- The BRIEF
- Posts
- 📰 It tech
📰 It tech
mentira, assistentes e realidade
1° de abril, Segunda
Desconfie de absolutamente tudo que ler nesse dia. Menos da gente, claro.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Personal stylist
Imagine ter um guia de moda e style na palma da sua mão. É o que veremos em uma atualização futura, mas não tão distante, do Google. Anunciada na semana passada, a solução promete entregar resultados de compra de moda personalizados (por enquanto só nos EUA).
Um exemplo: ao buscar por “camiseta branca feminina básica”, uma nova seção apelidada de “recomendações de estilo” mostrará opções relacionadas à pesquisa.
👚 O público poderá, assim, classificar as sugestões mais adequadas ao seu gosto — basta deslizar a tela em um sistema similar ao Tinder. E se nenhuma opção for interessante? A ferramenta vai gerar novas sugestões para serem avaliadas.
O Google então vai “salvar” essas preferências para exibir resultados com base em seu estilo. Quando você procurar por “camiseta branca feminina básica” novamente, “verá recomendações de estilo personalizadas com base no que você gostou no passado e nos produtos com os quais interagiu”, explicou a empresa.
O famoso provador digital
Outra novidade lá nos States é sua versão de um “virtual try-on (VTO)”, que permitirá às pessoas experimentarem looks em modelos com diversos tipos de corpos. Depois “de interagir com as imagens do VTO, é mais provável que os compradores cliquem nos sites dos varejistas para potencialmente comprar”, argumentou a Google.
Segundo a gigante, são realizadas mais de 1 bilhão de compras por dia por intermédio da plataforma e 2 bilhões de listagens são atualizadas por lá. Ou seja, a concorrência contra o Google pode estar avançando, porém, ainda se trata da principal plataforma de pesquisa e conversão de compras na web.
E não só isso: um levantamento da big tech aponta que 88% dos usuários em diversas partes do mundo consideram que criadores de conteúdo do YouTube lhes fornecem informações relevantes sobre produtos.
Ferramenta de compra personalizada da Google estreará nos EUA primeiro. Fonte: Google/reprodução
E a concorrência?
Mas e o TikTok? Falamos aqui sobre o salto das buscas por lá, sobretudo de jovens, e que ainda assim o Google continua sendo o principal motor em toda a web. Só que não para aí, briefers, há pouco tempo a empresa (ver a seção JLB) divulgou que o Shorts (vídeos curtos do YT) está se tornando um importante recurso de monetização.
Alguns anos atrás ainda contamos que a empresa estava desenvolvendo uma abordagem diferente de busca. O foco era entregar resultados altamente personalizados e contextuais, independentemente do idioma — só não sabemos se o plano vai se manter com a atual pressão pela corrida da IA.
Também não podemos nos esquecer que a Amazon é um rival de peso para a Google quando o assunto é busca + compras. No lugar de ir ao buscador, muitas pessoas têm preferido ir diretamente ao e-commerce para pesquisar e depois comprar algo.
Companheiro de compras
A varejista, que não é boba nem nada, anunciou em fevereiro nos EUA o Rufus, assistente de compras que funciona como uma experiência baseada em IA em seu app. A ideia é entregar resultados cada vez mais personalizados aos consumidores – desde perguntas mais amplas às mais específicas.
Exemplos: “o que devo considerar na hora de comprar um tênis de corrida?”; “quais os tênis de corrida mais duráveis?”.
A personalização de compras on-line é uma tendência que vem pintando nos últimos anos em diversos estudos. Uma report de 2021 da JP Morgan, por exemplo, afirma que a “evolução do comércio será flexível, conveniente e hiperpersonalizada, e alternará perfeitamente entre espaços físicos e digitais.”
A hora e a vez de novas techs
Isso significa que quem vende on-line também deverá se adaptar a essa realidade hiperpersonalizada e com motores de busca alimentados com IA. Do lado das big techs, a promessa é de que isso venha a facilitar o entendimento de insights complexos e ampliar a entrega de informações de maneira mais rápida.
🍪🍪Assim, à medida que as compras se tornam mais intuitivas, o setor de vendas online será “pressionado” a atender essas novas demandas – dentro e fora de sua loja. O “fim” dos cookies de terceiros está aí, o que ainda indica uma mudança na análise de dados vindos da web.
Os movimentos das big techs ainda indicam um futuro de compras com estratégias cada vez mais diversificadas (e, quem sabe, complexas) para segurar a atenção dos consumidores. Em meio a essas inovações ligadas à moda, a redação segue no aguardo do guarda-roupa das Patricinhas de Beverly Hills.
Redes sociais e streaming
Disco de ouro📀
A Universal Music Group (UMG) e o Spotify expandiram sua parceria, oferecendo aos artistas do selo mais recursos de vídeo e redes sociais para promoção de lançamentos. Esse movimento fortalece a relação entre as duas gigantes, sobretudo no contexto da disputa da UMG com o TikTok.
