- The BRIEF
- Posts
- 📰 Tudo over
📰 Tudo over
ciência, overtourism e avatar
18 de junho, Terça
Clica neste link se você já praticamente paga aluguel na rede das dancinhas e quer conhecer influenciadores de ciência.
Ou ouça a versão em áudio da news 👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: giphy
Gente demais
Sabe aquela frase: “tudo que é demais é ruim”? Esse é o sentimento de moradores de locais altamente turísticos em várias partes do mundo. O resultado disso é um fenômeno chamado de overtourism, que surgiu há mais ou menos 10 anos para se referir a locais saturados de pessoas, mas sem capacidade de atender tanta demanda.
No Japão, por exemplo, uma ruazinha em Fujikawaguchiko oferecia um lugar emblemático para registrar o Monte Fuji ao fundo.
O problema é que o local não tem infraestrutura adequada para esse fim, com os turistas interferindo na rotina dos moradores. O resultado? Um muro alto está sendo erguido para impedir a visão do ponto turístico e afastar a galera que se amontoa por lá.
Quase paparazzi
Daí algumas pessoas vão pensar: “nossa, é só um monte de gente, nada demais”. É aí que está o engano, muitas vezes o excesso de turista vira um show de desrespeito.
Viralizou em várias redes, por exemplo, uma mulher literalmente perseguindo uma jovem em Quioto no Japão (abaixo). O motivo? Apenas tirar foto dela (que estava vestida similarmente a uma gueixa) para, talvez, postá-la nas redes.
Essas situações têm causado por lá uma certa raiva de turistas…
@chaos_cub #stitch with @عبدالعزيز العجيل please just be informed and do better… don’t ruin it for everyone…
Um relatório de tendências de viagens da Mastercard de 2024 aponta inclusive Tóquio e Osaka como top destinos mais buscados do ano e entre os que viajantes mais desejam retornar. Ou seja, má notícia para os anti-turistas do Japão.
Mas não é preciso ir tão longe para encontrar B.O.s; a tendência também é caracterizada pela sazonalidade. Em Curitiba, por exemplo, a Rua do Outono tem se tornado um novo ponto turístico local, com inúmeras pessoas buscando a foto perfeita com as coloridas árvores ao fundo.
Preocupada com o rolê, a prefeitura tem pedido cautela para as pessoas não invadirem a faixa exclusiva de ônibus para evitar acidentes.
Rua do Outono em Curitiba. Fonte: Prefeitura de Curitiba/reprodução.
Outros motivos
A cidade de Veneza, na Itália, recebe mais de 10 milhões de pessoas por ano e, para controlar a massa de turistas, decidiu pegar a galera pelo bolso: uma taxa de 5 euros para visitantes diários (vindos dos cruzeiros) foi testada há pouco tempo e deve ser implementada no próximo ano.
Já a vila austríaca de Hallstatt, que possui apenas 800 moradores tem recebido cerca de 10 mil pessoas por dia por conta de suas paisagens maravilhosas à beira de um lago. Lá rolou até bloqueio de um túnel de acesso após um recente protesto.
💵💵Do lado de cá do mundo, a cidade de Ubatuba/SP começou a cobrar no ano passado uma taxa ambiental devido ao intenso fluxo de pessoas e veículos (e seus efeitos na região).
Enquanto isso, bairros residenciais de Barcelona e Atenas estão se tornando polos turísticos, com as casas e apartamentos dando espaço a Airbnbs.
Ruim para uns, péssimo para outros
O overtourism pelo mundo ainda empurra moradores cada vez para mais longe do centro e dos locais turísticos, pois não só o aluguel quanto o custo de vida nesses lugares está indo às alturas.
O excesso também é ruim para os próprios turistas, que enfrentam filas enormes e pagam mais caro por alimentação e hospedagem à medida que mais gente se interessa pelo mesmo ponto turístico.
🧳🧳A vontade de viajar depois de anos trancados em casa em decorrência da pandemia é um fator importante nessa equação. A consequência disso é um boom de buscas por experiências fora de casa.
O “over”, por outro lado, divide opiniões (e com razão). Afinal de contas, todo mundo sonha em conhecer um lugar diferente por inúmeras razões.
A galera sem noção, que invade a privacidade dos locais, continua sendo um dos aspectos negativos dessa história.
Turismo do like
Ao mesmo tempo, existe um estímulo em redes de imagem, como Insta e TikTok, que leva as pessoas performarem um certo lifestyle, que exale uma vida de alto padrão ou que visitem lugares vistos como exclusivos.
🚩Já do lado das cidades turísticas, cresce o hate sobre turistas diante da falta de educação. O comportamento carrega uma linha tênue, cujo extremo pode virar xenofobia, dependendo do caso.
Qual seria a saída? Difícil dizer, até porque vários desses locais dependem do dinheiro movimentado pelo... Turismo.
Aliás, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o setor de viagens e turismo deve movimentar USD 9,53 bilhões globalmente, ou 95% dos níveis pré-pandêmicos. Além disso, deve gerar 357,8 milhões de empregos neste ano.
Revendo critérios
Outro comparativo exalta como o mercado acelerou: conforme a Organização Mundial do Turismo, 25 milhões de pessoas fizeram viagens turísticas em 1950. O número saltou para 1,3 bilhão, em 2017, e deve chegar a 1,8 bi, em 2030.
