📰 Pega a visão

kimchi, óculos e reels

26 de abril, Sexta 

Para a turma que ama comer, trazemos aqui uma reportagem sobre o kimchi, esse prato coreano que vem conquistando (com razão) um lugar no coração culinário ao longo do mundo. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Hands-free style  

Lá em janeiro, falamos como este promete ser um ano de virada para os smart glasses, ou óculos inteligentes no PT-BR. Essa tendência vem despontando nas principais feiras internacionais de tecnologia, onde diversos modelos já comerciais vêm sendo apresentados. 

Ao contrário de headsets, como é o caso do Apple Vision Pro, esses gadgets passam de maneira despercebida por serem muito similares a acessórios convencionais. 

Seguindo essa onda, a Meta deu alguns passos importantes com seu novo Ray-Ban: 

  • terá recurso de fazer chamadas de vídeo via WhatsApp 

  • Integração com o Instagram e Face, permitindo transmissão de lives ou pesquisas 

  • vai fazer gravações em alta resolução etc. 

A big tech lançou também um multimodal AI, assistente inteligente que processa informações em tempo real em diferentes formatos, como fotos, vídeos, texto e áudio. Tudo isso pela bagatela de 299 bidens, o mesmo preço da versão anterior. 

👁️👄👁️ 

O Ray-Ban Meta é equipado com uma câmera e cinco microfones, que vão atuar como olhos e ouvidos da IA. Dessa forma, será possível obter informações sobre qualquer coisa ao seu redor (veja o vídeo abaixo de amostra).

Obs.: no início só vai ser um pouco estranho você falando “sozinho” no meio da rua, mas enfim... 

O recurso ainda deve servir de auxílio durante viagens, pois será capaz de fazer tradução simultânea de vários idiomas. Outra possibilidade será solicitar uma receita após visualizar diferentes ingredientes disponíveis na sua casa ou pedir informações sobre objetos. 

Na dúvida do que vestir? Seus problemas acabaram. Em uma demonstração, Tio Mark pediu aos óculos que escolhessem um look para ele, embora ele seja conhecido por seu estilo minimalista.  

Dressed to view 

Em off: há algumas semanas, a Google anunciou uma novidade similar lá na terra do Mickey, mas dentro do mecanismo de busca — portanto, dispensa a necessidade de óculos. Com isso, será possível receber recomendações de roupas e acessórios, além de visualizar itens em modelos virtuais antes de fechar uma compra. 

De volta aos novos smart glasses da Meta, suas alças são equipadas com sensores de toque, que permitem controlar música e vídeos, além de speakers. Ou seja, dá para ouvir música sem a necessidade de fones de ouvido.  

Preocupação de incomodar outras pessoas? Quem testou garante que o som é quase inaudível de modo externo (problema que existia na geração anterior). 

 

E a privacidade? Assim como no primeiro modelo, o novo vestível exibe um par de leds vermelhos durante uma gravação ou registro de foto – não sabemos se em média e curta distância isso fará diferença. 

Privacidade é tudo (do Mark) 

Se alguém tentar bloqueá-lo, o sistema de imagens para de funcionar – no modelo anterior isso não era possível. Onde ficam as informações? No novo app Meta View, que vai armazenar capturas e obter dados de usuários (mais um poder nas mãos do Mark). 

Ah, não se trata de um gadget com experiência de realidade virtual ou mista: serve mais como uma extensão do smartphone ou, melhor, como um assistente móvel hands-free. Assim, pode ser útil durante exercícios ao ar livre, por exemplo. 

Um baita acerto?

Para experts lá da gringa, a Meta conseguiu ser uma resposta melhor em relação ao Humane AI Pin – projetor móvel alimentado com apps –, que flopou por não entregar funções úteis (sua promessa era substituir o celular).  

Afinal, Markinho conseguiu colocar a tech dentro da realidade das pessoas com um design convencional e preço amigo. 

Ainda estamos nos primórdios dessas inovações, porém em um futuro não muito distante elas ainda devem fazer parte de experiências de compra on-line – o Instagram e Facebook já contam com e-commerces. Prontos para reduzir o uso do celular? 

Economia e negócios

Nunca é o suficiente 💸

Por falar na Meta, ações da big tech despencaram 16%, apesar de ter apresentado resultados acima do esperado no primeiro trimestre deste ano. A receita no período foi de USD 36,46 bilhões, enquanto o lucro líquido que mais que dobrou, alcançando USD 12,37 bilhões.  

No entanto, as previsões menos otimistas da empresa (receita média de USD 37,75 bi) para o próximo trimestre frustraram os investidores, por terem ficado abaixo da média dos analistas, de USD 38,3 bilhões. 

Zuck destacou investimentos crescentes em inteligência artificial e realidade mista — ambos setores ainda não lucrativos, mas que têm lá suas promessas.  

Enquanto isso, o corte de 10% no quadro de funcionários e o aumento nos gastos com infraestrutura para suportar a IA refletem o tal “ano da eficiência” prometido pelo CEO. 

Redes sociais

Falando em Meta3 🤳

Com o objetivo de decifrar os códigos da Geração Z, a dona do Instagram se uniu à consultoria Trope para lançar a "Reels GenZ Sessions", uma plataforma focada no formato de vídeo.

A ideia é aprimorar a comunicação de marcas com o público jovem, integrando criadores de conteúdo diretamente nas estratégias de marketing. 

Dividido em três fases — insights, cocriação e produção —, o processo resultará campanhas que serão destacadas como Partnership Ads nos perfis das marcas.  

 

Segundo Luiz Menezes, fundador da Trope, a influência da Gen Z nas tendências de consumo é significativa e exige uma nova postura das empresas nas redes sociais. 

Ferramenta de produtividade

Fala e mexe 🫨

Quem nunca participou de uma reunião fora de casa ou do escritório? A Google agora quer facilitar a vida dessa turma, que precisa mudar de dispositivo durante uma conversa on-line.

Com a nova funcionalidade “Switch here”, será possível transferir uma chamada ativa no Meet do computador para o smartphone, ou vice-versa, sem interrupções.  

Além disso, a empresa introduziu a opção de manter a chamada ativa simultaneamente em dois dispositivos, como um tablet na cozinha e um computador no escritório, ideal para quem precisa executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. 

Para usá-la, basta abrir o link da reunião no novo dispositivo e clicar no botão azul “Switch here”. A função está disponível para contas pessoais e clientes do Google Workspace.  

Carreira e cultura corp.

E foi? 🤷‍♂️🤷‍♂️

Quem diria que demitir 1,5 mil pessoas da sua empresa teria um impacto na produtividade? O CEO do Spotify, Daniel Ek, admitiu que esse movimento trouxe “mais complicações do que o esperado”, afetando as operações diárias da firma. 

Só no ano passado, a empresa realizou 3 rodadas de demissão em massa, total de 2,3 mil funcionários, sendo o último em dezembro. 

“Levamos algum tempo para encontrar o equilíbrio, mas depois de quatro meses nessa transição, acho que estamos de volta ao caminho certo”, acrescentou Ek.  

De qualquer forma, a estratégia parece ter dado certo (pelo menos na parte financeira): a empresa registrou lucros trimestrais recordes nos primeiros três meses de 2024, como falamos na JLB de terça. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

A Epic Games reativou a disputa judicial contra a Apple, que será ouvida no dia 08/05, sobre um pedido relacionado ao cumprimento de medidas sobre pagamentos na App Store. 

A Xiaomi superou as expectativas ao entrar no mercado de veículos elétricos, recebendo mais de 70 mil pedidos para seu sedã elétrico SU7 e mirando a entrega de 100 mil unidades este ano. 

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto da "Lei Taylor Swift" para criminalizar o comércio ilegal de ingressos, visando combater cambistas; o texto segue agora para o Senado. 

A Méliuz comprou 19,4% da Zoppy, empresa de gestão de CRM, por R$ 2,9 milhões e ainda garantiu a opção de compra de participações adicionais em 2026 e 2029.  

O Guia Michelin 2024 incluiu nove novos restaurantes; dentre eles, o renomado Victoria and Albert's, localizado dentro do Disney's Grand Floridian Resort. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Atendimento humanizado com IA é possível? (site, no seu tempo, em português) 
a Ubots potencializa o atendimento humano com IA Generativa, através de resumos e avaliações de atendimento espontâneas. O resultado? Relacionamento positivo e agilidade para seus clientes 

Como dissipar a raiva com papel e caneta (leitura, 2min, em português) 
um experimento por cientistas japoneses comprou a técnica 

Modelos de tênis que vão continuar em alta em 2024 (lista, no seu tempo, em inglês) 
a matéria é gringa, mas é ótimo referencial para nós do BR 

Profissionais não precisam preencher todos os requisitos de uma vaga (leitura, 2min20, em português) 
arriscar faz parte e pode dar aquele up na carreira 

Trabalhando com testes mobile (leitura, min, em português) 
uma análise empírica sobre o rolê 

O futuro está aí... olhando para nós. Tentando dar sentido à ficção que nos tornaremos.  

Willian Gibson 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Login or Subscribe to participate in polls.