Yes começa com Y

gestão, carreira em Y e carro elétrico

7 de março, Quinta 

Quintamos recomendando essa playlist do Startup da Real sobre como navegar por ela, a política de escritório, de forma ética e benéfica para a sua carreira. Seja você uma pessoa recém-contratada ou já vivida na pista corporativa, vale o view.  Outra dica é a segunda temporada do The BRIEFcast, que está no YouTube e no seu agregador favorito.

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Gestão? Para mim, não 

Tanto você, que está lendo essa news, como nós (que estamos escrevendo) crescemos ouvindo algumas grandes verdades da vida corporativa. E uma delas é a de que ocupar um cargo de liderança é uma métrica de sucesso. 

Em teoria, esse raciocínio está correto. Ocupar um cargo de coordenação, gerência ou diretoria traz responsabilidades mais estratégicas e proporciona um salário que ajuda a ter uma vida mais confortável. A grande questão é que essas posições, no geral, carregam junto a necessidade de gerenciar outros seres humanos. O que pode dar ruim: quem nunca conheceu (ou vivenciou)  uma a situação de um excelente profissional se tornar um péssimo gestor? 

Por conta desses causos, e também da necessidade crescente de reter talentos e potencializar as habilidades dos colaboradores, cada vez mais empresas experimentam em seus organogramas um estilo de gestão chamado de “carreira em Y”. 

Choose your path 

Em resumo, a carreira em Y é um modelo de estrutura corporativa em que uma pessoa pode ser promovida para posições de gestão ou para cargos mais técnicos. Por isso o símbolo Y, que remete a um caminho que se divide em duas vias. 

A criação desse braço corporativo surgiu com mais força na cena tecnológica. Nesse meio cresce de forma significativa a quantidade de pessoas que são ótimos profissionais desenvolvedores, mas péssimos gestores — algo que também falamos no The BRIEFcast

Para diminuir o desgaste nas equipes,  garantir a produtividade e a satisfação de todos os envolvidos (até porque tem muita gente que aceita o cargo de gestão porque se sente sem saída), a opção de se tornar um técnico plus-platinum-golden-senior-master-diamond ganhou força. 

Escolhi escolher 

Trabalhar em uma firma com a estrutura de carreira em Y traz muitas vantagens para a classe trabalhadora. A primeira é que o aumento de oportunidades na carreira, já que o ganho de experiências e dinheiros não está atrelado à necessidade de gerir pessoas. 

Com a possibilidade de se especializar no lado técnico da sua profissão, crescem as oportunidades para desenvolver novas competências na sua área de atuação – o que, no médio e longo prazo, melhora muito a qualidade do trabalho entregue. 

Por fim, a aplicação de uma estrutura de carreira em Y contribui muito para a satisfação dos colaboradores. Tanto para os que possuem a chance de aperfeiçoar a parte técnica como para quem deseja, genuinamente, gerenciar uma equipe e ajudar os outros pares a crescer. Todos saem ganhando. 

Dividindo caminhos 

E como é possível adaptar o organograma corporativo para oferecer aos colaboradores a oportunidade de decidir como desejam desenvolver sua carreira? Essa estrutura ainda é recente, mas já existem algumas boas práticas para implementar essa configuração: 

  • Defina os critérios de avaliação: todos os colaboradores precisam ter em mente quais critérios definem uma carreira mais generalista (para quem irá gerenciar outras pessoas) ou especialista (a turma técnica), para entender qual opção faz sentido ao seu momento profissional; 

  • Iguale as faixas salariais: garanta que os salários serão os mesmos, com base na expertise e experiência de cada pessoa; 

  • Espalhe a palavra: prepare uma campanha intensa de comunicação, para tirar todas as dúvidas possíveis (e impossíveis) sobre como a implementação da carreira em Y ocorrerá na organização. 

Queremos: alegrar geral 

E como você, briefer que deseja ter o poder da escolha, consegue ir para uma empresa que oferece essa estrutura? Nada de novo sob o sol: foca em desenvolver suas competências técnicas, divulgue seu progresso (leia-se: poste no LinkedIn) e procure por empresas que já tenham essa estrutura.  

Claro que os formados da área de exatas têm muito mais chances de encontrar um emprego nesse molde. Mas, dependendo do tamanho da firma em que você trabalha, é possível ter essa opção para um número maior de departamentos. 

A implementação da carreira em Y ainda é algo relativamente recente e que não é encontrado em muitos locais de trabalho. Mas ficamos na torcida para que esse formato ganhe o mundo e que quem é de gestão fique com a gestão; e que o técnico fique para quem é do técnico. Todos felizes: gostamos assim. 

