📰Supervelozes e poderosos

buraco negro, exascala e alexa

10 de abril, Quarta 

Hoje, mas em 2019, foi publicada a primeira imagem capturada de um buraco negro: o Pōweh, localizado no centro da galáxia Messier 87. Registrada pelo projeto Event Horizon Telescope, uma rede de radiotelescópios espalhada pela Terra, a fotografia precisou do trampo de centenas de cientistas, que incluiu a criação de um algoritmo para contabilizar os dados gerados e convertê-los em imagem.

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Sou grande e sou mais de dois 

A nação briefer já deve ter ouvido falar do menino ENIAC, o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. Como avanço da tecnologia, é comum pensar que esses big PCs ficaram no passado – afinal de contas, a capacidade de processamento das máquinas está muito maior. Mas a verdade é outra, caros padawans. 

Laboratórios de áreas que precisam de uma capacidade gigante de processamento ainda usam máquinas gigantes.

🔢E é aí que entra a exaescala, variante da supercomputação que permite cargas de trabalho intensas como treinamento de inteligência artificial, simulações, modelagem convergente etc. 

A capacidade de processamento de uma máquina é medida por uma métrica chamada “operações de ponto flutuante por segundo”, FLOPS na sigla em inglês. Uma máquina dessa categoria tem capacidade de realizar 1 quintilhão de operações matemáticas por segundo – o equivalente a 5,7 milhões de notebooks (!). 

O flop que o povo gosta 

Desenvolvido pela HP, o Frontier foi o primeiro supercomputador em escala exaflops do mundo. Ele está hospedado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, no estado do Tennessee (EUA), vinculado ao Departamento de Energia dos EUA (DOE), desde 2022. 

Sua capacidade inicial foi de 1,102 exaflops, mas depois foi atualizado com 1,194 exaflops, desempenho que o colocou em primeiro lugar no ranking 2023 do TOP500 de supercomputadores mais potentes do mundo. 

Principais áreas de aplicação de supercomputadores no mundo. Fonte: TOP500/reprodução

Porém, o próximo título de mais avançado do mundo deve ser do Aurora, da Intel e HPE, que pertence ao Laboratório Nacional Argonne, em Lemont, administrado pela Universidade de Chicago. 

O motivo? A máquina possui 585,3 petaflops, maaas foi projetada para ter o total de 2 exaflops. Aliás, os States também dominam o ranking mundial de supercomputadores do mundo, seguido da China e Alemanha. Nosso Brasil, ocupa a 11ª posição com 9 supercomputadores, sendo a maioria deles da Petrobras. 

Aplicando a realidade 

Só que há um imenso abismo no ranking de TOP500 das máquinas mais avançadas no mundo, briefers: os supercomputadores que estão a partir do 16º lugar têm menos de 50 petaflops. 

Por exemplo, o nosso Pégaso, que também é o maior da LatAM, teve sua capacidade aumentada de 42 petaflops para 63 petaflops — a capacidade total é de 80 petaflops. 

Supercomputador Pégaso da Petrobras. Fonte: Petrobras/reprodução.

No segundo semestre de 2024, a Europa quer inclusive melhorar seu posicionamento global com o JUPITER, seu primeiro projeto envolvendo um supercomputador em exaescala — alimentado por GPUs da Nvidia e microprocessadores da SiPearl. 

A máquina ficará na Alemanha e deve operar até 100 projetos ligados a simulações climáticas, sistemas de IA complexos, soluções de segurança da população etc. 

E nós com isso? 

Como a computação em exaescala pode contribuir para a sua e a nossa vida? Temos exemplos: 

  • Energia limpa - auxiliam no desenvolvimento de materiais e componentes que geram e armazenam energia verde, além de análises climáticas avançadas  

  • Pesquisa médica - na criação de análises mais personalizadas de estudos clínicos e pesquisas relacionadas a diferentes tipos de câncer 

  • Manufatura - criação de modelos e simulação de novos materiais que podem ser usados nessa indústria 

  • IA – na análise de dados massivos, necessários para treinamento e processamento de informações. 

Mas, assim como a tecnologia blockchain, o avanço no desempenho de PCs em exaescala tem rolado devagar. 

Mandando a real  

“No ritmo atual, os supercomputadores poderão não atingir 10 exaflops de desempenho até 2030. Além disso, o crescimento do desempenho caiu nos últimos anos, apesar de novos sistemas em exaescala terem entrado na lista TOP500”, explicou um artigo do HPC Wire, site especializado em supercomputadores. 

“A menos que mudemos a forma como abordamos a computação, o nosso crescimento no futuro pode ser substancialmente menor do que foi no passado”, já disse Erich Strohmaier, cofundador da TOP500, durante uma conferência de imprensa realizada no ano passado. 

Aliás, essas supermáquinas também custam muita grana, podendo chegar a USD 500 milhões. De olho nesse potencial todo ($), a Nvidia vai desenvolver projetos com supercomputadores em escala de exaflops, sobretudo no campo da IA.

