alvos tentadores devido à sua comunicação sem fio e dificuldade de atualização de hardware. A nova medida espera encorajar empresas a criar sistemas que previnam esses ataques. Afinal, quem não quer evitar que um hacker transforme seu GPS em um mapa do tesouro pirata?
Guilty as sin?
Se você pensa que a confusão da pré-venda dos ingressos da The ERAS Tour foi a única treta entre a Taylor Swift e a Ticketmaster, pensou errado. Cerca de 170 mil códigos de barras para os shows foram parar em um fórum da internet após um vazamento causado pelo perfil Sp1d3rHunters, já famoso por expor vulnerabilidades da TicketMaster e Snowflake.
Segundo o HackManac, esses códigos podem ser usados para os shows de Taylor em Miami, Nova Orleans e Indianápolis entre outubro e novembro de 2024. E para adicionar um toque de drama, os cibercriminosos ShinyHunters e Sp1d3r, que gerenciam o perfil, exigem USD 2 milhões da TicketMaster para parar com o vazamento.
As ameaças incluem vazar informações pessoais de 680 milhões de clientes e 30 milhões de códigos de barras de eventos variados, incluindo Fórmula 1, MLB, NFL e shows de P!nk e Sting.
Mais que uma mera imitação
Com um ano de vida recém-completado, o Threads ainda tem que se defender de acusações de ser uma cópia do X (antigo Twitter). Mas, segundo Felipe Kozlowski, Líder de Parcerias com Criadores da Meta no Brasil, a plataforma é uma "evolução" e não uma imitação.
"A gente não vê como uma cópia, mas sim como uma evolução. As plataformas trabalham em velocidades diferentes e têm muitos anos de diferença", disse ele. Kozlowski afirmou que o Threads visa conectar pessoas e proporcionar boas conversas, longe dos algoritmos e anúncios que dominam outras plataformas.
O executivo reconheceu as oscilações de usuários, mas destacou as melhorias contínuas: "A queda foi natural, já que no começo tínhamos poucas features. Hoje, o Threads já tem enquete, gif, hashtag”. Para o futuro, a Meta planeja introduzir trending topics e possivelmente ferramentas de monetização e agendamento de posts.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🕴️Logo após o primeiro debate presidencial dos EUA, o ecossistema online republicano intensificou a reciclagem de teorias da conspiração sobre Joe Biden, incluindo alegações de que ele usará drogas para melhorar seu desempenho.
🚗 A União Europeia já está cobrando tarifas de 17,4% a 37,6% sobre veículos elétricos importados da China para proteger sua indústria automotiva.
🤖 Elon Musk está integrando o chatbot Grok do xAI no app do X, permitindo perguntar sobre contas, destacar textos e acessar o chatbot enquanto navega na plataforma.
🤑 O CEO da Nvidia, Jensen Huang, vendeu 1,3 milhão de ações da empresa e agora está USD 169 milhões mais rico.
Pensamentos de Segunda
Ouvir o nome de um filme numa fala do filme é muito mais legal do que ouvir o nome de uma música no meio da música
Você tem um parentesco (mesmo que distante) com todos os animais do planeta
Já parou para pensar que o solo é o sistema digestivo das plantas?
A maioria das pessoas não pula já faz bastante tempo
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
3 mistérios da internet que seguem sem solução (artigo, 5 minutos, em português)
para começar a segunda postergando!
A síndrome do PC Gamer (vídeo, 7 minutos, em português)
sim, isso é real!
Qual o futuro da Ciência? (site, no seu tempo, em português)
no dia da Ciência é preciso refletir
Quanto custa viver nos EUA? (site, no seu tempo, em inglês)
a gente sabe que tem alguns leitores que querem isso!
“O cérebro precisa ter uma história! Ele precisa ter um roteiro lógico dizendo de onde viemos e para onde vamos”
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.