• The BRIEF
  • Posts
  • 📰 Você é assim um pin pra mim

📰 Você é assim um pin pra mim

literatura, pinterest e entregas autônomas

5 de abril, Sexta 

A turma da revista Gama fez uma série de reportagens sobre literatura e é claro que a gente veio indicar. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Marisa Monte das redes 

A cantora Marisa Monte pode ser descrita em quatro palavras: famosa, talentosa, querida e discreta. Seria ela um dos poucos exemplos de quem venceu sem estar sob os holofotes o tempo todo? 

📌No mundo das redes sociais, talvez o Pinterest seja algo similar em comparação ao Facebook, Instagram e TikTok. Afinal, muita gente conhece e adora, mas pouco se comenta sobre a plataforma. 

Mesmo assim, ela soube encontrar seu lugar no mundo líquido, com uma base sólida de fãs que a utilizam para pesquisar tanto opções de produtos que não conhece bem quanto para planejar projetos – uma decoração nova da parede da sala ou o casamento dos sonhos. 

Trocando a limonada pelo limão 

Assim como rolou com vários negócios de sucesso, o Pinterest não começou sendo Pinterest: foi lançado em 2010 com o nome Tote, uma loja on-line em que as pessoas conseguiram destacar (por meio de um pin) produtos de seu interesse para depois comprá-los. 

O mercado de pagamentos ainda era bem rudimentar, então as transações concluídas ficaram muito aquém do esperado. Porém, os donos do negócio perceberam que as pessoas realmente usavam (e compartilhavam) os recursos de selecionar imagens e criar coleções.  

Não deu outra: o produto foi repaginado e seis meses após seu lançamento foi apelidado de Pinterest. Pouco tempo depois, acumulou 80 mil coleções e 25 milhões de usuários únicos mensais.  

Visão além do alcance: sem futurista 

Já hoje o site dos pins não tem o mesmo sucesso que os apps mais famosos, mas está longe de ser um flop: contabiliza cerca de 498 milhões de usuários mensais, sendo que terminou o ano fiscal de 2023 com o respeitável faturamento de USD 3 bilhões. 

O Pinterest também procura adequar suas funções de busca conforme tendências atuais, como essa atualização por tipos de corpo. Fonte: Pinterest/Reprodução.

E um grande pulo do gato foi a forma como a própria empresa se posicionou: ser usada para visualizar o futuro e colocá-lo em prática (achamos chique...). Para fortalecer essa visão, há anos o Pinterest usa insights de buscas em sua plataforma para publicar relatórios anuais com tendência de comportamento.  

Pin de ouro: pastas de inspiração

Como toda rede social, a menina Pin paga suas contas por meio de publicidade, combinada a métricas que ajudam as empresas a avaliarem o custo-benefício de anunciar na plataforma.  

Apesar do público menor, o site leva vantagem porque apresenta uma audiência mais qualificada: além de estar chamando a atenção da Geração Z, que busca o app para consultar dicas de moda e planejar futuras compras. 

O Pinterest também parece despertar a atenção do público que consome artigos de luxo: de acordo com uma pesquisa da PA Consulting, o local é o primeiro lugar em que as pessoas buscam inspiração para comprar itens phynos & elegantes. 

Construindo sua rede (de parceiros) 

Fazendo o movimento “de volta ao passado”, o Pinterest quer desenvolver uma plataforma de comércio social para aumentar o faturamento. Em 2022, a firma adquiriu o sistema de compras on-line The Yes, como parte desse plano. 

📌Investir em outras fontes de renda também está nos planos da empresa: no ano passado, fechou um contrato de parceria com a Amazon para exibir em suas buscas sugestões de produtos oferecidos pela gigante do varejo.

No começo deste ano, ainda fechou contrato com o Google para disponibilizar parte da sua tela para que a rede de buscas anuncie produtos por lá. 

Do seu jeitinho, a rede dos pins vem construindo um caminho diferente – e que vem sendo bem-sucedido – das demais plataformas. Aliás, temos altas pastinhas de inspiração e vocês? 

Mercado e produto

Repaginada: gym agora é well 

O Gympass mudou de nome: agora se chama Wellhub. E o que isso significa? Expansão para além dos benefícios fitness, que engloba terapia, nutrição, sono e educação financeira.  

A partir de 6 de maio, a mudança visa ampliar a proposta de bem-estar corporativo e reforçar a posição do negócio nos EUA.

Presente em 11 países, a empresa atende mais de 15 mil clientes corporativos e conta com mais de 2,7 milhões de assinantes. O investimento no Brasil é significativo, sendo um de seus mercados-chaves.  

Avaliada em USD 2,4 bilhões após uma rodada de financiamento Série F, a startup considera a possibilidade de IPO. Seria este um ano de grandes movimentos nesse sentido? 

