- The BRIEF
- Posts
- Retrospectiva: 2025 na linha de chegada
Retrospectiva: 2025 na linha de chegada
Chegando no fim do ano, relembramos tendências, acontecimentos e ensinamentos que o ano nos deixa — e, sim, muitos deles são impacto direto da IA.

22 de dezembro, segunda-feira
Esta é a penúltima newsletter do ano. Pois é, chegamos na “sexta-feira do ano”, no final de mais um ciclo e agora vamos fazer uma rápida viagem pelo caótico ano de 2025. O que mais bombou no mundo da tecnologia? Quais coisas deram certo? E o que deu errado? Afinal, 2025 foi um ano bom ou ruim?
Vamos tratar dos assuntos mais quentes do ano pra combinar com o verão que acabou de começar e na semana que vem, dia 29, traremos mais uma edição especial do The BRIEF, como esta, mas aí pra falar das previsões pra 2026 (e sem pagar de Mãe Dinah ou Márcia Sensitiva, tudo baseado em dados!). Depois disso, estaremos de volta normalmente a partir do dia 6 de janeiro, terça-feira.
Dito isso: um ótimo Natal para todos, comam bastante, bebam com responsabilidade, curtam os momentos com a família e os amigos e voltaremos informadíssimos na segunda-feira que vem, dia 29!
🎓 Quando a escolha certa economiza anos depois
Muita gente trata a entrada na universidade como um evento pontual, mas, na prática, ela define o ritmo, o repertório e até as portas que vão se abrir (ou não) nos próximos anos. Num mercado em que a formação virou commodity, o ambiente onde você estuda pesa tanto quanto o curso.
As universidades que mantêm tradição acadêmica, pensamento crítico e diálogo constante com o mundo profissional tendem a formar alunos mais preparados para lidar com mudanças.
E achamos de bom tom te avisar que o Mackenzie Higienópolis está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2025/2. A instituição reúne história, professores reconhecidos e uma proposta educacional que vai além da técnica: formar gente capaz de pensar, argumentar e se posicionar.
Para conferir mais detalhes e se inscrever, é só clicar aqui.
⚡ O QUE VOCÊ VAI VER?
Retrospectiva: 2025 na linha de chegada - matéria principal do dia
De olho no TecMundo - matérias direto do nosso grande irmão
Don’t leave, just read - notícias importantes pra ler rapidinho
📱 Anatel apreende milhões
🛡️ Proteção pra molecada na IA
⚛️ Fusão nuclear do Trump
💡 LightGen trás luz pra Inteligência Artificial
Pensamentos de segunda - insights questionáveis, porém mind blowing!
Frase do dia - para refletir, concordar, discordar e compartilhar
Recebeu a news de um amigo? |
MERCADO & TECNOLOGIA
RETROSPECTIVA: 2025 NA LINHA DE CHEGADA

Imagem: Giphy
Por Nilton Kleina
Como diz a filósofa Simone, a cantora brasileira e não a de Beauvoir, então é Natal e Ano Novo também. E enquanto o ano termina e nasce outra vez, sempre vale a pena relembrar o que marcou os últimos meses e terá consequências impactantes ao longo de 2026.
Com o amigo secreto da firma já superado e aquele tão esperado recesso no seu horizonte, nós do The BRIEF preparamos uma retrospectiva com fatos e tendências marcantes em mercado, carreira e tecnologia para você chegar no fim do ano o mais atualizado possível sobre os últimos 12 meses.
Ah, e aqui vamos guardar a bola de cristal de propósito: as nossas previsões sobre o que vai bombar no futuro ficam para outra edição.
🤖🙄 IA em praticamente tudo (até onde não precisava)
A inteligência artificial (IA) foi um dos tópicos mais frequentes em nossas edições e não foi por acaso. A automatização de tarefas, os chatbots de atendimento e as ferramentas generativas dominaram 2025 em muitos aspectos e vale relembrar alguns deles.
Tivemos novos modelos de linguagem poderosos de OpenAI, Anthropic, Google e Meta, além do fenômeno do início do ano que foi o DeepSeek. Nem todos os lançamentos foram bem recebidos no início: teve gente reclamando que o GPT-5, por exemplo, estava "menos criativo e até mais frio" nas respostas. Levar resposta atravessada do crush até vai, mas do chatbot é sacanagem.
Na geração de outras mídias, foram atingidos resultados impressionantes em vídeo e áudio, com adoção até por grandes empresas em comerciais e até veículos de comunicação. A preocupação ética, de avisar explicitamente que o conteúdo tem IA ou os riscos com direitos autorais, ficaram mais em segundo plano.