É, parece que flop só existe na capacidade dos “super”, né? 

Tecnologia e saúde

Tchau, remédios? 💊

A Neurovalens, startup irlandesa especializada em tecnologia não invasiva, acaba de obter aprovação da Food and Drug Administration (FDA) — tipo uma Anvisa dos EUA — para um aparelho destinado ao tratamento do transtorno de ansiedade generalizado 

Encaixado atrás da orelha, o dispositivo promete utilizar estímulos elétricos não invasivos para influenciar áreas cerebrais ligadas ao controle metabólico e resposta ao estresse.

A técnica propõe um caminho revolucionário e não medicamentoso para enfrentar um desafio global, já que cerca de 4% da população mundial sofre com ansiedade. Alguém aí testaria? 

IA

Um chip para chamar de seu 👨‍💻

A Google lançou o Axion, seu CPU customizado baseado em Arm, para aprimorar os trabalhos de IA em data centers. O hardware já está em ação, em tese melhorando a eficiência de serviços como os anúncios no YouTube e o Google Earth Engine 

A gigante também introduziu uma versão aprimorada de seus TPUs, chips de IA que prometem desempenho superior em comparação aos processadores da Intel e soluções genéricas baseadas em Arm.  

Os CPUs Axion serão disponibilizados em serviços de nuvem da empresa, como Google Compute Engine e o Google Kubernetes Engine.  

Esse conjunto de estratégias coloca a Google ao lado da Microsoft e Amazon, que também trabalham na independência no mercado com chips personalizados para suas infras de nuvem.   

IA2

Lá vem a IA descendo a ladeira 🎢

Organizações culturais brasileiras enviaram uma carta ao Senado. O motivo? Preocupações com o uso da inteligência artificial no Brasil em áreas artísticas.  

Em específico, entidades como a OAB, ABI, Pró-Música Brasil, Câmara Brasileira do Livro, Abert e ABDA assinaram o documento, pedindo proteção à propriedade intelectual e direitos autorais no uso de obras em bases de dados e modelos de linguagem de IA.

O texto sugere transparência sobre materiais usados por bases de dados da tecnologia, autorização dos detentores de conteúdo e penalidades para uso indevido.  

O PL 2338/2023, em análise no Senado, pode ser discutido em breve levando em conta essas diretrizes, inspiradas na legislação europeia dedicada ao tema.  

Casa inteligente e IoT

Alexa, cante parabéns 🥳

No Brasil, a popularidade da assistente virtual Alexa da Amazon atingiu um novo patamar em 2023: aumento de 50% na interação com dispositivos inteligentes. A Country Manager de Alexa na Amazon, Talita Taliberti, destacou à Forbes Brasil que os brasileiros estão cada vez mais inseridos na automação residencial.

São mais de 17 milhões de dispositivos inteligentes ao ecossistema Alexa.  Segundo Taliberti, a acessibilidade, diversidade de dispositivos e facilidade de instalação têm sido cruciais para democratizar a automação residencial no país. 

Com o avanço de novas tecnologias, como a IA generativa e grandes modelos de linguagem, a expectativa é de uma evolução na forma como as casas conectadas serão usadas, promovendo uma experiência mais personalizada e conversacional. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

☁️O Google Cloud anunciou a integração de recursos de lA em ferramentas como Gmail e Meet, além do lançamento do Google Vids, editor e produtor automático de vídeos com foco comercial.  

🎬Por falar nisso, o estudo Inside Video 2024 da Kantar Ibope Media revelou que 41% dos brazucas prestam mais atenção em anúncios de vídeo em comparação aos demais formatos digitais. 

🏭A TSMC pode receber a bolada de até USD 6,6 bilhões em fundos diretos e potenciais empréstimos de USD 5 bilhões sob o CHIPS Act, para um investimento em três fábricas avançadas nos EUA.  

🤳O TikTok está desenvolvendo um novo app, no estilo do Instagram, apelidado por enquanto de TikTok Notes. Usaria? 

🪑Uma pesquisa da Deloitte revelou que mulheres ocupam 23,3% das cadeiras de conselhos administrativos das empresas em mais de 50 países avaliados. O salto é 3,6% em comparação a 2022, porém, nesse ritmo uma paridade de gênero deve rolar só em 2038 (!). 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Dell Expert Network: porta de entrada para vantagens exclusivas em TI (site, no seu tempo, em português) 
um caminho promissor para profissionais autônomos de TI ampliarem conhecimentos e acessarem benefícios únicos da Dell 

Como o Piauí virou modelo no combate ao roubo de celulares. Ps.: envolve robôs (leitura, 3min, em português) 
case interessante de segurança 

Quais os melhores cartões de crédito para ganhar milhas? (webstory, no seu tempo, em português) 
para quem quer economizar em viagens 

Tipos de liderança: os 11 mais comuns e como escolher o seu (leitura, 12min, em inglês) 
guia completão 

Existem coisas conhecidas e outras desconhecidas, e no meio disso estão as portas da percepção.  

Aldous Huxley 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.