Carreira e cultura corp.

Selo “inimigo do burnout” 🚫♨️

Entrou em vigor a Lei n. 14.831, de 2024, que cria o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, concedido a empresas que promovam a saúde mental e o bem-estar de seus colaboradores.  

Para obtê-lo, as firmas precisam seguir diretrizes como: 

  • programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho 

  • acesso a apoio psicológico e psiquiátrico 

  • conscientização sobre saúde mental 

  • combate à discriminação e assédio 

  • bem-estar dos trabalhadores, incluindo equilíbrio entre vida pessoal e profissional, práticas de atividades físicas, alimentação saudável e comunicação integrativa.  

Válida por dois anos, a certificação exige (claro) transparência e prestação de contas das ações implementadas. A iniciativa é bastante necessária considerando que a saúde mental dos trabalhadores brazucas não está das melhores. 

Mobilidade

Entregadores com os dias contados 🔢

Clientes do Uber Eats em quatro cidades dos EUA agora podem ter encomendas entregues por carros autônomos da Waymo, divisão de carros autônomos da Alphabet, em uma expansão do serviço autônomo de entrega da Uber.  

Essa iniciativa é parte de uma colaboração de vários anos entre as duas companhias, que inclui pedidos de restaurantes selecionados nessas cidades através de veículos elétricos Jaguar I-PACE da Waymo.

O serviço já está ativo em outras localidades, mas essa é a primeira vez em que os veículos da Waymo são utilizados.  

As entregas autônomas prometem promover viagens com zero emissões e inovação para consumidores e estabelecimentos. A expansão para outras cidades ainda não foi confirmada pela firma liderada por Dara Khosrowshahi.  

Mercado e negócios

Colocou no carrinho 🛒

Contudo, a Alphabet ainda não apresentou uma oferta formal e, como a empresa suspeita, podem rolar desafios regulatórios — sobretudo na administração Biden.

Por falar na Alphabet, a companhia está pensando em adquirir a HubSpot, companhia de software de marketing on-line avaliada em USD 35 bilhões.  

A big tech discutiu com investidores da Morgan Stanley sobre a potencial oferta e implicações antitruste. Se confirmada, essa seria a maior aquisição da Alphabet e a colocaria em uma posição mais forte no mercado de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). 

Famosa entre as turmas do marketing e vendas, a HubSpot tem se destacado por seu crescimento promissor, apesar de ter registrado prejuízo líquido em 2023.  

Cibersegurança

Segurança ou só aparência?

Em 2019, uma grande varejista concordou em pagar R$ 500 mil de indenização por danos morais, após informações de cerca de 2 milhões de clientes terem sido expostas na internet.

Na época, a empresa disse aos quatro ventos que tinha “a proteção de dados como um de seus mais sólidos compromissos” e reforçou que não identificou “qualquer indício de invasão à sua estrutura tecnológica”.

Esse é apenas um dos casos em que o discurso difere muito da prática e o reflexo de uma cultura de aparências mesmo quando o assunto é segurança.

Na temporada Washing no mundo corporativo, o The BRIEFCast fala de coisas que as empresas dizem que fazem, mas na prática não é bem assim. Ouça aqui!

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🤖 >🚗 Após descartar seu projeto de carro autônomo, a Apple estaria em fases iniciais no desenvolvimento de robôs domésticos de formatos variados.  

🦈A Sony Pictures Television, Floresta e YouTube anunciam uma versão digital de Shark Tank com influenciadores, focada na economia criativa e em projetos de impacto social.  

🦾A OpenAI atualizou o DALL-E: integrou ferramentas de edição de imagem e sugestões de estilo pré-definidas, acessíveis diretamente na interface do ChatGPT.  

☑️O X (ex-Twitter) “devolveu” selos azuis a jornalistas influentes de forma gratuita na plataforma. O motivo? Tentar melhorar a qualidade das informações e respostas de postagens.  

🪙A poupança, tradicionalmente popular entre o povo brasileiro, está perdendo espaço para criptomoedas e títulos privados, em especial entre os jovens, conforme revela um estudo da Anbima e do Datafolha.  

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

O que deu de errado com os millennials, geração que foi de ambiciosa a ‘azarada’ (leitura, 8min, em português) 
spoiler: a tecnologia tem um pouco de “culpa” nisso

O imenso deserto que está nascendo no Brasil (vídeo, 12min30, em português) 
infelizmente esta redação viu de perto a mudança 

Quais os tipos de startups e como elas são classificadas (leitura, 5min, em português) 
entenda tudo rapidinho 

Além do Google: listão com ferramentas para busca online (leitura, 7min, em inglês) 
tem para vários gostos :) 

Não é o que dizemos ou pensamos que nos define, mas o que fazemos.  

Jane Austen

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.