📰 Diretoria da felicidade

www, propósito e recuperação

30 de abril, Terça 

Foi hoje, mas em 1993, que centro de pesquisas da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (Cern, para os íntimos) lançou de fato a rede mundial de computadores (ou World Wide Web - WWW). Ela foi criada com três elementos que até hoje não nossos parças: o localizador uniforme de recursos (URL), a linguagem de programação HTML e o protocolo técnico HTTP. Amamos/somos surfar na web. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

O valor do propósito 

Amanhã é Dia do Trabalho e vamos pegar carona na data para abordar a felicidade nessa área: parece utopia, briefers, mas há algumas iniciativas rolando por aí. Ao mesmo tempo, questionadoras que somos, procuramos a ótica de diferentes experts para entender o movimento. 

✍️Embora discussões relacionadas ao tema tenham bombado na pandemia, ele figurava há um tempo em artigos de veículos respeitados como o Harvard Business Review. 

“Se você definir a felicidade como seu objetivo principal, poderá acabar sentindo o contrário”, dizia a autora Susan Peppercorn no texto: “Por que você deveria parar de buscar a felicidade no trabalho”. 

Em complemento, ela mencionou uma pesquisa de 2014, citada no The New York Times, que apontava o propósito como a chave para a satisfação.  

Objetivo: liberdade

“As pessoas hoje querem trabalhar movidas por um propósito e desafios”, já afirmou Fabio Cassab, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de lideranças, em uma análise enviada ao The BRIEF. 

“Elas querem estar em um lugar onde possam ter a liberdade de ser quem são, levar uma rotina mais equilibrada e construir um legado”, completou.

“No entanto, ainda não há clareza sobre qual é essa felicidade e como esse conceito vai mudando ao longo das nossas vidas”, alertou Cassab. “[Não] é algo tangível e fácil de se definir. Não há uma receita pronta”. 

Pode parecer algo muito distante da realidade, mas há empresas empenhadas nessa tal felicidade. Fabio inclusive cita a Heineken do Brasil, que criou no início do ano passado uma diretoria dedicada a acompanhar índices de felicidade de seus 14 mil funcionários.  No time estão experts de saúde física e mental. 

Entre razões e emoções 

Isso se reflete na avaliação da empresa no Glassdoor, cuja média geral é de 4,3, de 4,8 mil participações. Em meio às notas altas rolam poucas notas baixas, que criticam a falta de inclusão nas lideranças, organização por parte de algumas gestões, cultura e salários abaixo do mercado.  

E como as emoções são medidas por lá? A cada 15 dias, a galera precisa responder perguntas específicas, cujas respostas são compartilhadas com as lideranças. Turma que, de acordo com a firma, também passa por treinamentos constantes para ter ações efetivas. 

Contudo, assim como a felicidade, medir o bem-estar de profissionais é complicado, afinal se trata de algo subjetivo, que exige confiança e pode flutuar em diferentes ocasiões. 

Mas você tá bem? 

Nesse âmbito, vem crescendo o interesse pela “produtividade sustentável”: que consiste em considerar o engajamento e bem-estar dos funcionários para além de métricas mais tradicionais, como vendas, estoque e receita. 

No entanto, essas “métricas tendem a ser autorrelatadas, assíncronas, de alto nível e não representativas de toda a organização”, argumenta um artigo publicado no MIT Management Sloan School. 

Três pontos focais para medir a produtividade e bem-estar. Fonte: MIT Management Sloan School

Assim, o remédio para essa subjetividade toda estaria não só na clareza do propósito, mas também em estabelecer confiança, responsabilização e empoderamento — no sentido de autogereciamento do tempo, reforçando a liberdade de se buscar ajuda. 

Nenhuma dessas opções, é claro, funciona sem salário adequado, plano de carreira, benefícios de bem-estar, flexibilidade e outros. 

O importante é começar 

Abraçar essa “alegria” inclui mudanças profundas em alguns casos, enquanto nas firmas tudo parece mais instável e resiliente. 

Segundo Fabio, o movimento de “gestão da felicidade”, por exemplo, é novo e há uma longa caminhada pela frente sob a ótica organizacional.  

“Há um conflito de interesses a ser superado, pois é preciso entender até onde as companhias estão dispostas a investir em programas para manter as pessoas felizes versus retorno financeiro”, explicou.  

Ainda assim, é “preciso testar modelos, ações, metodologias para tentar acertar, pois não estamos lidando com algo matemático”, concluiu 

Resumindo: propósito > que felicidade, pois mais realista; dá para diminuir o estresse na firma, mas depende ($). 

