- The BRIEF
- Posts
- 📰 Navegar é preciso
📰 Navegar é preciso
carros, novas fronteiras e aurora
13 de maio, Segunda
Hoje, mas em 1934, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto que nomeou este como o Dia do Automóvel. Para prestigiar a data, trazemos este vídeo que, para esta redação, é o conteúdo definitivo para quem quer dominar a arte da baliza e conservar a lataria do seu carango.
Recebeu a news de um amigo? |
Imagem: Giphy
Manda jobs
Ser protagonista de si na carreira é uma tendência fortíssima, como contamos em uma news de semanas atrás. Uma parcela da turma briefers ficou meio assustada com ser um minifluencer para ampliar seu alcance profissional.
Mas não se desespere: você não vai ter de necessariamente postar conteúdo nas redes o tempo todo. Queríamos dizer é que, diante da nova realidade de ampla instabilidade, seria uma saída um pouco mais segura de garantir renda sem ter sua imagem atrelada apenas à empresa ou uma profissão.
🗣️Outra maneira de se enxergar para além desses aspectos é superar os limites geográficos. “The BRIEF, vou ter de mudar de país?”. Não, porém, esta é a hora de você investir em idiomas ou desenferrujar seu english.
Eu quero quem queira (me contratar)
Desde a pandemia começou a rolar uma “fuga de cérebros” de profissionais brazucas de tecnologia. Além do formato mais flexível de trabalhar, para uma parte dessa galera o salário (em dólar) é um dos principais atrativos.
Ainda pincelamos na semana passada o forte interesse de big techs, como a Google e Microsoft, por mão de obra de mercados emergentes, como o Sudeste Asiático e América Latina.
🌎Agora a pesquisa “Futuro do Trabalho 2024: onde estamos e para onde vamos”, da Futuro Possíveis em parceria com O Boticário, reforça o do desejo de “remoto sem fronteiras” por aqui.
Isso porque 78% dos participantes disseram ter interesse em trabalhar remotamente para um empregador internacional — salto de 8 pontos percentuais em relação a 2023.
Empregos digitais globais com salários mais altos e perspectivas para 2024. Fórum Econômico Mundial/reprodução.
Onde acha vaga?
Essa tendência é ainda mais evidente entre mulheres: 80% — no ano anterior o volume era de 68%. Por outro lado, 65% dos participantes não têm a menor ideia de onde ou como conseguir essas oportunidades. A falta de fluência em outro idioma é vista como principal barreira para buscar oportunidades na gringa.
E há empresas empenhadas em conectar essa força global de colaboradores, como:
Papaya Global, que conta com uma plataforma de gestão e pagamentos de equipes globais.
Work Anywhere in the World (WWR) que exibe vagas não só para tech, como também product manager, UX, UI design, marketing etc.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, esse avanço de global talents e global jobs deve acelerar até 2030. O material também ressalta como essas iniciativas podem ser seguras e inclusivas para ambas as partes (firmas e empregados).
Diversidade e benefícios são plus
Uma pesquisa da G-P (Global Partners) ainda mostra como a nova geração de profissionais já considera a carreira sem limite de fronteira. Para ela, isso pode ser vantajoso não só do ponto de vista financeiro como também de benefícios e diversidade.
O interesse em se aprimorar de maneira constante seria um plus — como empresas que investem em workshops e programas de orientação.
Há anos falamos aqui no Brifão sobre como as carreiras estão cada vez menos lineares e como devemos daqui para frente nos atualizar de maneira continuada (lifelong learning).
✍️Mas, além da parte técnica, para embarcar em trampos internacionais, é preciso:
dominar um ou mais idiomas — nem sempre é preciso ser megafluente, mas capaz de dar conta de suas atividades sem dar B.O.
compreender padrões, práticas e leis internacionais, dependendo da área.
A brave new world
O trabalho aqui funciona de maneira colaborativa, porém independente, logo os processos são assíncronos e se focam em entregas por motivos de diferentes fusos horários. Estamos falando de trampos fixos, mas também existem projetos frilas ou contratos por tempo determinado – o que ajuda a descolar uma graninha extra.
🥊Já do lado das empresas, isso significa uma disputa maior por talentos em uma nova escala; transformação jamais vista e que coloca essa como a Geração Global de colaboradores.
Na pesquisa da G-P, por exemplo, 66% dos líderes disseram que ter funcionários em vários países faz parte de sua estratégia de negócios. Portanto, não se adequar a essa nova realidade poderá ser uma perda estratégica, sobretudo em firmas ligadas à tech e inovação.
Enquanto isso, uma matéria traduzida pela Forbes Brasil está dando o que falar nas redes sociais…
Você já considerou trabalhar pra uma firma gringa sem sair do BR?Amanhã traremos o resultado da enquete |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Economia e negócios
¿Hablas tecnogía?
