📰 As Mais-Mais ($)

ponto azul, as 7 mais e valorização

14 de fevereiro, Quarta 

Hoje, mas em 1990, a nave espacial Voyager 1 tirou sua última fotografia espacial, que depois ficou conhecida como Pálido Ponto Azul. O tal ponto era nada menos que o planeta Terra, cujo tamanho na imagem era menor que 1 pixel, pois foi feita a 6 bilhões de quilômetros. E quem fez o comando para o registro foi ele: Carl Sagan. Isso que é fato histórico! 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Rainhas da Wall Street 

O retorno ($) é um dos motivos de as ações de algumas firmas de tecnologia serem queridinhas do mercado. E os últimos três anos foram tão bons para alguns segmentos, que esse panorama mudou.  

💰📈No rolê das big techs, se destacavam Facebook (hoje Meta), Apple, Amazon, Netflix e Google, até então conhecidas pela sigla FAANG. Mas o Tudum deu uma sumida do seleto grupo de papéis mais valiosos, que agora são agora compostos também pela Nvidia, Tesla e Microsoft. 

Vendo a oportunidade de deixar seu nome na cena financeira, o analista financeiro Michael Hartnett as renomeou como “Os Sete Magníficos” (em homenagem ao filme Magnificent Seven).  

Porque eu sou rica 

Essas empresas ganharam destaque no ranking S&P 500 por serem de grande porte, terem negócios que vão muito bem, obrigada e terem aumentado bastante seu valor de mercado – mais de 60% desde outubro de 2022.  

Algumas, aliás, tiveram um 2023 ainda mais babilônico do que suas colegas: as ações da Nvidia, por exemplo, aumentaram singelos 417% (!). 

Apesar de não tão impressionante como a marca dos chips, a Microsoft teve um ano 10/10, com valorização de 79% – o que gera uma comoção no universo financeiro por causa de sua capitalização de mercado de USD 3,12 trilhões. 

Inteligência financeira 

A Nvidia, por exemplo, teve uma valorização ($) tão grande por estar na vanguarda do setor de chips de alto desempenho, usados em equipamentos de games ou para impulsionar o setor de softwares de inteligência artificial. 

Sua parceria com a OpenAI inclusive deixou a Microsoft em uma posição mais confortável no desenvolvimento de grandes modelos de linguagem (os LLMs, na sigla em inglês). 

Evolução dos papéis das “Magnificent Seven” no índice S&P 500 desde outubro de 2022. Fonte: The New York Times/Reprodução.

A Tesla, por sua vez, exibiu um 2023 positivo, sendo a principal empresa do mercado americano de veículos elétricos. Mas vale lembrar que há uma projeção de desaceleração no setor e avanço de montadoras chinesas, como falamos nas notas de uma edição

Todos querem criar cérebros 

Como vocês sabem, as Sete Magníficas estão diretamente envolvidas no desenvolvimento e aplicação de IAs tanto para negócios quanto na oferta de produtos e serviços. 

Além das já citadas Nvidia e Microsoft, estão: 

  • Alphabet/Google com o Gemini - que agora é um combo de chatbot, assistente e grande modelo de linguagem (LLM). Na semana passada a empresa ainda lançou o ImageFX e tem feito pesquisas em GenAI de vídeo. 

  • Meta – pesquisa há anos diferentes aplicações de IA, porém, com foco em aprimorar seus produtos. 

  • Amazon - têm usado a tech para melhoria de seus serviços, como o recente chatbot de compras Rufus em seu e-commerce. 

  • Apple deve tirar boa parte do seu futuro lucro da venda de iPhone. No entanto, vem atuando no setor de maneira discreta: lançou somente na semana passada o MGIE, modelo de otimização e edição global de imagens. 

No close, mas temendo o corre 

Para as setes empresas e seus acionistas majoritários, estar com esse nível de valorização é alegria de viver. Mas os analistas temem que a concentração de valor de mercado dê um grande problema no futuro. 

Isso porque essas firmas tiveram uma valorização muito, mas muito superior às das 493 companhias que compõem o restante do índice da S&P 500.  

👀 E o que isso quer dizer? Qualquer situação complicada no mercado de tecnologia pode trazer uma baita crise para todo o índice – prejudicando até empresas que estejam em um bom momento. Desproporção (boa ou ruim) que dificulta futuras análises de mercado.  

Por isso, sempre vale lembrar que, da mesma forma que nem tudo o que reluz é ouro, nem toda valorização coletiva significa que os mercados estão na crista da onda. 

