📰 Não me esconda nada

fita, memória e ajuda

10 de maio, Sexta 

Dia muito legal para quem gosta de ter à disposição conteúdos para acessar: foi hoje, mas em 1975, que a Sony lançou o Betamax, o primeiro gravador videocassete. Dessa forma, era possível registrar para a sua alegria seus programas preferidos. Uma era que passou, mas que curtimos. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Mind hunters

Registrar momentos da vida era uma coisa muito mais cara e trabalhosa em comparação a hoje. Mas esta redação não vai negar que curtia folhear os álbuns de capa flexível e folhas de plástico de antigamente.

Agora, novas tecnologias querem ir além do registro fotográfico tradicional: empresas estão criando memórias a partir de IAs, apelidadas de memórias sintéticas.

🎞️Fundada em Barcelona, Espanha, em 2013, a Domestic Data Streamers, firma especializada em arte e pesquisa de tecnologia, possui um projeto exatamente com esse nome. Ela inclusive passou por diferentes países – incluindo o Brasil – prometendo ajudar pessoas em situação vulnerável a reconstruir lembranças.  

Fotos fakes, emoções reais 

O processo é muito simples: a pessoa descreve detalhadamente algo que ocorreu em sua vida e profissionais usam modelos de IA para gerar uma representação (em movimento ou estática) desse momento.

Para garantir o máximo de veracidade, a turma que trabalha é bem treinada para fazer perguntas certeiras e criar prompts de comando bem específicos.

O primeiro projeto da Domestic envolveu conversas com imigrantes ou refugiados, que visualizaram as representações de seus relatos. O próximo passo da firma espanhola, que já recebeu incentivos ($) da ONU e do Google, é usar a produção desses registros para fins terapêuticos.

Puxando da memória

Neste ano, o estúdio está trabalhando em um projeto com pesquisadores da área da saúde que testa a criação de memórias sintéticas como forma de tratamento para a demência – conjunto de sintomas que afetam o funcionamento da memória e do discernimento.  

O trabalho ainda está em andamento, mas resultados iniciais mostraram que a abordagem – em especial ligadas à infância – ajuda pacientes a se conectarem com sua identidade, algo essencial para reduzir a evolução da doença. 

Exemplo de uma memória sintética estática. Fonte: Domestic Data Dreamers/reprodução.

O trampo da Domestic Data Dreamers para o desenvolvimento de memórias é bem artesanal e não invasivo.

Mas é bom? Achamos o aspecto das imagens meio esquisito, com aquela cara de IA.

Só que está aí a chance real de, nas próximas décadas, essa lógica tomar outras proporções em interface cérebro-computador (BCI) - hoje estão na área firmas como a Neuralink e Paradromics.

Como todo cuidado é pouco, um estudo de neurociência, publicado na Nature, lá em 2017, fez o seguinte alerta:

“E os dispositivos neurais conectados à internet abrem a possibilidade de indivíduos ou organizações (hackers, corporações ou agências governamentais) rastrearem ou mesmo manipularem a experiência mental de um indivíduo”.

Isso sem considerar a BrainNet, ideia futurista de que haverá uma rede neural global que conecta mentes a computadores (medo).

Acesso negado 

Cá estamos nós em 2024 e iniciativas assim estão avançando na Terra do Tio Sam. Um movimento por lá está buscando garantir que, assim como nossas impressões digitais, os pensamentos sejam classificados como dado pessoal 

No mês passado, o estado de Colorado, por exemplo, incluiu os “dados neurais” como parte das informações que são únicas e exclusivas de cada pessoa. Califórnia e Minnesota devem ser os próximos a criar regulações similares.  

Mesmo assim: 1) estamos longe de chegar a regras globais no uso de dispositivos conectados à mente, enquanto techs avançam; 2) esse rolê todo daria um belo filme das Wachowski…

Especial - Rio Grande do Sul

Na terça (06), fizemos um balanço geral da tragédia no RS e hoje voltamos com algumas infos e dicas sobre trampo e benefícios que possam ajudar neste momento difícil.

  • As buscas por “FGTS calamidade” atingiram o pico na quarta (08) no Google, a partir do RS, o que já refletia a necessidade de recursos financeiros para a população. Importante: no site oficial da Caixa há o passo a passo detalhado sobre o saque, que já pode ser feito no estado.

  • O governo federal liberou benefícios, como Abono Salarial, crédito para micro e pequenas empresas, além de prorrogação de, pelo menos 3 meses, para recolhimento do Simples Nacional.

  • E como fica a parte profissional? Na lei trabalhista não existe regra específica para faltas em caso de calamidades naturais. Porém, resta o bom senso das firmas (mesmo no home office) de liberar a galera gaúcha - que se encontra abalada - das atividades por ter perdido a casa, documentos e/ou estar sem acesso a itens básicos (de água a vestuário).