Imagem: Giphy

Brasil

Acelera 🚙🚙

A Stellantis, dona de marcas como Fiat e Jeep, anunciou um plano de investimento pesado no Brasil: R$ 30 bilhões até 2030. Esse montante será usado para inovar a linha de carros com mais de 40 lançamentos, incluindo híbridos e elétricos. 

Em encontro com o presidente Lula, a empresa destacou que esse é o maior investimento da indústria automotiva na América do Sul. Além de renovar modelos existentes, a Stellantis investirá em tecnologia "bio-hybrid", plataformas globais e novos motores. 

Um detalhe interessante? Eles planejam produzir um carro elétrico no Brasil, mas sem data definida. Essa jogada representa um terço do investimento total previsto para o setor no país até 2029. E ontem mesmo a BYD iniciou as obras da sua fábrica na Bahia. Será a disputa pelos elétricos no Brasil? 

AI AI AI

Robô-novela 🤖

Lembra que o Elon Musk processou a OpenAI, alegando que a empresa, do qual ele foi cofundador, traiu seu compromisso com o bem público ao se associar com a Microsoft em um acordo bilionário — a gente falou disso na segunda-feira passada. Pois então…

A OpenAI rebateu, dizendo que Musk tentou transformá-la em uma empresa lucrativa, planejando até uma fusão com a Tesla, e chegou a reter fundos durante as negociações. A organização defende que era necessário captar mais recursos para alcançar seu ambicioso objetivo: desenvolver uma inteligência artificial geral, capaz de replicar as habilidades do cérebro humano. 

Essa reviravolta na OpenAI levanta questionamentos importantes sobre a ética e os objetivos por trás do desenvolvimento de tecnologias de ponta. Enquanto isso, no mundo da IA, o drama está presente!

Marketing de influência

Muda tudo! 🤳

O TikTok está reformulando sua estratégia de monetização com o "Creator Rewards Program", um programa que incentiva justamente o oposto do que a plataforma é conhecida: vídeos mais longos, acima de um minuto, para aumentar a receita publicitária. 

Essa mudança vem após um aumento significativo de 250% na renda dos criadores nos últimos seis meses. O foco do TikTok está agora em conteúdo original, duração de exibição, valor de busca e engajamento do público. 

Mais que isso: está expandindo suas funcionalidades de assinatura para além das transmissões ao vivo, permitindo que os criadores ofereçam conteúdos exclusivos e benefícios adicionais. Paralelamente, enfrenta questões regulatórias nos EUA, com uma nova legislação que pode forçar a venda do app.

Rinha de empresas

Aqui não, violão 💸

A briga entre a Apple e a Epic Games, produtora do Fortnite, esquentou ainda mais. A maçã bloqueou a Epic de lançar sua própria loja online na Europa em iPhones e iPads. Desde 2020, as duas empresas estão em conflito legal, com a Epic acusando a Apple de práticas anticoncorrenciais devido às altas comissões em pagamentos in-app. 

Apesar da Apple se preparar para adaptar suas regras ao Digital Markets Act (DMA) da União Europeia, que exige que permita lojas de apps de terceiros, a empresa encerrou a conta da Epic na Suécia. A Apple defende que tem "discrição total" para terminar contas de desenvolvedores que violem seus termos. 

A Epic alega que isso é uma violação grave do DMA, acusando a Apple de impedir a concorrência. A Comissão Europeia ainda não comentou o caso.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

📱Falando em DMA, para cumprir a lei, a Meta terá que tornar os apps de mensagens WhatsApp e Messenger interoperáveis com serviços de terceiros, usando o protocolo Signal para criptografia.

🔑E o Max hein? Mal chegou e já avisou que vai combater o compartilhamento de senhas a partir deste ano, seguindo o exemplo de rivais como Netflix e Disney+. 

🦣A startup de desextinção Colossal Biosciences está bem próxima de reviver o mamute-lanoso, não exatamente na sua forma original, mas criando uma versão editada geneticamente. Só reforçando: Jurassic Park está disponível na Netflix, Prime, Globoplay e Star+. Educativo. 

🛃Atenção pessoal (menos os isentos): a Receita Federal anunciou as novas regras para a declaração do Imposto de Renda 2024.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Como tornar o ambiente de trabalho um local confortável para o diálogo (leitura, 6min, em inglês) 
mas não vale preparar o terreno para essa abertura e não saber lidar com conflitos ou outros B.O.s 

Integrando a psicologia ao desenvolvimento de softwares (leitura, 14min, em inglês) 
e tem tudo a ver uma coisa com a outra 

Como identificar ciclos de estresse e lidar com eles (leitura, 8min, em inglês) 
um problema universal, infelizmente 

Metaverso na publicidade – um olhar para além do hype (manual, no seu tempo, em português) 
manual online e gratuito para a turma dos ads 

Às vezes, as pessoas não entendem suas promessas quando as fazem 

John Green 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.