Mercado e economia 

Folia de trilhões 🎉

Por falar nisso, a Nvidia na segunda (12) alcançou USD 1,82 trilhão em valor de mercado. Além de ter ultrapassado a Amazon (que valia USD 1,81 trilhão), a fabricante de chips se tornou a 4ª maior empresa em valor de mercado nas bolsas dos EUA.

No entanto, rolou na terça uma queda que atingiu várias ações e derrubou os valores para singelos USD 1,78 trilhões e USD 1,75 trilhões, respectivamente. 

A Nvidia esteve nesse patamar pela última vez em 2002, quando cada uma das gigantes valia menos que USD 6 bilhões. Isso indica a escalada estratosférica da dupla nas últimas décadas. E os primeiros lugares no setor tech? Estão com Microsoft, Apple e Alphabet (por enquanto). 

Mercado e economia 2

Um zero a mais, um zero a menos... ➕➖0️⃣

Olha o bafafá! As ações da Lyft dispararam 60% no fechamento de terça (13) na Nasdaq por causa de um erro de digitação (!). E como isso aconteceu? A principal rival da Uber nos EUA projetou ganhos de 500 pontos-base (p.b.) para este ano, o que corresponde a 5 pontos percentuais.  

Em meio à animação extraordinária do mercado, a empresa emitiu um comunicado explicando que se tratava de um “erro administrativo” e, assim, o valor certo era 50 pontos-base. Na prática, esse zerinho a mais traria um salto de USD 700 milhões sobre as reservas da Lyft, de USD 13,8 bilhões. 

Após a correção, rolou queda sobre os valores iniciais dos papéis, mas que se seguiu de alta de 17% em meio às negociações depois do pregão. Com essa recuperação, talvez quem cometeu o erro não tenha perdido o emprego. 

IA 

Quem influencia quem? ⬆️⬇️

A IA não virou hype por acaso, briefers. Uma reportagem da CNBC mostra que o lobby relacionado à tech nos EUA cresceu 185% em 2023 na comparação com o ano anterior.  

Isso corresponde a 450 corporações envolvidas em influenciar projetos legais que possam impactar os negócios. No rolê, estão desde startups a gigantes como ByteDance (a.k.a. dona do TikTok), Tesla, Spotify, Pinterest, Nvidia, Samsung e OpenAI. 

No entanto mais de 330 empresas que realizaram a prática no ano passado não fizeram o em 2022. Dentre as novas integrantes estão firmas de dentro e de fora desse mercado, como AMD, Disney e AstraZeneca.

O veículo revela, ainda, que foram gastos nada mais que USD 957 milhões em lobby de maneira geral, portanto, englobando não só assuntos ligados à IA. 

Mesmo assim, vem rolando pressões bipartidárias para regulação e controle da tech no país, como foi o caso do último encontro de CEOs no Senado americano. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🥽Mark Zuckerberg testou o Apple Vison Pro e (claro) considerou o Quest 3 da Meta melhor tanto como produto final quanto em custo. 

⬆️Reagiu: depois de uma queda junto de mercados globais, nesta manhã o Bitcoin operou em alta, atingiu valor de USD 51,7 mil e alcançou capitalização de USD 1 trilhão, a primeira desde 2021. 

🫠Após a onda de vape, jovens nos EUA estão consumindo o Zyn, marca de pacotinhos de nicotina. O produto tem chamado a atenção por usar influencers para atrair a moçada e trazer a promessa de diminuir o uso de cigarro. Mas profissionais da saúde e autoridades estão preocupados com os efeitos negativos do produto

☁️O Google One atingiu a marca de 100 milhões de inscritos. O serviço envolve armazenamento extra na nuvem, sobretudo de apps como Gmail e Fotos, e ganhou uma versão premium com recursos de IA do novo Gemini. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Escudo para dados sensíveis e livre de travamentos (site, no seu tempo, em português)  

Não dá para vacilar quando o assunto é dado sigiloso: o plano Kaspersky Plus conta com um sistema antivírus completo, combinado a recursos de VPN ilimitada, verificador de vazamento de informações e monitor de integridade de disco 

Instagram Trends 2024 (estudo, no seu tempo, em português) 
para favoritar 

O que fazer quando receber feedbacks confusos (leitura, 6min, em inglês) livre-se da contradição, briefers! 

Todas as estimativas em software são erradas (leitura, 17min, em inglês) baita reflexão sobre estimativas e soluções na área 

Uma meta nem sempre se destina a ser alcançada; muitas vezes serve simplesmente como algo a ser almejado.  

Bruce Lee

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.