Artistas da UMG agora podem compartilhar prévias de músicas no Spotify e atividades de pré-salvamento. Além disso, a plataforma poderá incluir videoclipes em um acordo separado com a UMG.
Em fevereiro, a gravadora começou a retirar suas músicas do TikTok, incluindo as de Taylor Swift e, recentemente, excluiu mais músicas de artistas não-UMG de seu catálogo de publicação.
Redes sociais e streaming2
Bolso cheio 💵
Por falar nisso, o Shorts do YouTube está se tornando uma parte importante do programa de monetização da empresa, com mais de um quarto dos canais do Programa de Parceiros ganhando dinheiro com vídeos curtos.
Apenas um ano após começar a compartilhar a receita de anúncios com os criadores dos vídeos curtos, estima-se que centenas de milhares de criadores estejam lucrando com a plataforma.
Feita através de um pool de receita de anúncios dividido com base em visualizações e licenças musicais, monetização do formato tem se mostrado mais lucrativa do que os fundos de criadores tradicionais.
Apesar de não divulgar números específicos, o YouTube afirma ter pagado USD 70 bilhões aos criadores nos últimos 3 anos. Com a incerteza sobre o futuro do TikTok nos EUA, o YouTube Shorts pode ganhar ainda mais força nos próximos meses.
Finanças e segurança
Xilindró ⚖️
Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX, foi condenado a 25 anos de prisão pelo Tribunal Distrital do Sul de Nova York. A severidade da sentença foi justificada pelo potencial de o cara causar mais danos no futuro.
Durante o julgamento, ele expressou arrependimento pelas suas ações e danos causados. A defesa pediu pena reduzida de 5 a 6,5 anos, citando trabalhos filantrópicos, enquanto a acusação queria 40 a 50 anos.
Condenado em sete acusações, incluindo fraude e lavagem de dinheiro, Bankman-Fried admitiu erros, mas alegou ter sido superado por “forças fora de seu controle”. A FTX faliu em 2022 após revelações de empréstimos indevidos de mais de USD 8 bilhões.
IA
Briga de robôs 🥊
O Claude 3 Opus, modelo de inteligência artificial da Anthropic, ultrapassou o GPT-4 da OpenAI, conquistando o primeiro lugar no ranking da Chatbot Arena pela primeira vez.
Organizado pela LMSys (Large Model Systems Organization), o ranking é baseado em votos humanos: as pessoas classificam anonimamente as respostas de diferentes modelos de IA para o mesmo prompt.
Embora a diferença de pontuação entre Claude 3 Opus e GPT-4 seja pequena, a liderança de Claude é notável, considerando a longa dominância do GPT-4. No entanto, com o lançamento do GPT-5, esperado ainda este ano, o primeiro lugar pode sofrer alteração.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🗺️O Google Maps agora conta com recomendações e itinerários de viagem gerados por IA. E como? Por meio de informações detalhadas e descrições sintetizadas de locais a partir de comentários de usuários.
🚕Nova York vai liberar a circulação de táxis autônomos, mas com motoristas de segurança humanos e um rigoroso programa de permissões.
🦂A Amazon tirou o escorpião do bolso e investiu USD 2,75 bilhões na Anthropic, startup de inteligência artificial rival da OpenAI, elevando seu investimento total para USD 4 bilhões.
📉A realidade pós-hype chegando: depois de estrear na bolsa, as ações do Reddit enfrentam desafios, com 7,1% dos papéis vendidos a descoberto, sugerindo uma visão negativa do mercado sobre seu futuro.
Pensamentos de Segunda
🧑⚖️Toda equipe jurídica do U2 trabalha pró-bono (adaptado de um tuíte da @brbrhln no TT)
😭Se você rir muito, você chora, mas se você chora bastante, não ri.
🧑🔧É estranho que o Castelo de Peach em Super Mario 64 tenha um porão inundado, apesar de a Princesa ser amiga íntima de dois encanadores.
✏️Borrachas perdem partes de si mesmas para compensar nossos erros.
🚶🚶Seguir pessoas não é aceitável em qualquer lugar do mundo, exceto nas mídias sociais.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
Oferecido por
Cidades mais inteligentes e pensadas para os cidadãos (site, no seu tempo, em português)
veja como o hub iCities vem conectando pessoas, governos e empresas para fomentar a construção de Smart Cities no Brasil
Cometeu um erro no trabalho? Veja como pedir desculpas com elegância (leitura, 2min, em português)
quem nunca, jovens?
Por que a geração Z está comprando roupas sociais em brechós (slide, no seu tempo, em português)
o famoso custo-benefício
Cyphoria: a cyber disforia que embaralha o real com a realidade da internet (leitura, 5min, em português)
Análise interessante que observa viralismos virtuais com negócios
A diferença entre estupidez e genialidade é que a genialidade tem seus limites.
O que você achou da news de hojeNos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |