📰 O poder do anel

pokémon, vestível e novidade

27 de fevereiro, Terça 

Data bem batuta para os fãs de joguinhos: neste dia, mas em 1996, a Nintendo deu início à franquia Pokémon no Game Boy, com o lançamento das versões Red e Green, no Japão. Com a chegada da série nos EUA, dois anos depois, porém, o título Green foi trocado pelo Blue. Os games ficaram populares por permitirem o compartilhamento de bichinhos entre jogadores, sendo sucesso até hoje. 

Salve, jovens! 🎧

Versão audível da nossa news diária? Agora temos: chegou o The BRIEFONES. Essa é uma baita solução para você que está com a vida corrida, mas quer ficar por dentro de tudo do universo tech-business — ou simplesmente curte conteúdo nesse formato.

  • Quando? De segunda a sexta, a partir das 16h.

  • Onde? No YouTube e Spotify.

E é só dar play no link abaixo para ouvir a edição de ontem.  

Oferecido por

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

É tech e é (quase) joia 

O universo dos vestíveis já não pertence só ao smartwatch: estão chegando no pedaço óculos inteligentes e, mais recentemente, anéis inteligentes. E esse é o caso do Samsung Galaxy Ring. 

💍Exibido como um protótipo para um público fechado na MWC 2024, maior feira do mundo de dispositivos móveis que está rolando em Barcelona, o gadget é voltado para o monitoramento de saúde e bem-estar.

Ainda não há uma data específica de lançamento, porém, boatos dizem que a sul-coreana quer colocá-lo nas prateleiras entre julho e agosto deste ano.  

A empresa inclusive promete ser essa uma nova forma de reunir e avaliar dados de saúde em apenas um lugar. E isso será possível com o My Vitality Score, recurso que “oferece informações de saúde personalizadas com base em vários fatores, incluindo sono, atividade, frequência cardíaca e sua variabilidade”. 

IA em tudo (e mais um pouco) 

O Ring fará parte de um ecossistema de saúde que integra vários dispositivos em uma só plataforma (Samsung Health). Novidade que terá uma forcinha da IA para criar insights personalizados e gerar uma experiência de saúde exclusiva baseada em pistas de 64 milhões de usuários ativos mensais. 

“Um dos maiores desafios que o setor de saúde enfrenta hoje é a fragmentação de dados e como reuni-los”, defende a companhia.  

A iniciativa se liga a uma nova era de tecnologia móvel baseada em IA, introduzida desde o anúncio do Samsung Galaxy S24. O próximo passo será permitir que o anel faça pagamentos por aproximação, além de outras funções não relacionadas à saúde. 

Mas e as configurações técnicas? A Samsung ainda não divulgou esses detalhes; sabemos apenas que o vestível terá diversos tamanhos e poderá ser comprado em três cores. 

Aí está o anel e uma tela do Samsung Health. Fonte: Samsung/divulgação.

Saúde tecnológica e sem complicação 

O dispositivo pode até parecer meio despretensioso por parte da Samsung. Mas a real é que o mercado de healthcare tem demanda de sobra. 

De acordo com a consultoria Grand View Research, o segmento de digital healthcare deve saltar globalmente 18,3% entre 2024 e 2030 – hoje é avaliado em USD 244,3 bilhões. O impulso virá de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e evolução em soluções de big data – tanto para rastreamento quanto para análise de dados. 

O motivo? Desde a pandemia, opções como telemedicina e apps de monitoramento passaram ser mais relevantes para nós, humanos. 

Algo que acendeu o alerta de big techs como Apple, Amazon, Alphabet e Microsoft, que nos últimos aumentaram investimentos no setor. Essas investidas, no entanto, ou deram errado ou ainda não representam um volume considerável de receita — a exceção fica com o Apple Watch e outros relógios inteligentes. 

Rivais no pedaço 

A Samsung também já possui rivais nesse rolê, como é o caso de marcas como Motiv Ring, Oura Ring e Magic Smart Ring. Ao mesmo tempo, é cedo para prever se se trata de um produto que vai vingar.

🏃🏃Mas existe aí uma chance de a tech despontar como substituta do smartphone e smartwatch como medida de segurança e situações específicas — atividades físicas na rua e durante o sono, por exemplo. 

Por outro lado, a concentração de tantos dados pessoais e de saúde nas mãos de poucas empresas é um “red flag”.

Além disso, falamos aqui no Brifão sobre a tendência do fim dos smartphones a partir de um tradicional relatório da futurista Amy Webb. E como isso aconteceria? Com a tendência de desmembramento de recursos do dispositivo. Seria aqui o pontapé? 

Com a tendência do modelo remoto em nível mundial, diversos brasileiros têm trabalhado para empresas estrangeiras, especialmente dos EUA. Ganhar em dólar é vantajoso, mas pagar altas taxas nesse processo não é bom. 

A Higlobe se propõe a facilitá-lo, fornecendo uma conta nos EUA com a qual é possível receber como um residente dos EUA. E como isso é feito? A retirada no Brasil é feita por Pix, com custo total de 0,5%, sem IOF ou taxa extra. 

Os dólares recebidos podem ser gastos não só aqui no país como em qualquer parte do mundo por meio de um cartão pré-pago Mastercard®. 

E tem mais: você ganha USD 50 em sua primeira transferência acima de USD 500 via Higlobe. Mas aproveite, pois a oferta é por tempo limitado! 

Mobilidade

Intimidando a concorrência 🚗🔌

A Xiaomi revelou o SU7, seu primeiro carro elétrico, anunciado na China há mais de um ano, durante a MWC 2024. O modelo tem 4 portas, jeitão de sedan esportivo e pode chegar a 100 km/h em menos de 3 segundos! 

A bateria de 101 kWh é um dos grandes diferenciais, pois gera autonomia de 1,3 mil km rodados. E o melhor é que o carregamento é bastante rápido: após 15 minutos no conector, dá para rodar mais de 500 km.

No futuro, o SU7 deve ser equipado com baterias de 150 kWh, aumentando ainda mais o seu desempenho. 

Ainda não há previsão de lançamento comercial nem valor do carro, mas a Xiaomi anunciou planos de se tornar uma das líderes automotivas do mundo. Estaríamos entrando em uma era de empresas de mobile no ramo automobilístico? Até porque rolam boatos de um “AppleCar” vindo aí... 

Tecnologia

É lindo, mas… 

Por falar nisso, a Lenovo apresentou seu primeiro notebook com tela transparente também durante a MWC. Nomeado como ThinkBook Transparent Display Laptop, ele ainda é um protótipo, então não se sabe se chegará ao mercado algum dia, tendo sido exibido apenas para demonstrar o avanço atual dessa tecnologia.

O conceito de telas transparentes tem chamado a atenção em 2024 – escrevemos sobre isso no começo deste mês –, mas levanta uma questão neste caso: para quê? Segundo a Lenovo, seria para integrar ambientes físicos e virtuais por meio de IA. Mas, de novo: para quê? 

A tela transparente e sem bordas cria a sensação de holografia, mas a falta de recursos touch impede uma imersão total nessa experiência. Veremos…

Economia e mercado

Protagonista mundial 

No domingo (25), 122 países, incluindo o Brasil, assinaram o Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento. O AFID vinha sendo debatido desde 2017, com o nosso país sendo um dos líderes na formulação das propostas – desde 2012, temos feito acordo semelhantes em níveis bilaterais e regionais. 

A Confederação Nacional da Indústria acredita que o AFID pode aumentar o PIB brasileiro em 2,1% em até cinco anos. Com isso, seriam gerados 160 mil empregos diretos, além do aumento de 5,9% em investimentos. Agora é torcer para que essa previsão se concretize. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

👗Na semana de moda de Nova York, a Adobe trouxe a evolução de seu vestido digital, que traz uma animação em looping. Usaria o look? 

🚩A Avast recebeu multa de USD 16,5 milhões por usar seu software para vender dados de navegação sem consentimento dos usuários. Ironia, não? 

🕵️ A Meta está formando a equipe que promete combater desinformação gerada por IAs generativas nas próximas eleições dos EUA. 

🧑‍⚖️Por falar nisso, ontem (26) a Suprema Corte dos EUA começou a julgar leis relacionadas à moderação em plataformas digitais, como Instagram TikTok e Twitter. 

📉Depois de segurar os resultados, a Americanas finalmente divulgou seu balanço do Q3 do ano passado, que inclui queda de 45,1% nas receitas. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Chega de lentidão: dá para proteger seus dispositivos sem dor de cabeça (site, no seu tempo, em português) 
No plano Standard da Kaspersky é possível blindar vírus e firewall, além de proteger seus pagamentos (nada de surpresa na fatura). Tudo isso sem travamento e por um precinho camarada 

Mais de 80 templates e exemplos de bio profissional (e-book- no seu tempo, em inglês) 
para fazer uma revisão no seu LinkedIn e currículo 

Nutrição saudável no trabalho (e-book, no seu tempo, em português) 
guia completíssimo da turma do Gympass 

Uma mentira pode viajar meio mundo enquanto a verdade calça os sapatos.  

Mark Twain 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.