Economia e mercado

Recuperando a imagem e o crédito 💸

O Grupo Casas Bahia entrou em recuperação extrajudicial. Tudo começou há cerca de 8 meses, quando a varejista anunciou o fechamento de cerca de 100 lojas e a demissão de mais de 6 mil colaboradores.

As dívidas chegaram a mais de R$ 4,1 bilhões, mas o pedido de recuperação pode mudar esse cenário. 

🫱🏼‍🫲🏼Diferentemente da judicial, a recuperação extrajudicial é feita diretamente com os principais credores – nesse caso, o Bradesco e o Banco do Brasil.

É um recurso usado para renegociar dívidas específicas, aqui financeiras, e não deve causar qualquer impacto para clientes, fornecedores, vendedores e colaboradores. 

No último domingo (28), o grupo anunciou os planos de renegociação de taxas, que serão equivalentes ao CDI, e de alongamento de títulos de dívidas da empresa, que terá 72 meses (6 anos) para quitá-las.

O anúncio fez os títulos do Grupo dispararem mais de 34% na bolsa, registrando a maior alta do Ibovespa desta segunda-feira. Mas, calma aí: o acumulado anual exibe desvalorização superior a 35%. 

Internet

É a nova geração🖱️

Na semana passada, a Google deu um passo à frente na construção da Web3 e lançou uma plataforma para desenvolvedores com diversas ferramentas. A ideia é facilitar e integrar o trabalho na internet do futuro, concentrando talentos e funcionalidades. 

E na prática? O espaço servirá para analisar dados em blockchains, criar nós em diferentes redes e acessar serviços de outras companhias, principalmente os conteúdos cripto.  

O plano é também disponibilizar a plataforma como um ambiente de educação sobre a Web3 – atualmente, apenas um estudo de caso de uma startup que usou a Google Cloud foi incluído, mas outros devem pintar por lá. 

Além disso, a big tech está com um programa de startups para fomentar o uso da plataforma, incluindo quem busca criar empresas do zero até quem pretende escalonar seus resultados.  

Ciência

Giramundo 🌍

A velocidade de rotação da Terra mudou: depois de 7 anos pisando no acelerador, nosso planeta deu uma segurada no freio em 2023. Com isso, a duração dos dias foi mais longa, por mais que você não tenha sentido qualquer diferença.  

Segundo o Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS), a desaceleração deve continuar nos próximos meses, com cada dia durando 1,63 milissegundo a mais até março de 2025, que deve ser o dia mais longo em 5 anos. 

Esse tempo mínimo, porém, impacta satélites de GPS, muito ligados à posição espacial em relação à Terra. Se ela girar mais rápido ou mais devagar sem qualquer compensação, a tecnologia rapidamente se torna obsoleta.

Em longo prazo – BEM longo –, o dia terrestre terá 25 horas, mas isso só daqui a 200 milhões de anos.  

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

📲A montadora de carros elétricos Polestar vai lançar seu primeiro smartphone, que oferece integração facilitada aos veículos da marca.  

💰A startup Yuna, que usa IA para criar histórias infantis personalizadas, anunciou a captação de R$ 8 milhões em uma rodada pré-seed. 

👽I want to believe: Lisa Kaltenegger, cientista que dirige o Instituto Carl Sagan, afirmou que a descoberta de vida alienígena é uma questão de (pouco) tempo e que o telescópio James Webb deve ser o grande responsável por esse momento. 

🚨Thrasio, o principal agregador de vendedores terceirizados da Amazon, enfrenta um processo de falência e acaba de perder seu CEO e outros cinco executivos seniores. 

🤖O jornal Financial Times firmou uma parceria com a OpenAI para treinar modelos de inteligência artificial com seus conteúdos. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Com 3 milhões de tentativas de golpes em cinco meses, Brasil é 6º país com mais casos de roubos e vazamentos de dados (leitura, 4min, em português) 
a Surfshark oferece um pacote abrangente de segurança digital para mitigar esses riscos — e com um descontaço de 80% 

Biblioteca de indicação de livros para desenvolvimento pessoal ou profissional (listão, no seu tempo, em português) 
lista maravilhosa da Beatriz da newsletter Bits to Brands, organizada por categorias 

Descubra como você aprende melhor (teste, no seu tempo, em português) 
algo que pode acelerar (e muito) seu conhecimento! 

Navegando por mudanças organizacionais: estratégias de comunicação para liderar um time em crescimento (leitura, 9min, em inglês) 
dicas de uma ex-Google 
 
Comprei plantas: e agora? Como cuidar? (vídeo, 16min08, em português) 
primeiros passos para ter sua urban jungle 

Devemos usar o tempo com sabedoria e perceber para sempre que o momento é sempre propício para fazer o que é certo.  

Nelson Mandela 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.