Os resultados do Gemini agora assustam pela alta qualidade. Bateu a fome aí? (Imagem: Google)
Em imagens, foi uma evolução enorme: de pessoas com seis dedos, passamos para um padrão alto de qualidade na criação de ilustrações em múltiplos estilos, incluindo o fotorrealista. O Nano Banana do Google Gemini é o mais lembrado nesse campo.
E vale falar ainda da chegada de ainda mais veículos nessa corrida já bem povoada: empresas como xAI e Alibaba estão correndo por fora das líderes de mercado, mas querem e provavelmente conseguirão abocanhar uma fatia.
Como nem tudo é boa notícia, quem não é fã de IA ou simplesmente quer uma opção de escolha se irritou bastante ao longo do ano. Ferramentas automatizadas, ligadas por padrão e que poluem ainda mais serviços já carregados chegaram em serviços de Google, Meta e Microsoft, além de smartphones de várias fabricantes.
📉💸 O mercado não escapou
Ainda com a IA em campo, no mercado como um todo a sensação (ainda) não é a apocalíptica da substituição máxima de empregos. Por outro lado, estruturas inteiras estão se adaptando para acomodar essa tecnologia.
Notamos que essa tecnologia já é adotada em processos como pesquisa de mercado, produção ou síntese de relatórios e até procedimentos internos, inclusive de RH. Isso sem contar as aplicações na educação, um campo bem delicado e que exige muita capacitação de docentes e alunos para não sair dos trilhos.
De qualquer forma, a automatização de etapas é cada vez mais realidade e, como diz a Febraban, "remodela o cenário socioeconômico" — o que, mesmo sem a entidade mencionar diretamente, significa que virão consequências boas e ruins no pacote.
Um dos poréns partiu de um estudo concluindo que a IA dificulta a conquista de um emprego por profissionais em início de carreira, em especial no meio tech. Nesses casos, a adoção de IAs ou redução de postos de trabalho está mais acentuada.
Vale lembrar ainda de outra tendência que não está relacionada com IA: para tristeza de muita gente, presenciamos o fim ou redução do regime híbrido em várias companhias a favor do retorno ao presencial.
🫧📉 Entre bolhas e crises
Se você é do time que só espera o mercado pegar fogo, o ano de 2025 juntou muita lenha para a fogueira. Foi o período em que mais se falou em uma possível bolha da IA graças aos investimentos altíssimos e circulares entre as empresas do ramo — sim, OpenAI, Nvidia e Oracle, estamos de olho em vocês.
A falta de resultado concreto financeiro também levou muita gente a desconfiar da viabilidade de tudo isso e um estouro seria catastrófico. E quem diz isso não é o perfil anônimo e com 20 seguidores no X, mas Jeff Bezos e o CEO da Google.

O “investimento circular” existe e pode ser um problema. (Imagem: Bloomberg News)
Ainda falando sobre IA, a construção de servidores não para e as contas (de luz e de água) podem chegar até para quem não tem nada a ver com eles.
Outra tempestade perfeita se formando está no campo das memórias. A escassez de chips NAND e DRAM para eletrônicos de consumo e o foco das fabricantes em componentes para IA vai cobrar o preço em 2026.
Para além de consumidores individuais, empresas que querem modernizar o equipamento do escritório (como PCs, celulares e afins) talvez tenham que "pedalar" para se manter no orçamento.
Mais um problema frequente que pode ser tornar pior é a nossa dependência de poucas plataformas de infraestrutura, conectividade e hospedagem na nuvem.
Caiu a Cloudfare? Espere por inúmeros serviços offline ou instáveis. O problema foi na AWS? Então até rede social gigante vai ficar fora da tomada por horas. Ao menos a quantidade de ransomwares diminuiu, o que é um alívio para equipes inteiras de TI.
📊💡 A economia explica
Quando um país influente como os EUA passam por períodos de incerteza, instabilidade e/ou imprevisibilidade, isso reflete por aqui. O país começou a segunda gestão de Trump em meio a problemas como desemprego, mas nenhuma decisão fiscal repercutiu quanto as temidas tarifas.
O tarifaço "vai e volta" com a China prejudicou várias empresas que dependiam das fábricas e matérias-primas desse e outros países. Essa montanha-russa de emoções afetou especialmente o Brasil e levou meses para se normalizar, com um recuo bem-vindo após muita negociação nos bastidores.
Falando em Brasil, um pouco de otimismo para terminar. Startups voltaram a receber aportes grandes após um 2024 de recuperação e um 2023 em baixa.
As fintechs seguem as que mais atraem a bufunfa, mas uma série de negócios voltados para o meio corporativo (produtividade ou finanças), healthtechs e agtechs também tiveram destaques pontuais.


