- The BRIEF
- Posts
- 📰 Tchau, smart
📰 Tchau, smart
satisfação, intelliphones e união de nuvens
17 de junho, Segunda
A turma da revista Gama fez este especial de matérias com dicas para se ter mais satisfação em diferentes aspectos da vida. E, como é fácil para a gente se esquecer das pequenas alegrias da vida em meio à rotina, vale a leitura.
Ou ouça a versão em áudio da news👇
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
A nova revolução
A última grande novidade dos smartphones foram as telas dobráveis. Porém, disponíveis desde 2019, ainda se trata de modelos caros e que não geraram uma revolução significativa no mercado. Isso está prestes a mudar com os Intelliphones.
🤳🏼Falamos aqui na news sobre como a IA vai transformar o mercado de PCs nos próximos anos. O mesmo acontecerá com os celulares, que deixarão de ser uma porta para a internet para ser de fato um assistente pessoal inteligente.
Tal como os computadores, os smartphones enfrentaram uma baixa logo após a pandemia: 2022, por exemplo, registrou a menor remessa de novos aparelhos desde 2013.
Segurando gastos
O mercado melhorou nos últimos três trimestres: o Q1 deste ano, por exemplo, registrou aumento de 7,8% em relação ao de 2023, com a Samsung reassumindo a liderança global de novos aparelhos.
Com smartphones mais potentes, mais caros e com mais recursos, muitas pessoas estão demorando mais para fazer novas aquisições.
Afinal, o que tem de tão especial atualizar um aparelho para ter apenas uma câmera melhor ou um processador mais potente? Com os IntelliPhones, a revolução será mais gigante, e a Apple parece estar na liderança dessa tendência.
Consciência do contexto
A inteligência artificial é a base dos intelliphones, nome cunhado por analistas do Bank of America Securities. A ideia é que os modelos mudem nossa forma de lidar com os aparelhos móveis como ocorreu com os smartphones. Lá começo dos anos 2000 esses modelos foram um minicomputador na palma da mão.
Hoje, aparelhos e apps até possuem recursos comandados por IA - como foi o caso do Galaxy AI -, mas nada se compara ao que está previsto. Entre as novidades, está o entendimento do contexto do usuário, com a personalização avançada como a alma do IntelliPhone.
No passado, a Apple acelerou o que seriam os smartphones modernos por meio do iPhone, que trazia dados de localização, câmeras potentes e a App Store. Já no primeiro trimestre deste ano, a companhia perdeu novamente a liderança global em vendas para a Samsung, mas aposta na IA para reverter o cenário.
Rainha da tech
Porém, duas grandes novidades foram apresentadas no evento WWDC 2024, no começo da semana passada. O primeiro é que o iOS 18 trará mais personalização ao iPhone, incluindo o posicionamento de ícones em diferentes lugares da tela — até que enfim!
O segundo, e mais impactante, é o Apple Intelligence, que chegará não só ao iOS como também aos iPads e Macs. Por meio de IA generativa e contexto pessoal, a tecnologia promete facilitar a vida do usuário com base em suas rotinas.
E o mais interessante é que todo esse processamento será interno, sob a promessa de ser muito privado: será possível, por exemplo, optar por um processamento ainda maior em nuvem.
Pé na realidade: os IntelliPhones ainda não existem, mas a Apple já está no caminho. Outras empresas como Google, OnePlus e Samsung correm atrás para incorporar novos e poderosos recursos de IA em seus aparelhos.
Corrida de ouro
Sabe o recurso de sugerir texto ao escrever? Os novos dispositivos devem prever comandos de voz mais complexos com base em aprendizagem de fala. Outros recursos preditivos e imersivos prometem colocar o gadget em um novo patamar.
Tradução em tempo real, sugestões proativas com base em seu comportamento, alertas de saúde baseados em dados, resumos de e-mails, além de notificações e comando por voz muito mais refinados são algumas das possibilidades.
O IntelliPhone ainda deve trazer novas formas de interação com pessoas e clientes, permitindo uma ampla gama de experiências que nem sequer existem hoje.
Alô, aqui é sua IA
Como falamos, a IA conversacional será tão presente na nossa rotina que vai até nos lembrar de coisas que não recordávamos mais às vezes, é melhor esquecer mesmo.
Tudo muito moderno e legal, mas fica a preocupação de que fiquemos cada vez mais dependentes dessas tecnologias — até que ponto vão afetar nossa memória, capacidade de aprendizado (tipo idiomas), de lembrar do aniversário de amigos e colegas e afins…
Por enquanto, não há prazo para a chegada desses aparelhos ao mercado. Só que, como a corrida está aquecida, não deve demorar muito para os primeiros darem as caras. Animados para essa nova era, briefers?
Economia e finanças
São Jorge, por favor me empresa o cartão
Dados internos do Nubank apontam que em abril seus clientes utilizaram o cartão de crédito, em especial, para arcar com gastos do dia a dia, como:
supermercado (14,8%)
serviços (13,9%)
transporte (12,1%)
itens para casa (11,2%)
O banco digital, porém, explica que isso não seria reflexo de endividamento, pois não se trata de um “vínculo de crédito”, em que são cobrados juros sobre o valor original em parcelamento ou rotativo — essas modalidades representam 3,6% do total de transações de pessoas físicas.
Dados da Febranan apontam que só em 2023 foram movimentados R$ 2,4 trilhões com cartão de crédito, equivalente a 22% do PIB nacional (!).
No entanto, fica sempre aquele potencial B.O., pois a falta de pagamento pode acarretar custos de rotativo — ou gerar a famosa bola de neve.
Tecnologia em nuvem
Somos amigas, somos techs
A Oracle e Google ficaram best friends: anunciaram uma parceria de interconexão entre o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) e o Google Cloud, que rolará em 11 cidades do mundo, incluindo São Paulo.