As estimativas ambientais, porém, revelam que o transporte turístico será responsável por até 5,3% das emissões de carbono até 2030.
Nesse bafafá de viajantes, moradores e impacto da atividade existe pelo menos uma luz no fim do túnel. O Booking.com fez uma pesquisa com viajantes brasileiros e descobriu que 55% deles estariam dispostos a pagar mais caro por viagens mais sustentáveis. Estaria aí uma saída?
IA
Marketing mundial
O TikTok deu mais um passo na globalização de conteúdos virais com a divulgação dos avatares criados por IA generativa com recurso multilíngue. Os Symphony Digital Avatars podem se basear em atores pagos (a Meta fez algo similar no ano passado) para isso ou até mesmo ser personalizados com o rosto de um criador de conteúdo.
🧑🏼🧑🏼O foco são as ações de marketing, com os personagens digitais sendo utilizados para atingir públicos em diferentes línguas, como inglês, francês, espanhol, português, alemão e coreano. Publicações desse tipo contarão com o selo “gerado por IA” para tentar garantir alguma segurança.
Na prática, porém, ainda é preciso refinar algumas arestas. No vídeo de demonstração, a personagem digital Adrienne Lahens, baseada na chefe global de estratégia e operações de conteúdo da TikTok, aparece com movimentos e expressões um pouco estranhos, mas reais o suficiente par confundir algumas pessoas…
Carreira e cultura corp.
Pega no pulo?
A disparidade salarial entre homens e mulheres parece ser uma realidade na Apple. A empresa está sendo processada por Justina Jong e Amina Salgado, duas funcionárias de longa data que afirmam ter descoberto ganhar menos que homens em posições semelhantes.
Segundo a dupla, a diferença teria rolado já na contratação: eles iniciaram a jornada com salários maiores, as promoções internas apenas teriam aumentado a disparidade, por serem baseadas na própria remuneração do funcionário.
O problema pegaria em outras questões: a denúncia diz que na Apple homens são promovidos quando se destacam em áreas como trabalho em equipe e liderança.
Mulheres com essas características, porém, seriam “punidas”. Já a promoção baseada em “talentos específicos” ainda aconteceria principalmente entre homens.
No ano passado, Salgado conseguiu inclusive que seu salário fosse equiparado ao de colegas homens, mas não rolou pagamento retroativo.
Energia
Nova planta nuclear
Na última semana, a startup TerraPower deu início à construção de sua primeira usina nuclear, localizada no estado de Wyoming, nos EUA. No local funcionava uma usina de carvão, que está sendo desativada para dar espaço a um projeto muito mais moderno.
Por trás disso está ninguém menos que Bill Gates, fundador da empresa e atual entusiasta da energia nuclear. “Coloquei USD 1 bilhão e colocarei outros bilhões”, destacou o magnata.
A usina deveria entrar em funcionamento em 2028, mas o prazo deve atrasar. Isso porque depende de sódio líquido para refrigeração e sal fundido para armazenamento do calor, combustíveis importados da Rússia - que está em guerra com a Ucrânia.
Gates, contudo, acha a situação inaceitável e busca fornecedores norte-americanos ou aliados para conseguir esses componentes.
No mês passado, contamos como esse setor tem atraído empresas e governos do mundo todo — o que gerou uma vista de Macron, presidente da França, ao Brasil.
Essa fonte é considerada “verde” para algumas autoridades, como a Comissão Europeia, e seria importante para ampliar a capacidade energética dos países.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
✍🏼O YouTube está testando um recurso que permite que espectadores adicionem notas escritas aos vídeos para dar mais contexto a informações visuais.
👨🏼💻A Intel nomeou o brasileiro Ricardo Ferraz como diretor da área de PCs com IA para as Américas.
🤖A Runway revelou o modelo Gen-3 Alpha, sua nova geração de IA generativa capaz de criar vídeos extremamente realistas de curta duração. Nasce aí uma forte rival do Sora da OpenAI.
💸O Estudo Global de Tendências de Talentos da Mercer de 2024 prevê que as mulheres serão as mais afetadas pela IA no trabalho por ocuparem mais cargos operacionais.
⌨️O desenvolvedor Un Kyu Lee apresentou o MicroJournal, um dispositivo digital semelhante a uma máquina de escrever com uma pequena tela. O motivo? Escrever sem distrações.
🚗A indústria asiática investiu cerca de R$ 65 bilhões no estado de São Paulo nos últimos 4 anos. As montadoras são o maior destaque, representando 70% desse valor.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
como pensar em trabalhos colaborativos que envolvam diferentes times? (leitura, 5min, em inglês)
case da figma para inspirar em especial a turma de produtos e engenharia
por que você deveria pensar duas vezes antes de postar a foto de seus filhos na internet (leitura, 5min, em inglês)
além de questões de segurança, vem rolando treinamento de IA com fotos da criançada brazuca
mulheres precisam aprender a cobrar (leitura, 5min, em português)
dicas preciosas para aprender a negociar salários e outros valores
6 maneiras de transformar KPIs (leitura, 3min, em inglês)
✍🏼
Tem muitas coisas que a gente vai deixando, vai deixando, vai deixando de ser e nem percebe.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
A contagem da indicação só começa a valer após clicar no botão abaixo. Bora começar?
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.