👀 DE OLHO NO TECMUNDO (o grande irmão)
ByteDance aceita – TikTok consegue acordo e deve ser controlado por consórcio nos EUA
Samsung anuncia Exynos 2600 – Modchip que pode estrear no Galaxy S26 é 39% mais potente
Não é bem assim – Netflix está bloqueando conteúdos no plano barato após compra da Warner?
Entenda a mudança – Instagram atualizou para o Liquid Glass do iOS 26?
eVTOL da Eve Air Mobility – Protótipo de 'carro voador' de startup da Embraer realiza voo inaugural
CountLoader e GachiLoader – Vírus invade sistemas via apps piratas e vídeos do YouTube
🏃♀️ ️ DON'T LEAVE, JUST READ (pra ler rapidinho)
📱 Anatel apreende milhões
A Anatel, em parceria com a Receita Federal, realizou uma operação em São Luís, no Maranhão, que resultou na apreensão de smartphones e notebooks irregulares avaliados em R$ 3 milhões. Os eletrônicos estavam estocados em salas comerciais de um shopping e eram vendidos ilegalmente pelas redes sociais sem qualquer homologação.
A ação visa proteger os consumidores de riscos como explosões e choques elétricos, além de combater a concorrência desleal e a sonegação de impostos. Foram confiscados 30 volumes de equipamentos, incluindo acessórios de última geração sem selo de segurança da agência. Leia mais.
🛡️ Proteção pra molecada na IA
A OpenAI anunciou novas diretrizes de segurança voltadas para adolescentes, reforçando a proteção de menores que utilizam seus modelos de inteligência artificial. As medidas incluem restrições mais rígidas para evitar a geração de conteúdos prejudiciais, como automutilação, distúrbios alimentares e materiais sexualmente explícitos.
Essa atualização surge num momento em que legisladores discutem padrões globais de segurança infantil no ambiente digital. O objetivo da empresa é garantir que o ChatGPT seja uma ferramenta educativa e segura, adaptando suas respostas para um público mais jovem e prevenindo abusos ou riscos à saúde mental dos adolescentes.. Leia mais.
⚛️ Fusão nuclear do Trump
A Trump Media, dona da rede Truth Social, anunciou uma fusão surpreendente com a TAE Technologies, empresa de energia nuclear apoiada pelo Google. O negócio de US$ 6 bilhões visa criar uma das primeiras companhias de fusão de capital aberto, com planos de construir a primeira usina em escala industrial já no próximo ano.
A união marca uma mudança drástica da empresa de mídia de Donald Trump para o setor de energia limpa, buscando atender à crescente demanda por eletricidade gerada por centros de dados de IA. O acordo deve ser concluído até meados de 2026. Leia mais.
💡 LightGen trás luz pra Inteligência Artificial
A startup Lightmatter apresentou o LightGen, um chip inovador que utiliza a fotônica para processar informações por meio de feixes de luz, em vez dos tradicionais elétrons. Essa tecnologia permite uma velocidade de processamento muito superior e, o mais importante, com um consumo de energia drasticamente menor.
O lançamento é visto como um divisor de águas para os grandes centros de dados que sustentam IAs modernas, como o ChatGPT, oferecendo uma solução sustentável para a crescente crise energética do setor tecnológico. A empresa aposta que a luz será o combustível essencial para a próxima fase da computação de alto desempenho. Leia mais.
🤔 PENSAMENTOS DE SEGUNDA (voltamos para sua alegria!)
💎 Eu não sou estranho, sou edição limitada.
🤔 Antes eu achava que era indeciso, mas agora já não tenho tanta certeza.
🎂 A idade é simplesmente o número de anos que o mundo tem desfrutado da nossa companhia.
💼 O emprego dos seus sonhos não existe. É por isso que eles têm que te pagar para você aparecer.
🧠 Existem muitos tipos diferentes de estupidez, e a esperteza é um dos piores.

Imagem: Giphy
Esteja em guerra com seus vícios, em paz com seus vizinhos, e que cada novo ano o encontre uma pessoa melhor.
O que achou da news de hoje? 🕵️Conte aí embaixo pra que possamos melhorar nosso conteúdo! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Somos o The BRIEF, o briefing diário de inovação, tecnologia e negócios com inteligência e personalidade pra quem precisa estar por dentro de tudo sem perder tempo e o bom humor. Uma criação original do TecMundo.