O Duolingo provou que o investimento correto em IAs generativas pode ser benéfico ao negócio. O número de assinantes no primeiro trimestre deste ano chegou a 7,4 milhões, salto de 54% no comparativo anual. Já a receita no período subiu 45%, chegando a USD 167,6 milhões.
Segundo a edtech de idiomas, a tecnologia permitiu a criação acelerada de conteúdos, além de atrair leads mais propensos à conversão. Assim, ela se destacou de outras empresas do segmento, que exibiram queda no Q1.
O diretor financeiro Matt Skaruppa afirmou que “as pessoas estão dispostas a pagar ainda mais para aprender um idioma por meio da IA generativa”. Agora, a companhia pretende aprimorar ainda mais seu esquema de tutoria on-line e ampliar seu plano de assinatura familiar.
Tech mobile
De graça? Melhor que isso só dois disso
Não é bem uma notícia nova, mas achamos interessante de contar. Sabia que a Google desenvolveu o primeiro app para Android do Twitter? Na época, a rede social ainda estava engatinhando e iniciando a programar para apps móveis.
A companhia do falecido passarinho azul pegou a ideia do app Tweetie, então já com relevância no BlackBerry e no iOS, para criar sua versão para iPhone.
Nisso, abriu-se uma lacuna para o desenvolvimento para o Android, que a própria Google abraçou criando um “app de demonstração”.
A big tech fez o mesmo para outros apps sociais populares, como o Foursquare, por isso eles eram tão semelhantes no começo. Só depois de pronto é que o Twitter pegou o código para dar sua pincelada.
Ciência
Auroras latinas
Na sexta-feira (10) chegou à Terra a maior tempestade geomagnética em 20 anos. O resultado? Belíssimas auroras boreais no Hemisfério Norte e (raras) auroras austrais no Hemisfério Sul no último final de semana.
Tudo lindo e maravilhoso. Só que, de acordo com alerta da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), que colocou em risco o funcionamento de redes de energia e sistemas comunicação via satélite em algumas partes do mundo - Europa Oriental, África Oriental e Ásia.
O fenômeno apareceu em locais curiosos, como Flórida (EUA), Londres (Reino Unidos), Budapeste (Hungria), Ushaia (sul da Argentina), além de Los Lagos e Patagônia (Chile).
my sister-in-laws wedding is tomorrow and this pictures of her after the rehearsal dinner are insane like IMAGINE the aurora borealis the night before your wedding!!!!!
— lauren | folklorian (@swiftcoffeegirl)
4:18 AM • May 11, 2024
TL;DR
Ainda mais little e mais BRIEF
🚩RS: as chuvas intensas do final de semana fizeram saltar o número de pessoas fora de casa: de 441 mil para 618 mil. São mais de 81 mil em abrigos e 143 mortos.
🚩🚩RS: A cheia no Guaíba também deve superar a última marca histórica, chegando a 5,50 metros. O Rio Taquari (na Região dos Vales) alcançou 6 metros em apenas 24h na noite de sábado.
🫂Doações são essenciais: na sexta deixamos links de como fazer isso de maneira segura.
🤑Os fundos de investimento nacionais receberam mais aportes do que retiradas pelo quarto mês consecutivo. Em abril, foram injetados R$ 40,1 bilhões, ficando atrás apenas de janeiro.
🌳A Tesla teria que desmatar mais de 100 hectares de floresta na Alemanha em um terreno para expansão de negócios. Isso gerou a ira de manifestantes climáticos, que tentaram invadir o local na semana passada.
🍏A Apple pediu desculpas por seu campanha Crush! do novo iPad.. A ideia pegou malzão entre o público, que entendeu a mensagem como “a tech destruindo a criatividade humana”. O motivo? Figuras pop e instrumentos foram amassados.
Pensamentos de Segunda
📦Os filósofos não pensam fora da caixa, eles se questionam por que existe uma.
🧠Se os humanos fundirem seus cérebros com a IA, os vírus da internet provavelmente poderão ser usados para dominar o cérebro de alguém.
📊As pessoas se cuidariam melhor se tivessem barras de saúde.
🫱🫲O número 4 não parece tão grande até você jogar Uno.
A Redação Recomenda
Achados para ler, ouvir e assistir
como encontrar emprego remoto internacional (leitura, 7min, em português)
pegando carona em nossa matéria principal
como escolas suíças usam IA na escola? (vídeo, 7min, em português)
mostrando à criançada como explorar a tech com responsabilidade
empresa oferece vinho grátis em texto de política de privacidade e apenas um cliente encontra meses depois (leitura, 2min, em português)
provando que quase ninguém lê textos de privacidade em sites
na hora de inovar cuidado para não resolver um problema criando outro (post, 1min, em português)
a troca de colheres de plástico no McDonald’s deu ruim – teve até registro no Reclame Aqui
o que é necessário é criar.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |