📰 Breaking de law

patagônia, controle e fidelidade

24 de abril, Quarta 

A BBC publicou esta reportagem sobre uma árvore na Patagônia com mais de 5 mil anos e ficamos passadas em como é possível olhar para um amontoado de galhos e folhas e achá-lo a cara de uma avó fofíssima. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

APRA Cadabra 

Os EUA estão prestes a colocar em pauta uma nova legislação sobre dados dos usuários: a American Privacy Rights Act (APRA), Lei Americana de Direitos de Privacidade em PT-BR, proposta no início do mês. Caso receba o sinal verde, a nova proposta bipartidária dá aos consumidores mais direitos para controlarem como seus dados serão utilizados por grandes empresas em geral. 

⚖️O projeto ainda evidencia o direito de alguém processar firmas e pessoas que fizerem mau uso dessas informações. Dentre as autoridades para sua aplicação estão a Comissão Federal de Comércio (FTC) e procuradores-gerais do Estado. 

A iniciativa inclusive teve apoio de algumas empresas importantes, como a Microsoft: “Os EUA devem se juntar ao resto do mundo no estabelecimento de uma legislação abrangente sobre privacidade”, disse Julie Brill, Chief Privacy Officer e vice-presidente corporativa da big tech. 

Fazem-se remendos

Introduzida pelo Comitê de Comércio do Senado e pelo Comitê de Energia e Comércio da Câmara, a APRA ainda vai ser apresentada nas duas casas para se tornar de fato lei, logo, não há uma data definida para que entre em vigor.  

  • Aí você deve estar se perguntando: “ué, nos EUA não têm um equivalente à LGPD?”. Pois é, briefers, a nova legislação lembra bastante a Lei Americana de Proteção à Privacidade de Dados (ADPPA), aprovada há dois anos.  

Só que a ADPPA ficou devendo em alguns pontos, o que encorajou os legisladores a rascunharem a nova proposta. Nesse caso a criançada foi abarcada, por exemplo, diante da crescente preocupação com sua segurança e saúde nos meios digitais. 

Termos de uso 

Se aprovada, a APRA deve restringir a quantidade de dados a ser coletada, além de permitir que as pessoas corrijam, eliminem ou exportem essas informações. Também será possível escolher, por padrão, não receber publicidade direcionada nem indicações de algoritmos. 

Aliás, o conteúdo não engloba somente dados básicos, mas também detalhes genéticos ou biométricos. Por exemplo, um banco não poderá obrigar os americanos a usarem um app de leitura facial.

Outra exigência é a transparência das empresas no uso desses recursos, sendo proibida a transferência de dados sensíveis, além do acesso de terceiros a esses detalhes.  

Aceitar ou rejeitar? 

A ideia parece boa, porém a APRA divide opiniões. O principal motivo? O modo com que os EUA dão autonomia aos seus estados. Para se ter uma ideia, 15 deles contam com leis própria de proteção de dados (!). 

Ao mesmo tempo, o ato deve não só eliminar algumas dessas legislações estaduais, mas também incluir detalhes não abordados nesses contextos. 

Conforme um relatório do Electronic Privacy Information Center e da organização de pesquisa US PIRG Education Fund, essas leis dos estados não são eficazes: nenhuma delas recebeu nota máxima, enquanto a metade foi reprovada.  

Uma das principais razões é o excesso de lobby sobre essas leis a partir de gigantes, como Meta e Amazon. 

Enquanto isso no BR... 

De janeiro para cá, o Brifão já mencionou alguns movimentos regulatórios ou pelo menos tentativas nesse sentido, como da IA nas eleições brasileiras. 

Diversos reports sobre tendências de tecnologia global apontavam esse boom regulatório em 2024, provavelmente por conta da combinação eleição + avanço manipulações sintéticas. Portanto, outras novidades nesse sentido vão pipocar nos próximos meses. 

🟢🟡Em off: estávamos no X Xuitter e nos deparamos com uma thread sobre o suposto uso de um app chamado Painel para roubar diversos dados de usuários do Zap e aplicação de golpes. É o crime correndo livre, leve e solto?

Isso sem considerar aquele megavazamento de 2021 que incluiu todos os brasileiros e o fato de somente 20% das empresas nacionais estarem em conformidade com a LGPD. Estaríamos precisando de um remendo dessa legislação também? 

Mercado e streaming

Sobe o som! 🎚️🎚️

O Spotify celebrou um lucro trimestral recorde, superando as expectativas após um ano de intensa redução de custos.  

  • Receita no Q1: USD 3,64 bilhões um pouco acima da previsão de USD 3,61 bilhões de analistas do mercado 

  • Ganhos de USD 0,97 por ação, contra os USD 0,65 centavos esperados.  

  • Número de usuários: crescimento de 19% nos usuários ativos mensais, chegando a 615 milhões, mas o número ficou abaixo dos 618 milhões estimados.  

Olho na estratégia: rolou corte de custos — incluindo demissão de 17% de seu quadro de funcionários —, revisão de produtos de podcast (divisão meio flop) e recentes testes com cursos lá na gringa 

Para o próximo trimestre, o Spotify projeta 631 milhões de usuários e uma margem bruta melhorada de 28,1%, evidenciando um início de ano mais positivo diante de seus desafios de garantir lucratividade. 

Mercado e streaming2

Iêê, infieeeel 💔

Nos EUA, a moda é o “assine, assista e cancele”. Mais de 29 milhões de norte-americanos, cerca de um quarto dos assinantes de streaming pagos, cancelaram três ou mais serviços nos últimos dois anos, revela a empresa de pesquisa Antenna 

Esse comportamento reflete uma mudança drástica em relação à era do cabo, em que a fidelidade ao provedor era a norma, combinado ao interesse de corte de gastos desnecessários.

Agora, muitos consumidores aproveitam a facilidade de cancelar e se reinscrever, embora cerca de um terço retorne a um serviço cancelado dentro de seis meses 

E a resposta da indústria? Lançar pacotes de serviços múltiplos e manter os usuários engajados com novos conteúdos e promoções agressivas, como assinaturas anuais a preço reduzido. Obs.: nesse contexto, a redação faz parte da turma dos infiéis. 

IA

De todos os tamanhos 📏

A Microsoft está lançando a família Phi-3 de pequenos modelos de linguagem, sua promessa de um avanço significativo na otimização de modelos de IA. A nova série começa com o Phi-3-mini, que, apesar de ter apenas 3,8 bilhões de parâmetros, pretende oferecer eficiência comparável a modelos de linguagem maiores.  

Disponível através do Azure, HuggingFace e Ollama, o Phi-3-mini marca uma mudança na abordagem de treinamento: utiliza dados sintéticos para mitigar riscos associados ao uso de dados da internet. Um possível passo para resolver questões de segurança em IA.  

Olho na estratégia: os novos produtos podem ser um movimento para tornar essas soluções mais acessíveis ao consumidor final diante das barreiras do mercado para posicionar soluções alimentadas por IA. 

A família de Phi-3 também incluirá versões de 7 e 14 bilhões de parâmetros, e buscará reduzir custos e a complexidade de operação de modelos avançados. 

Outra promessa é facilitar a adoção de tecnologia por desenvolvedores de modo a permitir a implementação de soluções de IA em ambientes com infraestrutura limitada.  

Economia e finanças

Swipe right 

O Brasil voltou a ser um dos principais destinos para o Investimento Estrangeiro Direto (IED), alcançando o 19º lugar no ranking global da consultoria Kearney, após ficar de fora dos 25 melhores em 2023. Esse é o melhor desempenho do país desde 2017.  

No contexto das economias em desenvolvimento, o Brasil melhorou duas posições em relação ao ano anterior: ficou em quinto no destino mais atraente, superando o México e ficando atrás apenas de gigantes como China, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia 

O avanço reflete uma recuperação significativa na confiança dos investidores estrangeiros no potencial econômico brasileiro, ainda mais depois de 2022 e 2023 terem sido períodos de vacas magras. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🚩A Google demitiu mais 20 funcionários, totalizando 50 desligamentos, por participarem de protestos contra o contrato de computação em nuvem de USD 1,2 bilhão com o governo israelense.  

📦A Amazon lançou nos States uma nova assinatura de entrega ilimitada de produtos alimentícios para membros Prime e portadores do cartão EBT nos EUA, disponível em 3,5 mil cidades.  

💰Crise? Que crise? Impulsionado pela melhora na economia e pelo avanço da inteligência artificial, o índice S&P 500 superou todas as expectativas para o fim do ano já no primeiro trimestre de 2024. 

🤖É IA que não acaba mais: a Apple adquiriu a startup francesa Datakalab, especializada em compressão de algoritmos e IA embarcada, para aprimorar o iOS 18 com recursos de inteligentes.  

🌎Uma onda de ataques de engenharia social mirando projetos de software de código aberto está preocupando a comunidade global de programação.  

📅Estava demorando: na contramão das propostas da semana útil de 4 dias, a Samsung decidiu aumentar a carga horária de seus executivos para 6 dias semanais. Seria cansaço a melhor saída? 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Seu atendimento é robotizado? (site, no seu tempo, em português) 
nem todos os chatbots são iguais: a Ubots desenvolveu uma aplicação de IA generativa em parceria com a Google para tornar seu atendimento mais eficiente, econômico e mais próximo de seu cliente 

Quero programar, e agora? (slide, no seu tempo, em português) 
guia útil e muuuito objetivo para te direcionar rumo a essa carreira 

Faça coisas novas mesmo que você seja muito ruim nelas (post, no seu tempo em português) 
às vezes, é preciso sair da zona de conforto por pior que seja

Perder o medo de perder já é ganhar.  

Rose Marie Muraro 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.