📰 Perplecto

açaí, perplexity e TI

23 de abril, Terça 

Terçamos com este conteúdo 10/10 do Nexo Jornal sobre 5 plantas nativas da Amazônia que são famosas nesse mundão. Tem açaí? Tem... Y otras plantitas más. 

Recebeu a news de um amigo?
Clica aqui do lado para se inscrever

Imagem: Giphy

Novo jeito de buscar?

Segundo o dicionário, perplexidade é se sentir indeciso, sem reação diante de uma situação. Para a inteligência artificial, porém, o termo ganhou outro significado com o avanço da Perplexity.ai: “possível forte concorrente do Google”. 

Muita gente já tentou desbancar o maioral das buscas, que, por sua vez, destroçou o Yahoo, há 20 anos. Até agora, ninguém conseguiu esse feito — incluindo o TikTok. É aí que entra o diferencial do Perplexity.ai.  

Com os usuários reclamando da queda do mais popular buscador da internet, a plataforma de IA traz o combo:  

  • IA (óbvio) 

  • Privacidade no modo Anonymous 

  • ranking de assuntos em alta no momento (Discovery) 

  • experiência de pesquisa mais refinada 

  • busca de imagens e vídeos 

  • gerador de imagens (versão Pro). 

A startup foi fundada há dois anos por quatro fundadores, dentre eles Aravind Srinivas, ex-diretor da OpenAI, e acumula mais de 10 milhões de usuários globais/mês - número inferior, porém considerável, ante aos 84 bilhões do big G. 

Estou com sorte 

O Perplexity.ai une a capacidade do GPT-3.5, que alimenta o ChatGPT, ao machine learning para responder aos usuários com processamento de linguagem natural (PLN).  

🔎🔎Basta digitar uma pergunta ou comando na caixa de texto e a resposta pipoca na tela. A diferença em relação a um mecanismo convencional está na exibição da resposta em formato de resumo. No topo, ficam as fontes de base para criação do conteúdo caso você queira mais informações confiáveis. 

O Perplexity.ai também tem outros trabalhos: pode ser assistente de conteúdo e de SEO, além de “reformulador” de textos. Ele ainda tem um recurso copiloto, que ajuda a restringir uma pesquisa com base em perguntas feitas por IA. 

Tá pagando bem 

O novo buscador não tem agradado só usuários, mas também gente grande ($) da indústria tech. Sua última rodada de investimentos, em janeiro, teve a participação da Nvidia e Jeff Bezos (a.k.a. fundador da Amazon), o que lhe rendeu USD 73,6 milhões e totalizou USD 100 milhões levantados desde 2023. 

Combo de sucesso que levou a Perplexity a ser avaliada em US$ 520 milhões, segundo o Institutional Venture Partners. 

Interface do Perplexity.ai. Fonte: Perplexity/reprodução

“Seria esse o fim do reinado do Google?”, muita gente se pergunta. No mundinho tech tudo pode acontecer, mas achamos difícil algo assim rolar. 

O mais provável é que o Perplexity.ai mude a forma com que nos relacionamos com as pesquisas. Afinal, a ferramenta é mais útil para aquelas buscas mais complicadas ou abertas, além de ajudar em instruções adicionais. 

Por outro lado, ela não é tão avançada quanto o Google quando se trata de compilar uma vastidão de sites.

É aquilo: a big tech soube se cercar de um importante ecossistema – como Gmail, Maps, YouTube etc. – que retroalimenta seus diversos produtos em termos de dados. 

De olho na concorrência 

É bom lembrar que a gigante de Mountain View está lançando o Gemini e o Gemini Plus, chatobot de IA integrada a todos os seus produtos.

A big tech ainda está testando nos EUA e Reino Unido o projeto “AI Overview”, que consiste em autogerar conteúdo buscado a partir de informações da internet, deixando sites em segundo plano. Ou seja, lógica beeem similar à do Perplexity.ai 

  • Em off: nessa realidade, caso dê certo, portais jornalísticos e blogs podem ser impactados em acessos. Fora a possibilidade de ampliar a disseminação de fake news. 

E a OpenAI? Boatos dizem que a startup estaria desenvolvendo o seu próprio buscador, alimentado pelo Bing, da Microsoft, que já usa o ChatGPT de maneira integrada. Com ou sem IA, só queremos de volta resultados de qualidade para as nossas pesquisas. 

IA e TI

Vem mais GenAI por aí 🤖

Quem não investe em tecnologia fica para trás. Neste ano, os gastos globais com TI devem chegar a USD 5,06 trilhões, 8% a mais que em 2023, segundo a Gartner. Mas não basta atirar para todo lado, é preciso planejar.  

“Estamos em um ano de inflexão, com mais dinheiro sendo gasto pela primeira vez com consultoria externas, e não apenas com pessoal interno”, explica John-David Lovelock, vice-presidente e analista da consultoria. 

  • Gastos com Data Center devem subir ainda mais, na casa dos 10%, impulsionados por soluções de IA generativa (GenAI), que necessitam de mais capacidade de processamento. 

  • A GenAI, inclusive, deve ser responsável por 60% dos gastos com servidores de alta capacidade. 

Lovelock ainda ressalta o ciclo vivido pelas empresas com a tecnologia: um ano de aprendizado (2024), um ano de planejamento (2025) e um ano de execução (2025). "Os fornecedores de tecnologia precisam estar um passo à frente desse ciclo e trazer recursos de GenAI para produtos e serviços existentes”, diz o analista. 

Mercado e streaming

Menos *****, mais dinheiro 🤑

A Netflix conseguiu seu melhor primeiro trimestre anual desde 2020. Foram 9,33 milhões de novos assinantes durante o Q1 de 2014, quase o dobro da média (o total é de 270 milhões). Os números são globais, mas o aumento foi mais expressivo nos EUA e no Canadá.  

O resultado aponta que a pressão pelo fim do compartilhamento de senhas está tendo resultado, com muitos novos usuários sendo “novos” apenas por não estarem usando a senha de um amigo ou parente.

A estimativa é que ao menos 100 milhões de pessoas utilizavam o mais popular serviço de streaming do mundo dessa maneira. 

Para o Q2, a expectativa é que a base de assinantes do Tudum continue aumentando, mas provavelmente não de maneira tão expressiva – o que explica a decisão da empresa de não informar o volume de novos assinantes a partir de 2025.  

Economia e finanças

Tombo trilionário 📈

A semana não foi das melhores para As Sete Magníficas na bolsa norte-americana: não ironicamente em apenas sete dias, as perdas acumuladas somaram mais de USD 950 bilhões, superando o recorde anterior, de janeiro de 2022, no qual USD 872 bi evaporaram no valor de mercado dessas companhias. 

O rolê tem explicação: como o mercado esperava que as taxas de juro dos EUA fossem cair, em 2024 a estagnação da economia norte-americana em janeiro e fevereiro ligou um alerta nos analistas. 

O ano até começou com o anúncio de cortes em taxas aplicadas ao mercado financeiro, mas o IPC de março trouxe um novo aumento da inflação, que colocou esses cortes em nova análise. O resultado foi divulgado em 10 de abril, com reflexo nas bolsas a partir do dia seguinte.  

Lei e regulação

Fake it till’ you make it 🧑‍⚖️

Manish Lachwani, confundador e ex-CEO da HeadSpin, foi condenado à prisão por fraude. O executivo se declarou culpado em duas acusações: 1) fraude eletrônica e 2) de fraude de valores mobiliários.

Voltada para monitoramento de apps móveis, web e de áudio/vídeo com insights de IA, a firma já avaliada em mais de USD 1 bilhão.

A pena é de 18 meses de reclusão, três anos de liberdade supervisionada e multa de USD 1 milhão. 

Lachwani inflou os números financeiros, mentiu sobre contratos de clientes e alterou faturas. Em 2021, porém, as manipulações vieram à tona. A defesa até tentou negociar uma pena mais branda, mas não teve jeito. 

TL;DR

Ainda mais little e mais BRIEF

🔥Por questões de segurança, o Tinder vai permitir o compartilhamento de dados de encontros com amigos e familiares. Achamos útil. 

🎧A startup Iyo apresentou o protótipo de um novo vestível: um computador com tecnologia IA para ser carregado nas orelhas como um fone de ouvido. 

🫱🏼‍🫲🏼A Gerdau, a JBS e a Raízen são as três empresas mais confiáveis do Brasil, segundo levantamento de agências que avaliam risco de crédito. 

🐧Depois de mudar seu nome para Ponto, a varejista voltará a se chamar Ponto Frio – nome que esta redação nunca abandonou. 

👎Um torcedor foi preso por engano durante a decisão do Campeonato Sergipano de Futebol após um sistema de reconhecimento facial confundi-lo com um criminoso. Meses atrás falamos sobre o avanço e problemas da tech nos estádios nacionais. 

A Redação Recomenda

Achados para ler, ouvir e assistir

Oferecido por

Pacotão da segurança digital: VPN, antivírus, e-mail temporário, busca anônima e muito mais (leitura, 4min, em português) 
o gerente ficou maluco, e a Surfshark está oferecendo o Alternative ID, Search Guard, proteção contra malwares e VPN — tudo — com 80% de desconto 
 
O que pesquisadores descobriram ao enviar 80 mil currículos falsos para empresas (leitura, min, 6min29, em português) 
e rolaram solto os famosos vieses 

UX Writing para chatbots: princípios fundamentais (leitura, 10min, em português) 
técnica para humanizar os bots 

Chronoworking: entenda nova tendência de trabalhar de acordo com o relógio biológico (leitura, 3min10, em português) 
método que permite trabalhar de acordo com o relógio biológico

O novo não está no que é dito, mas no acontecimento de sua volta.  

Michel Foucault 

O que você achou da news de hoje

Nos conte o que achou da news para que sempre possamos melhorar nosso conteúdo!

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.