⛈️ Infelizmente há previsão de chuva até segunda-feira (13) em grande parte do RS, o que deve agravar as inundações. Nos dias seguintes as temperaturas também vão despencar.

Contribuições são essenciais agora e nas próximas semanas - briefers gaúchos inclusive pediram uma força em divulgações, como abaixo.

📌Doações e outros apoios

🚚Correios 

Pontos de doação (SP, RJ, MG, PR, SC, BA, PB E DF)  

como se voluntariar na triagem de donativos 

🫱🏼‍🫲🏼Campanha solidária  

vaquinha online com apoio de várias empresas 

🐶😺Resgate e apoio a animais 

Vem adotar – Pix e demais infos 

📞Disque 100 

Está recebendo desde informações sobre pessoas desaparecidas a voluntários para trabalhar na região 

🫂Saúde mental

A turma do GHZ fez uma lista bacana sobre como buscar apoio de saúde mental de forma gratuita.

Economia e finanças

Dinheiro em papiro

O dinheiro vivo vai acabar? Não tão cedo. Um estudo The Global Payments Report da Worldpay aponta que as cédulas serão usadas em 12% nas transações nacionais até 2027. Em 2019, o volume era de 48%, enquanto em 2023 caiu para 22%.

As carteiras digitais devem ser o principal meio utilizado em 3 anos (de 18% vão para 41%) em comércio físico e devem competir com o Pix - hoje o cartão de crédito é o queridinho (sairá de 36% para 30%).

Superamos inclusive não só toda a América Latina na redução do uso de papel-moeda como também países como o Japão e Alemanha, cujas previsões serão de 31% e 29% até 2027, respectivamente.

Mercado e negócios

Deu ré

Ainda tem balanço do primeiro trimestre de 2024 rolando, jovens. Dessa vez, a Uber registrou receita de USD 37,65 bilhões (+15% em relação ao Q1-2023), levemente abaixo dos USD 37,93 bilhões esperados por analistas de Wall Street.

Mas o que chamou a atenção foi o prejuízo de USD 654 milhões, muito acima do exibido no ano anterior, de USD 157 milhões.

“Tivemos que reduzir as participações acionárias que resultaram em perda”, disse o CEO Dara Khosrowshahi à CNBC. “Não esperamos que isso continue acontecendo daqui para frente”, completou.

O número global de consumidores ativos da plataforma chegou a 149 milhões (+15%) e foram feitas 2,6 bilhões de viagens no período, +21% em comparação ao Q1-2023.

Ciência

Yeah, science!

O AlphaFold recebeu uma atualização significativa, atrelada ao novo AlphaFold 3. Não se trata de smartphone, mas sim de um software científico, desenvolvido pela DeepMind, lab de IA da Google.

Além da capacidade de prever a estrutura 3D das proteínas, agora ele pode modelar outras moléculas de importância biológica, incluindo o DNA.

Além disso, o sistema consegue alterar interações entre anticorpos produzidos pelo sistema imunológico e moléculas de organismos causadores de doenças.

Show e para que isso serve? Para descoberta mais rápida de medicamentos e para entender como moléculas se ligam a essas drogas. O AlphaFold 3 inclusive será disponibilizado em nuvem (e de graça) para pesquisadores externos.

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🧠E por falar nela, a Neuralink relatou uma falha no seu implante cerebral, instalado em janeiro em um paciente.

📺Passando perrengue nos streamings, a Walt Disney e Warner Bros Discovery vão oferecer um pacote dos serviços com Disney+, Hulu e Max nos EUA, com opções com e sem anúncios. 

🧙‍♂️Falando em Warner Bros, o estúdio anunciou A Caçada por Gollum, novo filme da franquia Senhor dos Anéis para 2026, com Andy Serkis retornando como Gollum. Amamos Andy, mas achamos a ideia péssima. 

🚰A Ambev pausou sua produção de cerveja para envasar água potável para o RS.

🤖A Meta lançou uma ferramenta de IA com foco em publicidade - incluindo imagens e textos de campanhas. Ela está sendo distribuída, aos poucos, globalmente via Gerenciador de Anúncios no criativo Advantage+.

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

teoria da internet morta: vamos interagir só com bots? (vídeo, 1min30, em português) 
bots do X ✍️ 

gerenciamento do conhecimento e big data nos negócios (curso gratuito, no seu tempo, em inglês) 
intro interessante e rápida a essa área 

como fazer da variedade linguística uma aliada em sua estratégia de marketing (leitura, 5min, em português) 
e com alguns exemplos pra ilustrar 

mobile app trends 2024 (e-book, no seu tempo, em português) 
dados e trends sobre diversos segmentos digitais 

Você é a contadora de histórias de sua própria vida, e pode criar sua própria lenda ou não. 

Isabel Allende 

O que achou da news de hoje? 🕵️

Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.