O serviço inclusive levará o nome de ambas as soluções: Oracle Interconnect for Google Cloud (chique). E qual o impacto na prática? A implantação de cargas de trabalho de uso geral com transferência de dados entre as nuvens — e sem custos adicionais.
No caso, a “laranja” operará e gerenciará seus serviços de banco de dados Oracle nos datacenters do Google Cloud.
“Os clientes desejam flexibilidade para usar múltiplas nuvens”, falou Larry Ellison, presidente e CTO da Oracle. A união seria uma forma de atender a essa demanda.
Na quarta (12), essa empresa também anunciou uma parceria com a Microsoft e com a OpenAI para fornecer capacidade computacional adicional para a startup.
As novidades, juntamente com salto de 3% em seu faturamento anual, fizeram com que suas ações subissem 13%, o melhor desempenho desde o final de 2021.
Tecnologia e interação
Replicante de produtos
A empresa japonesa de telecomunicações Nippon Telegraph and Telephone (NTT) exibiu a Kirameki: uma tela de campo de luz de ultradefinição, que permite replicar a textura e visual real de outros materiais.
Mas para que serve? A tecnologia permitirá a exibição de objetos de maneira realista, de modo que sejam vistos em diferentes perspectivas, quase como se pudessem saltar da tela. Assim vai fazer sentido na venda de produtos caros ou no mercado de luxo — joias, calçados, roupas etc.
A Kirameki utiliza as tecnologias IPS LCD (aplicado em telas de cristal líquido) e LFD, que permite a reflexão de luz em diversos ângulos sem a perda de informações.
🤖Apanhadão de IAs
→O Papa Francisco discutiu na sexta (14) com a cúpula do G7 suas preocupações com o uso da IA e seus efeitos sobre a humanidade.
→Oi? Neste mês está rolando o primeiro “Miss IA”, que traz mulheres criadas artificialmente. Tem até finalista brazuca na parada: a influencer Ailya Lou.
→O YouTube usou o Gemini 1.5 para identificar padrões de mais de 8 mil comerciais bem-sucedidos.
→O Pinterest lançou um conjunto de ferramentas de IA para times de criativo, performance e brand.
→Uma reportagem do The Information aponta que a OpenAI tem receita anualizada (ARR) de USD 3,4 bi - mesmo sem a Apple pagar nada pelo uso de sua IA. No final de 2023, o valor era de USD 1,6 bi.
→Em meio a críticas na dissolução de seu time de segurança, a startup também anunciou Paul Nakasone, ex-chefe da NSA, para seu conselho de administração, bem como ao seu recém-formado Comitê de Segurança e Proteção.
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
📺A Associação Nacional de Anunciantes dos EUA (ANA) está trabalhando em um novo sistema de avaliação de audiência cross-media. Apelidado de Aquila, o serviço contará inclusive com uma parceria entre a Meta, Google, Amazon e TikTok.
🦾Ousadia? Elon Musk aposta que a divisão de robôs da Tesla deve conferir à empresa o valuation de USD 30 trilhões (isso mesmo). As firmas mais valiosas do momento são a Apple e Microsoft, que valem USD 3,28 tri e USD 3,27 tri, respectivamente.
🛒As vendas do varejo brazuca registraram salto de 0,9% em abril na comparação com o mês anterior — em especial nos segmentos de hiper e supermercados, além de alimentos e bebidas. A leve melhoria do desempenho ainda não teve reflexo da tragédia no RS.
🔭O Telescópio James Webb, o Jaiminho, flagrou uma gigantesca colisão entre asteroides, ocorrida há 20 anos.
Pensamentos de Segunda
💊Analgésicos são quase o “silenciar notificações” do seu corpo
🎤Nada deixa um karaokê mais chato do que uma pessoa que canta bem
🥸No fundo, o bigode nada mais é do que uma grande sobrancelha de boca
🤷♀️Quem poderia imaginar que a realidade iria virar uma fuga das redes sociais?
📺É incrível como dizemos “qualquer coisa estou à disposição” torcendo muito para que não precisem da nossa disposição
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
onde encontrar exemplos de ux e ui em 2024 (leitura, min, em inglês)
uma baita mão na roda para a turma da área
está todo mundo correndo? como a corrida se tornou o esporte que mais atrai praticantes (leitura, 5min, em português)
o combo acessibilidade + saúde no pós-pandemia é o maior atrativo
como empresas podem preencher o gap de habilidades de seus times com ajuda da IA (leitura, 4min, em inglês)
para favoritar
como usar a IA para elevar sua produtividade (curso, no seu tempo, em português)
é online e gratuito por tempo determinado!
Tornar o comum maravilhoso é o teste da genialidade.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Já diziam os sábios: informação deve ser compartilhada, assim como esta newsletter e um bom cafezinho.
Pensando nisso, e atendendo a pedidos da nação briefer, lançamos o 🥁🥁… Programa de Recomendação 🎉
☕Como funciona? Basta indicar o The BRIEF para 10 pessoas reais, que deverão se inscrever na news (claro). Feito isso, você ganhará a nossa caneca exclusiva.
“Ah! Mas o que eu digo para convencer a galera?”.
🗣️É só dizer que falamos todos os dias sobre tech-business-comportamento com uma visão analítica e cheia de humor. Tudo isso de graça.
Obs.: enviamos somente para endereços no Brasil e apenas quem fizer a indicação receberá o prêmio.
É só clicar no botão abaixo para começar!
Somos o The BRIEF, uma newsletter diária e gratuita dedicada à tecnologia, mercado, comportamento e carreira. Estamos aqui desde 2017, ou quando isso tudo era mato, trazendo uma visão analítica e cheia de personalidade à sua caixa de entrada.